Blog

Empresas de TI em Florianópolis: como encontrar a vaga ideal para você?

Santa Catarina tem se destacado quando o assunto é inovação. O setor de tecnologia emprega 47 mil pessoas e movimenta R$ 15,5 bilhões, o que representa 5,6% do PIB do estado, segundo revela o Observatório Acate – Panorama 2018. De olho nesses dados, é cada vez maior o número de pessoas que buscam uma oportunidade nas empresas de TI em Florianópolis. Mesmo assim, sobram vagas.  

A carência de profissionais especializados é enorme e apesar das inúmeras vagas abertas dia após dia, o segmento vêm enfrentando sérias dificuldades para encontrar pessoas para preenchê-las. Uma ótima notícia para quem tem interesse em seguir carreira em uma área que tem tudo para continuar em alta nos próximos anos. Mas antes de sair por aí distribuindo currículos, fique atento a algumas dicas importantes.

Como achar a vaga certa nas empresas de TI em Florianópolis

Para não errar na hora da escolha, quem busca uma oportunidade no setor de tecnologia deve, em primeiro lugar, analisar quais são os seus objetivos. Também é importante conversar com funcionários ou ex-colaboradores da empresa e se preparar muito bem para a entrevista.  

Confira a seguir quatro pontos essenciais para encontrar a vaga ideal nas empresas de TI em Florianópolis:

Olhe para dentro

Ter muito claro quais são as suas motivações para aplicar a determinada oferta de trabalho ajuda a direcionar melhor as suas ações. Tente responder quais são as suas expectativas com aquela vaga: é a remuneração, a maior autonomia, o aprendizado? Sabendo exatamente o que deseja fica mais fácil formular as perguntas que você fará na hora da entrevista com o recrutador.

O momento da entrevista

Essa é uma das principais etapas do processo seletivo. Aproveite a conversa para tirar todas as dúvidas sobre a empresa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, candidatos que perguntam bastante são bem vistos pelos entrevistadores. Claro que os questionamentos devem ser inteligentes e sempre direcionados ao que você realmente quer. Por exemplo, se o seu objetivo for maior autonomia, uma forma de descobrir como a empresa se posiciona nesse sentido é indagar sobre o processo de tomada de decisão. Se o foco é a remuneração, pergunte sobre o plano de cargos e salários.   

Palavra que vale ouro

Nada melhor do que uma pessoa que já está na empresa para explicar como funcionam as políticas de RH e a relação entre os diferentes níveis hierárquicos. Procure conversar com amigos ou conhecidos que trabalham nas organizações para as quais você está enviando currículo. Se você não conhece ninguém, não há problema. Hoje, com redes como o LinkedIn é muito fácil encontrar contatos e fazer aproximações com essa finalidade. Aproveite essas ferramentas para investigar os negócios que mais têm a ver com as suas aspirações.  

Pesquise e estude

Como já falamos, a entrevista é o momento ideal para sanar as principais dúvidas sobre a empresa que está oferecendo a vaga, mas é preciso ter cuidado com o que você vai perguntar. Um ponto importante da preparação é pesquisar sobre o mercado que essa organização atua, quais são seus principais produtos e concorrentes. Assim, os questionamentos no encontro com o recrutador devem ficar restritos a pontos bastante específicos, que não são encontrados com um simples acesso no site, por exemplo.

Qual o perfil do profissional de tecnologia

Agora que você já sabe o que fazer para achar a vaga ideal é importante também entender o que as empresas procuram.

Os candidatos com espírito empreendedor têm preferência na lista dos recrutadores do setor de tecnologia. Isso porque esse mercado é formado, sobretudo, por startups ou pequenos negócios, onde a hierarquia é menor e, consequentemente, as pessoas precisam ter a capacidade de lidar com as situações de forma autônoma. O chamado “senso de dono”, tão alardeado em vários setores, é primordial no caso do mercado de TI.

Outra característica importante é que o funcionário tenha uma visão sistêmica. Ou seja, saiba transitar pelas diferentes áreas do negócio e não fique limitado à sua função. É essencial entender como funciona a empresa como um todo. Os setores costumam ser complementares e, por isso, além do conhecimento aprofundado do seu cargo, o profissional precisa ter pelo menos uma noção da rotina de outros departamentos.

Completam as habilidades exigidas o interesse pelo aprendizado contínuo e a curiosidade para estar sempre por dentro das novidades de uma área que muda constantemente. Fazer a gestão da própria carreira, buscando cursos ou ferramentas que facilitem o seu trabalho também é um requisito fundamental para quem deseja ter sucesso nesse mercado.

Está pronto para ir à procura da vaga ideal nas empresas de TI em Florianópolis? Conheça as oportunidades que a Cianet oferece e cadastre seu currículo para fazer parte do time!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()