O mercado de provedores regionais tem passado por intensas mudanças, grande parte delas impulsionada pela transformação digital que impactou diretamente nos hábitos de consumo, na relação entre empresas e clientes e na democratização do acesso digital no Brasil.
O atual panorama trouxe como desafio a necessidade dos provedores regionais reinventarem suas práticas e estratégias para se manterem competitivos, conquistando novos clientes e expandindo sua atuação. A decisão do Governo Federal de investir na ampliação do acesso à internet no Brasil é uma ótima oportunidade, além de um incentivo para que os pequenos provedores cresçam ainda mais e aumentem a participação no mercado brasileiro.
Para que os provedores regionais consigam aproveitar as oportunidades de negócios que se apresentam é preciso inovar na gestão, apostar em atendimento de qualidade e personalizado e, ainda, se preocupar cada vez mais em proporcionar uma experiência excepcional aos usuários.
O aumento da participação dos provedores regionais no mercado brasileiro é expressivo. De acordo com a Anatel, os provedores regionais comandam o crescimento do mercado de telecomunicações do país. São responsáveis pela expansão da banda larga, principalmente em regiões onde não atuam grandes operadoras e se somados poderiam ser considerados a quarta maior operadora no Brasil. O representante da agência reguladora, Aníbal Diniz, afirma que a cada cinco novas residências que ativaram linhas de banda larga fixa, quatro estão sendo atendidas por provedores regionais.
Saiba mais sobre inovação em provedores regionais no nosso podcast para provedores de internet, o Provecast!
Provedores regionais precisam se reinventar para aproveitar as oportunidades de mercado
Embalado pela atuação dos pequenos provedores, o crescimento do setor de telecomunicações tem potencial para evoluir nos próximos anos. Isso porque em um universo de mais de 200 milhões de brasileiros, 45% da população continua sem acesso à internet.
Números divulgados pela Anatel comprovam que 80% dos novos acessos à banda larga realizados no primeiro trimestre de 2017 foram viabilizados pelos provedores regionais. Isso demonstra o importante papel que os ISPs (provedores de serviços de Internet) desempenham na universalização da internet de alta velocidade em todo o país.
Para que grande parte dos provedores regionais se mantenham competitivos, concorrendo diretamente com as grandes operadoras, repensar o modelo de negócio é essencial. Essa estratégia possibilita aos ISPs identificarem os pontos positivos e deficitários para adotarem metodologias e práticas inovadoras de gestão, assim como explorar conceitos e tendências para incorporar à realidade do negócio.
Atualmente, os principais desafios que os provedores regionais enfrentam para acompanhar o desenvolvimento do setor estão relacionados com: falta de gestão eficiente, controle de metas, estratégias inovadoras de mercado, comunicação efetiva com clientes e parceiros, legislações vigentes, adequação a novas tecnologias, entre outras questões.
Diante das constantes transformações que esse mercado está vivenciando, o momento é ideal para adotar soluções inovadoras. As iniciativas adotadas em diferentes áreas do negócio devem ser capazes de ajudar gestores a solucionar problemas que impedem os ISPs de acompanharem o crescimento do mercado e abandonar práticas ultrapassadas.
Mercado de provedores regionais deve passar por constante transformação nos próximos anos
Com o crescimento do mercado de provedores, as empresas precisam estar preparadas para o futuro. O direcionamento do negócio deve estar focado em assegurar que a expansão da internet continue avançando, assim como o aperfeiçoamento constante da qualidade das conexões. Afinal, a estimativa é de aumento no consumo de internet. Para se ter uma ideia, hoje em dia, os brasileiros passam, em média, quatro horas e 59 minutos por dia usando a internet, ultrapassando o tempo médio assistindo TV.
As principais transformações que os ISPs devem enfrentar nos próximos anos estão associadas ao relacionamento com o consumidor, seja na personalização dos serviços prestados ou na interação com ele nos demais canais de comunicação.
Os gestores de provedores precisam ser orientados a conhecer melhor seus clientes, entender seus concorrentes e o mercado como um todo para estabelecer estratégias direcionadas para o sucesso do provedor. Para isso, é imprescindível adotar as tecnologias e iniciativas desenvolvidas para o mercado de provedores que contribuem para o aumento da receita e na experiência dos usuários.
Apesar de ainda ser algo desafiador para a realidade desse segmento de atuação, os provedores regionais têm uma vantagem em relação às grandes operadoras. A proximidade com os clientes. A Anatel divulgou recentemente uma pesquisa que revelou os principais motivos da insatisfação dos consumidores com relação à prestação do serviço de banda larga fixa. Na maioria dos casos, as avaliações negativas foram devido ao tempo de espera nas ligações telefônicas e a demora das operadoras em resolver as demandas dos clientes.
Portanto, quando um cliente enfrenta um problema de conexão hoje, o processo de atendimento nas grandes operadoras é demorado e dificultoso. Já os provedores regionais conseguem resolver problemas de seus clientes com mais agilidade pelo fato de ter uma demanda de serviços menor.
A retomada da economia exigirá mais investimentos no modelo de negócio dos ISPs para atender a demanda por novos serviços. Momento ideal para os provedores repensarem processos de todas as áreas de negócios, modernizarem sua gestão com ferramentas de análise de negócio, preditivas e orientadas a dados.
Iniciativas inovadoras contribuem para o fortalecimento do mercado de provedores regionais
Para auxiliar os provedores regionais a se posicionarem de forma estratégica perante os desafios e oportunidades, a Cianet está desenvolvendo iniciativas focadas para fomentar a inovação do mercado. Recentemente, a empresa divulgou uma nova vertente de negócios, em que uma das premissas é apoiar os provedores a otimizar a experiência dos usuários e rentabilizar ao máximo suas redes já existentes por meio de soluções inovadoras.
O ISP Next Lab, laboratório de inovação, é uma das novidades promovidas pela empresa que visa ajudar a desenvolver de forma colaborativa soluções inovadoras que viabilizem os ISPs a lidarem com os desafios que estão por vir. O primeiro produto lançado a partir dessa iniciativa foi uma construção conjunta com clientes. O software de análise estratégica do mercado para ajudar o provedor a rentabilizar a rede foi apresentado durante o evento ISP Next Summit.
O encontro periódico ISP Next Summit é considerado uma das iniciativas para inspirar os provedores regionais a adotarem a mentalidade de inovação e convidá-los a criarem juntos o futuro do mercado. Esse tipo de iniciativa combinada com a criação de soluções que atendem às principais necessidades e anseios das empresas do setor, proporciona uma reflexão para os gestores sobre o seu posicionamento para se adequarem as oportunidades que se apresentam.
O que sua empresa está fazendo hoje para lidar com as intensas transformações do mercado?