Blog

RH Digital: tendências inovadoras na gestão de pessoas

A transformação digital impulsionou a mudança no perfil dos profissionais de Recursos Humanos, que passaram a ter uma atuação muito mais estratégica nas empresas ao integrar novas tecnologias e práticas inovadoras na gestão de pessoas. Neste RH Digital, ferramentas inovadoras são integradas na rotina de trabalho dos profissionais, permitindo a automatização dos processos operacionais e a extração de dados para a tomada de decisão sobre pessoas.

A chegada da geração millennium ao mercado de trabalho trouxe novos desafios para os profissionais da área, tornando a captação e retenção de talentos uma tarefa ainda mais complexa. As empresas estão admitindo jovens que já estão familiarizados com a cultura digital e que possuem autonomia para realizarem suas atividades de maneira transparente e colaborativa.

Em contrapartida, esse perfil de profissionais exige das empresas uma experiência digital integrada ao processo de trabalho, com intuito de tornar as equipes mais produtivas e engajadas para alcançarem os resultados que a empresa almeja.

Júlia Pacheco, gerente de pessoas da Cianet, vê com bons olhos o impacto da era digital no RH. Na sua opinião, as novas tecnologias trazem mais agilidade aos processos de gestão de pessoas ao promover a automatização de atividades operacionais que demandam muito tempo e esforço dos profissionais dessa área.

“O RH digital deixou de ser uma tendência e passou a ser uma realidade em grande parte das empresas. Os profissionais de gestão de pessoas passam a ter um papel mais estratégico com apoio da tecnologia, entregando ainda mais valor ao negócio. O profissional de RH que não acompanhar essas mudanças, pode ser facilmente substituído por alguma tecnologia que propõe fazer o seu trabalho de forma muito mais ágil. Por isso, é importante que o setor utilize a tecnologia a seu favor e não tente lutar contra a entrada dessas inovações na empresa”, explica Júlia.

RH Digital: práticas para inovar a gestão de pessoas nas empresas

Para acompanhar as últimas tendências do RH Digital, as empresas precisam adotar tecnologias inovadoras que permitem a automatização dos processos operacionais de RH e a extração de dados para a tomada de decisão mais acertadas. Além disso, devem investir em práticas que melhoram a experiência e o engajamento dos colaboradores para contribuir com o aumento da produtividade dentro das companhias.

Confira a seguir, as principais práticas e ferramentas que estão sendo adotadas pela Cianet para inovar a gestão de pessoas:

Análise de Dados

Normalmente os profissionais de RH são contratados por conta da sua habilidade em lidar com pessoas. Mas este cenário está mudando. Com tantos dados disponíveis no mundo digital, um profissional que saiba reunir estas informações, cruzá-las e tomar decisões a partir disso, ganhou espaço dentro de uma área inicialmente “avessa aos números”.

“Passamos a adotar na Cianet a metodologia People Analytics com objetivo de coletar e analisar dados do comportamento dos colaboradores. A iniciativa permite que o setor tenha uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro da empresa, assim como nos fornece subsídios para entender e, até mesmo, predizer comportamentos”, revela.

Práticas de captação e retenção de talentos

Diante da dificuldade em contratar e reter talentos, cada vez mais empresas estão buscando oferecer a melhor experiência para seus colaboradores. Nesse sentido, o RH precisa redesenhar sua forma de atuação atual, desde o recrutamento, análise de desempenho, planos de carreira e até a remuneração.

“A Cianet está desenvolvendo um projeto que tem como objetivo principal melhorar a experiência do colaborador. Conduzida pelo setor de RH, a empresa está desenhando os perfis de profissionais da empresa, avaliando suas necessidades e objeções para criar ações de retenção de talentos”, afirma.

Incentivo à cultura de inovação

Muitas empresas atuam em um mercado extremamente competitivo que exige a busca constante por inovação. Para isso, é imprescindível incentivar a cultura de inovação dentro do negócio. Essa iniciativa promove um ambiente de trabalho mais criativo e com novas perspectivas de crescimento aos profissionais.

Além disso, a prática estimula a participação dos colaboradores na busca por soluções inovadoras para impulsionar os negócios. Porém, para estimular uma cultura de inovação dentro da empresa, é preciso antes criar um ambiente onde a criatividade seja encorajada e as ideias valorizadas.

Como vimos neste artigo, no RH Digital, a tecnologia pode ser uma aliada importante para o sucesso do negócio. Preparado para trabalhar em uma empresa inovadora?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()