Devo começar o processo de instalação de headend agora?

Existem muitas etapas técnicas para a implantação de uma operação de TV. Uma delas, e uma das mais importantes, é a escolha do headend – uma central de recepção, processamento, geração e transmissão de sinais de áudio e vídeo para assinantes de TV por assinatura. Uma pergunta que muitos provedores se fazem é: quando devo começar o processo de instalação de headend?

Bem, a resposta não é unânime, mas diríamos que quanto antes você iniciar a instalação, melhor! Até mesmo antes da obtenção da licença SeAC (lembrando que nenhum provedor pode iniciar a oferta comercial de serviço de TV por assinatura antes de obter a licença SeAC). Como a elaboração de toda a estrutura do headend demora em torno de seis meses, aconselhamos realizar esse processo junto à requisição da licença SeAC, que pode levar ainda mais tempo, dependendo da situação.

O custo de um headend, no caso do IPTV, irá variar conforme o line up que o provedor quiser oferecer. Quanto mais canais, maior o valor. Temos conseguido, junto ao BNDES, valores mensais de financiamento bastante plausíveis.

Canais abertos

A sugestão que damos é iniciar ofertando canais abertos, para custear o processo, e ir adicionando mais canais aos poucos, sempre de acordo com a demanda dos seus clientes. Na oferta de canais abertos também é possível oferecer o serviço de TVoD, ou seja, o usuário pode assistir aos conteúdos quando quiser, com liberdade para pausar, avançar ou retroceder programas, já que os canais são gravados em um ou mais servidores que compõem o headend de IPTV e ficam disponíveis na guia de programação. Além disso, a qualidade da imagem é superior e não há custo mensal com programadoras.

Investir em canais abertos é uma opção para quem pretende iniciar sua operação de TV com custo menor e testar o serviço, além de ajudar na fidelização da base de clientes e trazer novas fontes de receita para o operador.