Qual é o melhor momento para migrar sua rede para fibra óptica?

Por Guilherme Pasini, desenvolvedor de produtos da Cianet

 

A sua infraestrutura ainda não é baseada em fibra óptica? Sua rede é baseada em rádio ou cabo coaxial? Por enquanto talvez ela supra suas necessidades, mas é importante saber que, para ofertar mais serviços a mais usuários, você precisará um dia migrar sua rede para fibra óptica. Mas como saber qual é a hora exata de fazer isso? Seguem algumas situações nas quais o mais indicado é realmente mudar a infraestrutura:

1. Quando você precisa ofertar serviços que necessitem de mais banda

Você quer uma rede robusta, que possa disponibilizar serviços muito demandados atualmente, como TV em alta definição e com interatividade (possibilitadas pelo IPTV), segurança eletrônica, TV on Demand e outros? O melhor meio para possibilitar o uso destes serviços com alta qualidade é a​ fibra óptica. As demais infraestruturas de rede podem vir a suportar estes serviços, porém, com uma qualidade inferior à oferecida por redes ópticas e, portanto, não são adequadas para esse fim.

2. Quando a qualidade do seu serviço já não é mais satisfatória para os seus clientes

A fibra óptica possui altíssimas taxas de transmissão, na ordem de bilhões de bits por segundo. Essa infraestrutura também não sofre interferências que afetem a qualidade da transmissão de dados. Por isso, a fibra óptica mantém alta qualidade em qualquer situação.

3. Quando sua rede está se deteriorando e necessitando de muita manutenção

Se você está gastando muito tempo e dinheiro com a manutenção da sua rede, é um bom motivo para ​migrá-la​ de vez para a fibra óptica. ​O custo da fibra tem decaído consideravelmente perante outras tecnologias, o que permite construir uma rede muito bem estruturada. Aliando isso a uma implantação bem feita, certamente ​sua rede vai requerer pouquíssima​ manutenção.

4. Quando você quer ampliar o seu número de usuários

A fibra óptica alcança dezenas de quilômetros com baixa​ atenuação de sinal, o que não acontece frequentemente com outras tecnologias, permitindo espaços maiores entre conversores e repetidores. Assim, você pode alcançar mais clientes com menos equipamentos e, assim, menos custo.

Você tem alguma dúvida quanto a esse momento de migração? Escreva abaixo que nós entraremos em contato.