5 Estratégias de vendas para aumentar o número de clientes do seu ISP

Aumentar o número de clientes é um desafio constante para os ISPs, por isso é preciso buscar sempre novas estratégias para impulsionar suas  vendas. Embora sejam líderes de mercado em mais de 3500 municípios do país, como mostra a consultoria Teleco, a concorrência com grandes provedores ainda é grande.

Apesar da expectativa positiva do setor, estar informado sobre as tendências do mercado e conhecer diferentes estratégias de vendas são caminhos fundamentais para quem deseja aumentar o número de clientes. Continue com a leitura deste artigo e entenda melhor.

5 estratégias de vendas para aplicar no seu ISP

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que os provedores regionais aumentassem o número de clientes. Dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) revelam que, desde o início do isolamento social em março de 2020, os provedores viram a sua demanda crescer em 43%.

Isso porque os consumidores sentiram a necessidade de contratar um serviço de internet, aumentar a banda contratada ou adicionar outros pontos em sua residência, até mesmo nas regiões mais distantes do Brasil. 

Com a flexibilização do isolamento social e o retorno de muitos trabalhadores para os escritórios, o desafio será manter os clientes que foram conquistados e continuar atraindo potenciais consumidores. Veja a seguir quais estratégias você pode começar a aplicar no seu negócio.

 

1. Identifique as necessidades do seu mercado

 

Os ISPs atendem regiões menores ou mais afastadas, onde os grandes provedores não chegam ou, quando chegam, oferecem opções de serviços limitadas. Por isso, são áreas com grande potencial de crescimento para não perder de vista.

Identificar as necessidades do seu mercado vai te ajudar na preparação da oferta certa para encantar os seus clientes. A fibra óptica, por exemplo, ainda não atende todas as regiões do Brasil e os ISPs são os principais canais de venda e fornecimento desse serviço.

 

2. Faça pesquisas para entender o que os clientes buscam

 

O investimento em uma estrutura deve ser bem planejado. Caso contrário, você corre o risco de não obter o retorno desse valor. Uma pesquisa de campo com quem já é cliente ou clientes em potencial, vai revelar quais são os principais produtos e serviços  que eles têm interesse em contratar. 

Durante a pesquisa, solicite o contato  dos entrevistados e crie uma base de dados com essas informações. Quando o serviço for disponibilizado em seu ISP, você poderá entrar em contato com cada uma das pessoas que demonstrou interesse naquele serviço e oferecer diretamente a elas.

 

3. Replique os roteiros de vendas que deram certo

 

O time de vendas precisa ter um roteiro para orientar a abordagem, indicar quais argumentos serão usados e destacar os diferenciais do seu negócio. Esse documento deve ser atualizado frequentemente com as informações que foram relevantes para o processo,  o que está funcionando ou não.

As ações que não são mais relevantes ou não apresentaram bons resultados devem ser avaliadas ou retiradas do roteiro. Faz parte das estratégias de vendas atualizar essas informações para deixar seu roteiro completo e alinhado. Depois, basta replicar o roteiro em novas prospecções.

 

4. Saiba o momento certo de abordar o cliente

 

Você tem um site do seu provedor? O site é uma vitrine da sua empresa, onde você mostra quais são os produtos que vende, quais regiões atende, diferenciais do seu negócio etc. Além disso, pode utilizá-lo em campanhas segmentadas de marketing, que vão impactar o cliente no momento certo.

Por meio de algumas soluções automatizadas, o site captura as informações de quem interagiu com os seus produtos. Os potenciais clientes também podem preencher campos com suas informações, indicando interesse em determinados produtos. Dessa forma, sua equipe utiliza os dados para fazer contato de forma mais certeira, sem abordar quem não demonstrou nenhum interesse em contratar um serviço.

 

5. Ofereça benefícios para a indicação de novos clientes

 

Uma forma de aumentar o número de clientes do seu ISP de forma orgânica  é oferecendo diferentes vantagens para quem já é cliente e, assim, atrair novos contatos. Existem diversas formas de fazer isso, mas uma delas é entrando em contato com a lista de clientes cadastrados do seu provedor e oferecer um desconto em uma mensalidade ou um upgrade de contrato para quem indicar uma pessoa.  Oferecer um benefício para o novo contato também aumenta  as chances de fechar um novo  contrato. 

 

Aplicando essas ações, você pode atrair novos contatos para o seu provedor e fidelizar clientes que já possui. Gostou do conteúdo? Deixe um comentário aqui e compartilhe com a sua equipe.

 

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