Está cada vez mais difícil conquistar a atenção do consumidor por meio das estratégias tradicionais. Fator que proporciona o aumento do ciclo de vendas, impactando negativamente no resultados financeiros do negócio. Por isso, termos como sucesso do cliente e experiência do usuário têm se tornado mais comum na realidade dos provedores de internet.
As empresas que não se adequarem a essa nova dinâmica de consumo, impulsionada pela transformação digital, estará fadada ao insucesso. Nesse sentido, um alinhamento entre a área de marketing e vendas é essencial para que o provedor consiga criar diferentes técnicas de venda que conversem diretamente com o comportamento digital dos clientes.
Muitos provedores de internet ainda estão focados apenas na venda da sua solução, ao invés de direcionar seus investimentos e esforços para melhorar o relacionamento da empresa com os clientes. Ao negligenciar a redução do ciclo de vendas da empresa, dificilmente o seu negócio conseguirá adaptar as estratégias e processos para se manter competitivo diante das intensas transformações.
Se a gestão do seu provedor deseja promover a aproximação entre marketing e vendas, acesse gratuitamente o ebook gratuito: Como provedores podem gerar mais vendas com o marketing digital – use a internet a favor do seu ISP para atrair novos clientes e gerar mais negócios.
O primeiro passo para reduzir o ciclo de vendas do seu provedor de internet e alcançar melhores resultados financeiros é determinar o que é sucesso do cliente. Com base nessa definição, o provedor irá conseguir avaliar as etapas do ciclo de vendas e localizar possíveis gargalos. A iniciativa possibilita que a gestão passe a adotar práticas e técnicas que sejam decisivas para melhorar as estratégias a curto, médio e longo prazos.
Ciclo de vendas: principais questões que impedem seu provedor de reduzi-lo
Não ter um processo de vendas estabelecido
O processo de vendas do seu provedor está devidamente estruturado? É importante avaliar quais são os gargalos do processo utilizado atualmente para tentar melhorá-lo. Qualquer processo é melhor do que nenhum, mas um processo de vendas bem estruturado pode contribuir para otimizar a atuação da equipe de vendas e melhorar a performance dos resultados do provedor.
Ter um processo de vendas ineficiente
Processos complexos tendem a ter baixa adesão. Por isso, o ideal é que os gestores se interem sobre a atual rotina da equipe de vendas para verificar o quão eficaz ou ineficaz é o processo de vendas. Só assim, será possível atacar os gargalos para melhorar a performance e os resultados da empresa.
Falta de compreensão do momento de compra do cliente
Quanto mais conhecimento tiver sobre seu cliente ideal, mais facilmente irá identificar o momento certo e quais argumentos utilizar para abordar o lead. Isso porque, toda a empresa passa a ter conhecimento profundo da base de clientes, para entender o seu comportamento e propor as melhores soluções.
Como muitas equipes ainda não possuem clareza suficiente sobre o perfil ideal de clientes, acabam dedicando tempo e esforço para convencer clientes sem perfil. Para evitar esse tipo de situação, realize mensalmente uma análise das oportunidades de vendas, eliminando as ruins para abrir espaço para novas oportunidades mais qualificadas.
Se preocupar apenas com a venda em si e não com o negócio do cliente como um todo
Sua equipe de vendas está realmente preocupada em apresentar soluções inovadoras para melhorar o negócio do cliente ou está interessado apenas em atingir a meta de vendas? Esse comportamento, tende a afastar os atuais clientes e prospects. É importante gerar a empatia da sua equipe de vendas, fazendo com que os vendedores se coloquem no lugar do cliente para entender e atender suas expectativas.
Focar no negócio do cliente estabelece uma relação de confiança que, por consequência, pode ajudar a gerar mais vendas para o seu provedor. Para que a estratégia funcione, reúna recursos, notícias, referências, conselhos ou outros materiais de valor que os vendedores da sua equipe poderiam compartilhar com eles durante um contato comercial.
Alinhar as principais áreas do negócio como marketing e vendas faz com que todos os colaboradores passem a conhecer os hábitos e o perfil dos clientes ideais para o sucesso do negócio. Dessa forma, a equipe consegue oferecer serviços que tragam benefícios reais e proporcionem um atendimento de qualidade e personalizado desde o primeiro contato até o pós-vendas, mantendo um relacionamento próximo e satisfatório com o cliente.