Entenda como a transmissão multicast pode otimizar IPTV

Transmissão multicast difere-se de unicast e broadcast. Provedores que transmitem TV por IP devem estar atentos a esse modelo de comunicação de um para vários

A partir de nossa experiência de mercado, podemos observar que nem todos os provedores conhecem os tipos de transmissão de informações disponíveis. Muitos deles conhecem as funcionalidades das redes unicast e broadcast, mas o mesmo não acontece com a transmissão multicast: ideal para provedores que trabalham com IPTV. o multicast é o serviço de transmissão de sinais de TV ou vídeo por meio de uma rede IP. Neste post, queremos esmiuçar as diferenças entre esses três tipos de comunicação e explicar como a escolha do modelo correto pode otimizar a oferta de TV sobre IP aos clientes.

No primeiro modelo de transmissão, unicast, um quadro é enviado a partir de um host e é endereçado a um destino específico. Há apenas um remetente e um receptor. É a forma predominante de transmissão em redes locais e na internet. Já no modo broadcast, um quadro é enviado a partir de um endereço para todos os outros endereços. Existe apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. Esse modelo é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP) envia para todos os computadores em uma rede local.

A transmissão multicast é um tipo de comunicação de um para vários. Aqui, um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. É o modelo de transmissão menos utilizado entre os provedores. No entanto, aqueles que transmitem sinal IPTV devem atentar para esse perfil de distribuição do sinal. Na transmissão multicast, um canal é transmitido somente a grupo de set-top-boxes que estão “assistindo” àquele canal. Já os que não estão sintonizados na mesma frequência não recebem esse fluxo.

Essa escolha permite o uso otimizado da rede IPTV, uma vez que o fluxo de dados do canal é enviado somente para aqueles que estão sintonizados. Em outras palavras, tem-se um melhor aproveitamento da capacidade da rede e, ao mesmo tempo, evita-se que dois ou mais fluxos correspondentes a um mesmo canal de TV trafeguem ao mesmo tempo em um mesmo link.

No IPTV, a transmissão multicast viabiliza a escolha de vários canais de acordo com as preferências do utilizador. Assim, o consumidor pode selecionar o que pretende assistir e não precisa pagar por conteúdos generalistas. Além disso, conforme explicamos em post recente, o protocolo IGMP  também integra as configuração da TV sobre IP.

Ainda é válido destacar outras características técnicas da transmissão multicast:

  • Cada grupo é identificado por um endereço classe D;
  • Membros de um grupo podem estar em qualquer lugar da internet;
  • Membros podem entrar e sair dos grupos, desde que comuniquem os roteadores;
  • Roteadores utilizam protocolos de roteamento multicast para gerenciar os grupos.

Uma ressalva a ser feita nesse modelo de comunicação é referente à operação de controle da apresentação, como a pausa, por exemplo. Nesse caso, deve-se utilizar os modos unicast e broadcast.

Fonte para esse post: Cianet, IPTV Pavilion e No Mundo das Redes.