Blog

Dicas para se destacar em uma entrevista de emprego

Você se candidatou para uma vaga e seu currículo foi selecionado. Após alguns dias, você foi chamado para uma entrevista. E agora? O que deve ser dito no momento da entrevista? Qual a melhor roupa para usar? Que horas devo chegar?

Não existe receita de bolo de como se comportar no momento da entrevista, algo que você possa seguir a risca e garantir aquela tão sonhada vaga. Para ajudar nessa etapa importante para quem está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, compartilhamos algumas dicas para entrevista de emprego que você poderá usar para se destacar entre os melhores candidatos.

Dicas para se destacar em uma entrevista de emprego

Estude a empresa

Ainda é comum candidatos comparecerem nas entrevistas sem sequer saber a área de atuação da empresa. Demonstre interesse em conhecer mais sobre a empresa. Pesquise sobre o mercado e tendências, acesse as redes sociais e conheça como é o perfil dos colaboradores, o clima, quais foram os últimos acontecimentos daquela empresa.

Leia sobre a história da organização e tenha na ponta da língua os valores. O site institucional é um canal rico de informações, acesse e busque informações que possam servir para mostrar que você está realmente interessado em fazer parte do time.  

Seja pontual

Ao receber o convite para participar de uma entrevista de emprego, confirme o endereço e local da entrevista. Nem todas as entrevistas são realizadas na própria empresa. Conheça o  trajeto e, se for o caso, as linhas e conduções que você terá que pegar para chegar até o local.

Atenção: não confie no trânsito, pois imprevistos podem acontecer. Programe-se para chegar no local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. Caso aconteça algum problema que o impeça de comparecer, seja transparente com o profissional de Recursos Humanos e não esqueça de avisá-lo.

Cuide da sua apresentação pessoal e da sua postura durante a entrevista

É comum ter dúvidas na hora de decidir a roupa que será usada na entrevista. Para que você acerte nas escolhas, é importante conhecer a empresa. Como é o ambiente? É mais formal ou mais despojado? Possui dress code? As redes sociais, tanto da empresa quanto dos próprios colaboradores podem ser ótimas aliadas nesse momento.

Esteja confiante e seguro, cuide da sua postura durante toda a entrevista. A linguagem corporal pode falar muita coisa ao recrutador.

Fale sobre você e suas conquistas

É essencial que você saiba falar sobre suas experiências, desafios enfrentados e resultados conquistados. Dê exemplos reais e concretos, sempre se baseando nas experiências anteriores. Para falar o que importa e não esquecer de nada, organize e estruture suas ideias antes mesmo de chegar à entrevista.

Não tenha medo de falar dos seus erros

Quem nunca errou na vida profissional que atire a primeira pedra! É muito comum o recrutador perguntar sobre os desafios e problemas que você já enfrentou e dos erros que já cometeu.

Não tenha medo e nem receio de falar sobre as experiências negativas da sua trajetória profissional. Errar é normal e humano, sabia? Fale com tranquilidade sobre os erros e dê enfoque em como você agiu para revertê-los ou quais ações você tomou para corrigi-los.

Seja claro e objetivo

Cuidado para não fugir do assunto!

Fale com calma, seja claro em sua mensagem e principalmente, seja objetivo. Ao responder as perguntas, foque nas informações relevantes. Lembra da dica de organizar suas ideias? Ela também te ajudará a falar o que é necessário e importante.

Faça perguntas inteligentes

Aproveite o momento e faça perguntas. Mas, faça perguntas inteligentes! Pergunte sobre os desafios da empresa, sobre o mercado, o ambiente, as pessoas e até mesmo sobre as metas para ano atual. Perguntas relevantes causam boa impressão ao recrutador.

Estabeleça seus objetivos profissionais e revele o motivo do interesse pela vaga

Você pode ser questionado sobre o motivo que o levou a se interessar pela vaga ou pela empresa. Tenha em mente o seu objetivo profissional e o motivo de estar alí. Não seja aquele tipo de candidato que fala para o recrutador:  “Estou aqui para ver no que vai dar!”.

Não fale das suas experiências e empresas anteriores de forma negativa

Mesmo que você tenha detestado sua experiência na empresa anterior, sempre aprendemos algo novo e temos algo positivo a dizer. Foque nisso!

Seja autêntico!

Não invente personagens para agradar o recrutador, seja você! Não diga que fez o que nunca fez e não diga que conhece o que você não conhece, seja verdadeiro! Não há problema algum falar que não conhece ou que não tem experiência em determinada atividade.

Em muitos casos, um candidato pode ser selecionado mesmo não tendo o conhecimento técnico, mas sim pela sua postura e comportamento durante o processo seletivo. O mais importante para uma entrevista é você estar preparado para o momento e acreditar em seu potencial. Confie em você, nas suas capacidades e na pessoa que você é.

Espero que tenha gostado das dicas compartilhadas. Sucesso em sua trajetória profissional e boa sorte nas entrevistas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()