Como entender seus concorrentes pode te ajudar a se tornar um dos melhores provedores de internet?

O blog da Cianet já deu algumas dicas para que os provedores impulsionem o seu serviço de internet. Para que isso aconteça, é fundamental não apenas que haja um planejamento estratégico, mas também que as empresas façam pesquisas para identificar o cliente ideal. Os benefícios de se conhecer o público-alvo são inúmeros: entender o comportamento do consumidor, criar campanhas de marketing segmentadas e alinhar estratégias entre marketing e vendas. Mas você pode estar  se perguntando: “É somente isso que preciso fazer para me tornar um dos melhores provedores de internet?” Sentimos informar que a resposta é não.

Existe outro ponto importantíssimo para alavancar os resultados e colocar a sua empresa entre os melhores provedores de internet do país: analisar seus concorrentes. Ao observar as técnicas de divulgação, os preços e a forma com que ele se posiciona no mercado, você pode criar estratégias mais assertivas e se tornar mais competitivo no mercado.

Um exemplo disso é quando o outro provedor  começa a oferecer serviços com valor abaixo do praticado no mercado. Em um primeiro momento a vontade é de baixar o preço também para competir de igual para igual. Mas essa é mesmo a melhor estratégia? A resposta é depende, afinal você não conhece as particularidades do concorrente com os fornecedores. Será que ele comprou equipamentos em grande quantidade? Ou adquiriu insumos muito mais baratos? Será que foi uma estratégia de marketing?

Muitas são as dúvidas e o primeiro passo para se colocar na lista dos melhores provedores de internet é entender a sua margem antes de baixar o preço do serviço. É preciso colocar na ponta do lápis todos os custos para acabar não perdendo dinheiro. A segunda etapa é analisar o concorrente. Se você quer saber como, basta continuar a leitura do post.

3 formas de analisar os dados do concorrente e entrar para a lista dos melhores provedores de internet

1- Pesquise e negocie

Quando o concorrente começa a oferecer o serviço de internet mais barato, ele pode estar deixando de colocar algum número na conta final, como o preço da energia elétrica ou outras despesas do escritório. Uma boa forma de resolver esse impasse é pesquisando bastante. Nesse caso, é possível identificar qual o fornecedor e adquirir produtos com ele também. Mas, se você não pretende comprar equipamentos com outra empresa, pode tentar negociar na aquisição  da mercadoria, no frete ou até fazer um contrato com um prazo mais longo. Seja criativo!

2- Invista em uma boa matriz SWOT

A matriz SWOT (Strenghts, Weakness, Opportunities and Threats), também conhecida no Brasil como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças), é uma excelente ferramenta para entender o atual estágio do seu negócio e quais os próximos passos necessários para torná-lo um dos melhores provedores de internet. Descobrir os pontos fortes e fracos exige que a gestão pesquise a fundo os seus processos e também o mercado onde  está atuando.

Os concorrentes estão entre as  ameaças. Tente observar o que a outra empresa faz que a sua está deixando de fazer. Analise o comportamento dela, identifique os pontos fracos e fortaleça essa área  em seu provedor. Afinal, o grande pulo do gato da matriz SWOT é detectar as ameaças, identificar os pontos fracos para corrigi-los e, finalmente, transformar uma ameaça em oportunidade.

3- Invista em ferramentas de monitoramento

Acompanhar o concorrente não apenas fornece uma noção da estratégia de venda e posicionamento da outra marca, como também mapeia como o mercado está reagindo a ela. O monitoramento deve ser periódico  e deve identificar tendências e definir objetivos para entrar para lista de melhores provedores de internet. Abaixo, confira duas ferramentas gratuitas para monitorar outras empresas:

  • Google Alerts: essa ferramenta envia um alerta para o email sempre que o concorrente for citado na internet. Além do nome do cliente, você pode por exemplo, escolher palavras-chaves importantes para o segmento. Isso é útil para identificar onde as outras marcas aparecem , monitorar reclamações e também obter  uma visão geral do mercado em que a empresa atua;
  • Social mention: com ele  é possível procurar marcas ou palavras-chaves em vídeos, blogs e redes sociais. A ferramenta mostra quantas vezes o termo foi mencionado e também é possível assinar um feed para não perder mais nenhuma citação. Além disso, o Social Mention faz um cruzamento de menções em diferentes redes sociais.

Agora que você já sabe como monitorar a concorrência para se tornar um dos melhores provedores de internet, conheça os principais pilares de sucesso de um provedor de internet.