Gestão de provedores regionais: como otimizar a rentabilidade da rede
Análise de Dados e Estratégia

Gestão de provedores regionais: como otimizar a rentabilidade da rede

Peterson Fontes Peterson Fontes

09 jul •

Responsáveis por alavancar a banda larga no Brasil, os provedores regionais estão assumindo seu protagonismo como agentes da transformação digital e se destacando no mercado de telecomunicações. Com a ausência dos grandes players do setor nas áreas menos populosas e urbanizadas, aliada ao aumento da demanda por conectividade, o cenário atual conta com diversos provedores […]

Os pilares de um serviço de internet de qualidade
Análise de Dados e Estratégia

Os pilares de um serviço de internet de qualidade

Peterson Fontes Peterson Fontes

20 out •

O atendimento diferenciado e cada vez mais personalizado ao cliente é considerado hoje um dos principais componentes de um serviço de internet de qualidade. A Anatel divulgou recentemente a pesquisa que apontou a insatisfação dos consumidores com relação à prestação do serviço de banda larga fixa. Os motivos das avaliações negativas estão associados ao tempo de […]

Planos de assinaturas: por que criar contratos voltados para o público-alvo do seu provedor?
Análise de Dados e Estratégia

Planos de assinaturas: por que criar contratos voltados para o público-alvo do seu provedor?

Peterson Fontes Peterson Fontes

17 out •

Se tornar um provedor de sucesso em um mercado cada vez mais competitivo é o desafio que grande parte das operadoras enfrentam atualmente. Uma alternativa aos ISP’s é buscar novas fontes de receitas: a iniciativa não contribui apenas para atrair clientes, mas também para melhorar a rentabilidade do negócio. Oferecer planos de assinatura ainda mais […]

Data driven company: estratégias de dados para provedores de internet
Análise de Dados e Estratégia

Data driven company: estratégias de dados para provedores de internet

Mariana Forlin Mariana Forlin

03 ago •

Transformar suas empresas em data driven company é o sonho da maioria dos empreendedores. O motivo desta aspiração está nas estatísticas do mercado: a wikibon mostrou que o mercado do Big Data deu um salto de US$ 28 bilhões para US$ 50 bilhões em apenas 3 anos. Este número pode chegar a US$ 102 bilhões […]

Expansão de rede: utilize a inteligência de dados na sua estratégia de aumento de base
Análise de Dados e Estratégia

Expansão de rede: utilize a inteligência de dados na sua estratégia de aumento de base

Mariana Forlin Mariana Forlin

28 jul •

Os provedores regionais estão liderando a expansão de rede de banda larga no Brasil. Somente em 2016, os ISP foram responsáveis por 70% das novas assinaturas do serviço de internet, chegando a um crescimento anual de 20% contra os 3% das grandes operadoras. Os dados são da Agência Nacional de Comunicação (Anatel) – ela ainda […]

Data driven marketing: construindo uma estratégia de Marketing para provedores baseada em dados e com foco do cliente
Análise de Dados e Estratégia

Data driven marketing: construindo uma estratégia de Marketing para provedores baseada em dados e com foco do cliente

Peterson Fontes Peterson Fontes

18 jul •

Você sabe a diferença entre trabalhar com o foco do cliente e foco no cliente? Não? O que muda não é apenas a morfologia das palavras. Os termos se referem a uma nova forma de conduzir um negócio. Gerenciar um provedor com foco no cliente se refere apenas em colocá-lo  em primeiro plano no planejamento […]

Você sabe o que é ser data driven? Entenda a importância de uma cultura voltada para dados
Análise de Dados e Estratégia

Você sabe o que é ser data driven? Entenda a importância de uma cultura voltada para dados

Mariana Forlin Mariana Forlin

27 jun •

Existem quase 4 trilhões de pessoas conectadas no mundo. Elas enviam mais de 130 trilhões de e-mails, sobem quarenta bilhões de fotos no instagram e assistem mais de três trilhões de vídeos no YouTube. Tudo isso em apenas um dia! É importante ressaltar que a navegação em sites, os minutos de filmes visualizados e as […]

O que é big data e como ele pode contribuir para a gestão de provedores
Análise de Dados e Estratégia

O que é big data e como ele pode contribuir para a gestão de provedores

Mariana Forlin Mariana Forlin

16 mar •

Você pode até não estar familiarizado com o termo Big Data, mas com certeza deve ter um perfil ou já  ouviu falar no Pinterest. A rede social que conta com mais de 150 milhões de pessoas utiliza essa tecnologia e o machine learning (aprendizado de máquina) para tornar a experiência do usuário a mais personalizada […]

Gestão de provedores: como o big data ajuda no relacionamento com o cliente
Análise de Dados e Estratégia

Gestão de provedores: como o big data ajuda no relacionamento com o cliente

Mariana Forlin Mariana Forlin

21 fev •

Em posts anteriores,  explicamos que o big data não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas pensam, e que algumas vezes nem é necessário investir muito para adotá-lo. O segredo para o início de uma cultura organizacional baseada em dados é colocar ordem na casa: quais informações dos clientes são armazenadas e podem […]

Como usar os dados de clientes pode ajudar os provedores a vender mais?
Análise de Dados e Estratégia

Como usar os dados de clientes pode ajudar os provedores a vender mais?

Mariana Forlin Mariana Forlin

02 fev •

Uma pesquisa divulgada pela Accenture consultoria mostrou que até 2020 haverá mais de 50 bilhões de dispositivos conectados no mundo. Todos eles com o objetivo de coletar, analisar e compartilhar informações. Esse número representa mais de 44 trilhões de gigabytes de dados gerados por meio de curtidas nas redes sociais, stream de videos, check-in em […]

Quais as oportunidades que um provedor de serviço de internet está perdendo por não conhecer seu público
Análise de Dados e Estratégia

Quais as oportunidades que um provedor de serviço de internet está perdendo por não conhecer seu público

Mariana Forlin Mariana Forlin

20 jan •

Escrito por Mariana Forlin, Inteligência de Mercado na Cianet. Qual o perfil do cliente do seu negócio? Quando ele mais compra? Quais são suas necessidades? Se você não sabe responder a essas três perguntas, talvez esteja perdendo dinheiro. Isso porque identificar o cliente ideal pode trazer muitos benefícios para o seu  provedor de serviço de […]

Como identificar usuários que podem cancelar internet
Análise de Dados e Estratégia

Como identificar usuários que podem cancelar internet

Mariana Forlin Mariana Forlin

08 nov •

Escrito por Mariana Forlin, Inteligência de Mercado na Cianet. Há dois anos a Anatel simplificou o encerramento de contratos com os provedores. Desde então, o usuário não precisa mais falar com um atendente de call center para cancelar internet. Assim, as empresas têm procurado formas de fidelizar a sua carteira de clientes, seja pela oferta […]