De maneira geral, a velocidade de transferência é o principal ponto que diferencia uma rede da outra. Na GPON (Gigabit Passive Optical Network), a taxa de dados é assimétrica, com 2,5 Gbps no downstream e 1,25 Gbps no upstream. Já na EPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network), a velocidade de transferência é simétrica, com 1,25 Gbps, tanto no downstream quanto no upstream.

Mas esse não é o único ponto que os provedores devem observar no momento de decidir em qual tecnologia investir. Há ainda outras particularidades que devem ser analisadas e é sobre elas que falaremos mais detalhadamente neste artigo.

O que são as redes ópticas passivas (PON)?

Tanto a GPON quanto a EPON são redes PON (Passive Optical Network), em português, redes ópticas passivas. Elas têm como principal característica a utilização do sinal óptico (luz) em seu meio físico. São ideais para a oferta de triple play.

As redes ópticas passivas são uma evolução da arquitetura de rede ponto-multiponto. Uma importante característica é que não há equipamentos ativos entre a central local e o equipamento do usuário final, não sendo necessária energia elétrica na rede de distribuição.

GPON e EPON são as duas tecnologias mais procuradas atualmente, quando o objetivo é uma infraestrutura de rede com alta qualidade, velocidade de conexão e altas taxas em transmissão de dados.