Blog

Por que investir em marketing digital para provedores de internet?

Uma das bases de desenvolvimento de qualquer negócio é a definição de estratégias de marketing  para gerar vendas e divulgar os serviços e produtos. Nos modelos mais tradicionais, todas as ações eram concentradas em ações externas como distribuição de flyers, divulgação em jornais e outdoors, além de ligações por telefone ou celular. Apesar de muitas empresas ainda investirem nisso, com as mudanças de comportamento e hábitos de consumo dos clientes é cada vez mais importante pensar em estratégias de marketing digital para provedores de internet. 

De acordo com um levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil publicado em 2018, o brasileiro passa mais de 9 horas conectado à internet, sendo que 49% dos internautas utilizam apenas o celular para acessar conteúdos na rede, fazer buscas de produtos e serviços. Hoje, é impossível pensar em uma empresa que não tenha uma página, site ou alguma plataforma de divulgação de serviços na internet. Afinal, mesmo que a empresa não tenha uma estratégia de comunicação online, os clientes podem avaliar a marca, gerar comentários negativos ou simplesmente optar por outra empresa que forneça mais informações sobre os serviços prestados.

No caso dos provedores regionais, o marketing digital é essencial para se diferenciar no mercado, ampliar as vendas e atrair clientes. Com ações bem definidas, você pode ampliar o controle das informações sobre a sua empresa, gerar conteúdos estratégicos, tirar dúvidas e acelerar o processo de compra dos clientes. 

Mas afinal, o que é marketing digital?

Trata-se de uma metodologia que visa oferecer informações de qualidade – e que sejam do interesse do possível cliente – com o objetivo de adquirir novos contratos, fidelizar a carteira de clientes e posicionar uma marca de forma positiva no mercado. Isso pode ser feito por meio de publicações em blogs, redes sociais ou campanhas de e-mail marketing. Na prática, a empresa passa a produzir materiais que geram maior confiança e credibilidade, tornando-se referência no mercado de provedores.

Um exemplo prático de uma empresa que gera conteúdos dessa forma, é a própria Cianet. Em nosso Blog oferecemos diversos materiais sobre os produtos, dicas de gestão, tendências e até marketing. Todos esses conteúdos foram pensados a partir de dúvidas específicas dos nossos clientes, e têm como objetivo impulsionar o crescimento dos provedores regionais.

Da mesma forma, com o marketing digital, os provedores de internet podem auxiliar os clientes a identificar qual a tecnologia ideal a ser usada, como escolher o melhor provedor e até mesmo como resolver pequenos problemas técnicos. Ficou interessado? Confira o vídeo a seguir e entenda melhor os principais motivos para investir em marketing digital:


Quer saber mais informações? Continue a leitura!

Vantagens de investir em marketing digital para provedores de internet

O mercado está cada vez mais competitivo para os provedores de internet, tanto com o surgimento de novos provedores locais quanto pela expansão de grandes empresas. Assim,  é fundamental pensar em estratégias de diferenciação dos serviços e meios de atrair clientes. Confira a seguir algumas vantagens de investir em marketing digital:

1) Atrair clientes e aumentar as vendas

Nos processos tradicionais de venda e telemarketing, um vendedor liga para alguém que muitas vezes não conhece a empresa, gastando mais tempo ao telefone explicando e apresentando os serviços de internet do que de fato, vendendo os serviços. Na prática sabemos que muitas pessoas detestam esse tipo de abordagem, podendo avaliar a empresa de forma negativa e rejeitar a marca no futuro. Além disso, sem ter um conhecimento prévio ou acesso às avaliações feitas por outros clientes, dificilmente alguém irá contratar os serviços.

No marketing digital para provedores, esse processo é invertido. O possível cliente chega à empresa por meio dos conteúdos publicados em redes sociais, no blog ou outros canais. É o próprio cliente que coloca o seu e-mail ou o número do telefone nos formulários do site para o contato. Assim, as ligações podem ser mais breves e as chances de fechar um contrato são maiores, uma vez que ele já sabe vários informações importantes sobre o negócio e serviços prestados. 

2) Acompanhar os novos comportamentos do consumidor

Os consumidores passam cada vez mais horas na internet pesquisando sobre um produto ou serviço antes de partir para a loja física ou finalizar uma compra on-line. As informações são lidas em fóruns de discussão, em sites como o Reclame Aqui, em depoimentos de clientes nos e-commerces e redes sociais. As buscas acontecem até mesmo dentro das próprias lojas, a fim de verificar se determinado produto corresponde mesmo às necessidades e características desejadas.

Ao investir em marketing digital para provedores e publicar informações relevantes para atrair esses usuários, o Blog de sua empresa pode aparecer entre os primeiros resultados do Google – principal buscador da internet. Isso faz com que os consumidores tirem as dúvidas em sua página e avancem no funil de vendas do seu provedor. 

3) Segmentar adequadamente os consumidores

Nós já alertamos sobre o risco de ser avaliado negativamente ao entrar em contato com alguém que não esteja interessado nos serviços de sua empresa. O marketing digital consegue direcionar as estratégias de vendas apenas para o seu público ideal e no momento certo para a conversão. Além disso, existem ferramentas que permitem que as campanhas sejam direcionadas para determinada região e faixa etária. Essa segmentação aumenta ainda mais as chances de vendas. 

4) Economizar recursos, investindo mais tempo em produção de materiais

A publicação de propagandas no formato tradicional, em jornais, revistas ou televisão requer um alto investimento e pode ter resultados imediatos. Contudo, o retorno sobre o investimento pode não ser tão vantajoso devido ao alto investimento, além das dificuldades de mensuração de resultados. Com isso é necessário ter uma continuidade na divulgação da empresa nesses canais, a fim de ampliar a visibilidade e a credibilidade no mercado. 

Já com a definição de estratégias de marketing digital para provedores de internet, os resultados tendem a ser mais duradouros – uma vez que os conteúdos publicados continuam a gerar acessos ao site e visibilidade para a empresa, mesmo após anos da publicação original. Você pode criar conteúdos, divulgá-los em redes sociais e aplicar técnicas de SEO para que ganhe destaque na busca orgânica sem pagar muito por isso.

5) Ampliar a mensuração de resultados

No marketing digital para provedores tudo pode ser medido. Os gestores conseguem saber quanto resultado trouxe aquela campanha paga via Google ADS ou qual o alcance orgânico do blog, bem como o número de acessos de cada material publicado, tempo de leitura e outras métricas. E o mais importante de tudo: você consegue identificar se os clientes estão prontos para efetuar a compra à medida que avançam nos conteúdos do blog.

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Agora que você já sabe a importância de investir em marketing digital para ampliar as vendas e se consolidar no mercado, é importante definir uma estratégia que atenda às necessidades do seu público. Assim, não adianta iniciar a publicação de pequenos textos no Twitter ou Linkedin se o público-alvo do seu negócio não utiliza essas redes sociais.

Da mesma forma, não vale a pena produzir conteúdos que não tenham volume de buscas. Ou seja, é preciso conhecer bem o cliente, entendendo suas principais dificuldades, desafios e dilemas no momento de optar por um serviço de internet. A partir de entrevistas com os atuais clientes você pode identificar várias informações, que irão auxiliar na escolha de temas e formatos dos materiais a serem produzidos.

Veja: não é necessário iniciar esse processo com uma grande equipe de marketing, mas a médio prazo é importante pensar em formas de estruturar essas ações para ampliar as oportunidades e aperfeiçoar os materiais produzidos. Nesse sentido, é possível buscar o apoio de agências, que utilizam ferramentas avançadas de mensuração de resultados e trabalham com técnicas específicas para criação de conteúdos, para ampliar as vendas dos clientes. 

Se você deseja ampliar os seus conhecimentos sobre marketing digital para provedores e saber como criar uma estratégia completa para o seu negócio, acesse gratuitamente o eBook a seguir:

marketing digital para provedores de internet

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!

Post publicado originalmente em 6 de dezembro de 2016.

5 comentários sobre "Por que investir em marketing digital para provedores de internet?"

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()