Usabilidade em interface de IPTV: como tornar o uso da TV interativa mais acessível?

Atualmente, a TV interativa já é uma realidade em muitos países, como Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Itália e Japão. Poucos deles, entretanto, usam toda a potencialidade de interação da TV. No Brasil, estamos discutindo a entrada do IPTV como uma tecnologia de TV por assinatura, com muita interatividade. Já temos diversas operadoras trabalhando sob essa plataforma e a tendência é crescer. Por isso, neste post, vamos dar destaque à usabilidade em interface de IPTV, já que é um ponto importante para que os usuários se sintam confortáveis com essa nova maneira de assistir televisão.

Para que pessoas que nunca tiveram contato com uma TV interativa comecem a se acostumar ao sistema, a primeira regra é que a interface seja totalmente simples e completamente intuitiva. Existem alguns guias, como por exemplo, da emissora de TV inglesa BBC, que propõem a correta utilização de cores, fontes, mecanismos de navegação, espaçamento de tela, etc. A maioria deles prima pela simplicidade, pelo estilo “look and feel”, em tradução livre, “olhe e sinta”.  Algumas regras citadas são:

  • Utilizar seletores destacados
  • Evitar símbolos gráficos
  • Utilizar textos curtos para explicar o que o usuário deve fazer
  • Priorizar a navegação por meio de números

Outra questão da usabilidade em interface de IPTV é convidar o usuário a interagir e não impor a ele a interação. A TV precisa ser vista como uma mídia coletiva e a interface precisa possibilitar a interação entre os usuários. Também, a TV não é tida como uma mídia que exija concentração e, por isso, as aplicações do IPTV não podem exigir esse foco do usuário para permitir que ele participe de uma interação. Dica: não misturar elementos de PC com TV para não confundir o usuário.

Existem discussões, ainda, sobre a questão do design inclusivo na interface, que deve ser feito juntamente à interface padrão, e não posteriormente, como acontece na web. Alguns guias sugerem, por exemplo, evitar certas combinações de cores, para pessoas com determinado tipo de problema visual. O The Royal National Institute of Blind da Inglaterra também criou uma fonte chamada Tirésias, específica para a TV digital e que é fortemente recomendada mundialmente por conta da melhor visualização

Com o processo de popularização do IPTV, essa questão da usabilidade em interface de IPTV deve estar cada vez mais em pauta, principalmente, entre desenvolvedores.

Fonte: Artigo “Desafios de Design para a TV Digital Interativa”, de Lara Schibelsky Godoy Piccolo e Maria Cecília C. Baranauskas (Unicamp)