Great Place to Work elege melhores empresas para se trabalhar em SC

O Instituto Great Place to Work (GPTW) em parceria com a Revista Amanhã anunciaram na terça-feira, dia 8, o resultado da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar em Santa Catarina”. Trinta companhias estão entre as melhores para se trabalhar no Estado, de acordo com a pesquisa.

Na categoria grande empresa, a Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí – Viacredi, de Blumenau,  ficou em primeiro lugar.  As empresas de tecnologia Resultados Digitais, que desenvolve soluções para marketing digital no Brasil, e a Way2, empresa de software e serviços para o setor elétrico, ambas com sede em Florianópolis, foram escolhidas nas categorias média e pequena empresa, respectivamente.

Neste ano, a iniciativa chega a sua 4ª edição em solo catarinense, com a participação de 64 empresas, em um total de mais de 51 mil pessoas consultadas.

Em 2014, a Resultados Digitais venceu como pequena empresa, quando a equipe era formada por 88 colaboradores – neste ano, são mais de 200 pessoas no time, os “RDoers”, o que valeu a conquista na categoria média empresa. “A estratégia que tivemos foi reforçar as iniciativas que proporcionam aprendizagem, crescimento e clima descontraído”, destaca o CEO Eric Santos.

As ações foram de ponta a ponta na hierarquia da empresa, passando desde treinamento para desenvolvimento de líderes, a reestruturação do programa interno de recrutamento e o lançamento de seleção de estágio, chamada “Vale do Início”, voltada a universitários. O clima organizacional foi mantido com uma série de comemorações: alcance de metas trimestrais, conquista dos 3 mil clientes e o investimento no valor de R$ 15 milhões das gestoras de capitais Redpoint Ventures, DGF Inova e Astella.

A Way2, além de vencer na categoria pequena empresa, foi destaque como a melhor no setor de serviços em Santa Catarina. Com 10 anos de fundação e com clientes de grande porte como Celesc, Copel, Elektro e Tractebel, a empresa apresentou um grande crescimento no último ano, passando de 36 para 54 colaboradores, “resultado do excelente clima organizacional e da cultura que promove e incentiva a autonomia”, resume Alex Mariano, Diretor de Operações. Ele destaca também outros pontos fortes da empresa como a autonomia dos colaboradores, o clima colaborativo, os recursos dados pela diretoria para capacitação e uma infraestrutura dignas das inovadoras empresas do Vale do Silício (EUA).

Outra empresa de tecnologia da Capital que ganhou destaque na pesquisa foi a Cianet, que desenvolve soluções voltadas para o mercado de operadores de TV e provedores de internet e ficou em 3o. lugar na categoria Pequena Empresa. Com 21 anos de atividade, a empresa decidiu que era preciso dar uma guinada estratégica em seu modelo de negócios e o foco principal foi o investimento em pessoas e na mudança do perfil dos funcionários.

Segundo a gerente de Marketing e Gestão de Pessoas, Viviane Goulart, o trabalho iniciou por um processo de alinhamento feito pelos líderes da empresa e, em seguida, ações de empoderamento dos colaboradores (campanhas de prêmios e divisão de lucros pelo alcance das metas). O resultado foi além do esperado pelos gestores e teve reflexos também nos negócios: entre janeiro e junho, a empresa registrou um aumento de 61% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado, somando um total de R$ 20 milhões.

Fonte: Economia SC