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Como vender planos de internet e promover os serviços do ISP?

Diariamente, a pergunta que os provedores mais fazem é como vender planos de internet. Além do cenário econômico incerto, a concorrência com grandes empresas e outros inúmeros desafios, os provedores de internet encabeçam a lista de reclamações do Procon-SP. As principais contestações são referentes a cobranças indevidas, problemas na instalação, não cumprimento da oferta e rescisão de contrato. 

Uma pesquisa de satisfação e qualidade percebida divulgada pela Anatel em 2020, apontou piora nos resultados comparado com os anos anteriores. Em uma escala de 0 a 10, os clientes avaliaram o funcionamento da banda larga fixa em 6.45. 

Os principais motivos dessas avaliações negativas estão ligados ao tempo de espera nas ligações telefônicas e a demora das operadoras em resolver as demandas dos clientes.

Diante desse contexto, como as prestadoras de serviços de internet podem oferecer um produto e atendimento de qualidade para aumentar as vendas, alcançar mais pessoas e melhorar a percepção de qualidade da base de clientes existentes? 

Uma resposta clara para essa pergunta é: entender o seu público. É fundamental saber o que ele deseja, com que qualidade e quanto pretende pagar por isso. Afinal, identificar as demandas e saber ouvir os clientes é essencial para superar os desafios de um provedor.

 

Melhore a percepção dos seus serviços e venda mais planos de internet com as dicas abaixo

 

1. Encontre o seu público-alvo

Você sabe quem é o seu cliente ideal? É alguém que abriu uma reclamação contra uma grande operadora e pretende migrar para um provedor menor? Um empresário? Ou um jovem que precisa de internet de alta velocidade para jogar online com os amigos? 

Ao responder a essas perguntas e desenhar o seu público-alvo, sua empresa conseguirá criar estratégias de marketing direcionadas para atingir as pessoas certas e, assim, ampliar as chances de fechar uma venda.

Uma das formas para entender qual é o seu público-alvo é por meio de pesquisas. Você pode fazê-las com os clientes do seu serviço, para identificar os perfis, necessidades, desejos e dores ou com pessoas que você gostaria que usassem o seu serviço. 

Nesse caso, você terá que usar recursos para atrair essas pessoas para responderem sua pesquisa ou participarem de entrevistas. Esse modelo é bastante comum quando o provedor quer expandir sua operação e precisa entender melhor sobre os clientes de determinada região.

Veja como ampliar o fornecimento de internet sem comprometer a qualidade da internet

 

2. Invista em marketing de conteúdo

Uma vez mapeado o seu público-alvo, você pode criar estratégias de marketing de conteúdo para atrair o seu cliente ideal. O marketing de conteúdo tem a premissa de oferecer informação de relevância e qualidade para captar novos clientes, fidelizar os já existentes e criar uma imagem positiva de sua empresa. 

Os assuntos podem ser sobre qual velocidade é indicada para cada tipo de usuário, passo a passo para resolver pequenos problemas técnicos ou explicar como é feita a instalação dos serviços de internet, por exemplo. Esse conteúdo pode ser distribuído em sites ou blogs, e-mail marketing e redes sociais.

Outro ponto importante a ser destacado é que, ao investir em marketing de conteúdo para vender planos de serviços de internet, ocorre um maior engajamento da marca no mercado. Isso ajuda a melhorar a percepção de qualidade do serviço oferecido, além de tornar os clientes promotores do negócio. 

Mas como isso é possível? Uma coisa é consequência da outra: ao melhorar a percepção da qualidade para o cliente, ele pode divulgar para os seus amigos nas redes sociais e também avaliar positivamente na página do Facebook, por exemplo. 

Essas ações já são o caminho para responder  a pergunta sobre como vender planos de internet, que giram em torno da cabeça de todo dono de provedor como citamos no início do texto. Porém, para alcançar esses resultados, é fundamental investir em conteúdo de qualidade. O que isso quer dizer exatamente? Responder às dúvidas dos clientes ou entregar soluções para as suas dúvidas. Isso está diretamente ligado ao primeiro tópico. 

Você só vai conseguir entregar respostas para o público se souber quem ele é e o que procura. A partir das informações obtidas, crie a persona ou as personas da marca. 

Persona é a representação do seu cliente, onde você vai descrever quais são os interesses, desafios, hábitos, características, formação e outras informações sobre esse perfil. Essa construção será fundamental para que você consiga produzir conteúdos e ações de marketing alinhadas às expectativas dos seus clientes.”

 

3. Se relacione com seus clientes 

No início do texto falamos sobre a insatisfação dos clientes em relação às ligações telefônicas das operadoras. Assim, se sua empresa conta com vários canais de comunicação, treine sua equipe de colaboradores para que o atendimento seja o melhor possível. 

Uma boa prática é criar uma sessão de perguntas frequentes em seu site para que os clientes consigam resolver os problemas básicos sozinhos e, assim, reduza o número de ligações. 

Ter outros canais de atendimento e contar com uma operação multicanais também pode te ajudar, pois facilita a comunicação com o cliente, permitindo que ele entre em contato por onde for mais fácil.

Outro recurso que pode ajudar são os chatbots. A partir de uma configuração com respostas estruturadas e pré-definidas, o sistema responde seus clientes automaticamente. Isso evita que o cliente precise aguardar o atendimento. Se a área de perguntas e respostas do seu site estiver bem completa e didática, você pode usá-la como um caminho para onde o chatbot vai levar o cliente.

Além disso, saber ouvir é um grande segredo para quem trabalha com vendas. Isso quer dizer que, em alguns momentos, será preciso deixar de lado a ânsia pela necessidade de como vender planos de internet. Muitas vezes, os clientes tiveram experiências ruins com outra empresa e não querem que elas se repitam. Por isso, sempre ouça  seu cliente. 

 

4. Escolha os melhores canais de comunicação

Já falamos sobre o público-alvo, produção de conteúdo de qualidade e relacionamento. Todos esses pontos já respondem a sua pergunta sobre como vender planos de internet. Mas se essas informações despertaram o desejo de criar vários canais de comunicação, vamos com calma. 

As redes sociais podem contribuir para melhorar a percepção de qualidade da marca, mas é necessário criar um perfil apenas naquelas que estão relacionadas ao seu negócio. Afinal, não basta apenas espalhar conteúdo e abrir perfis por aí. É preciso se relacionar e com qualidade.

Além de escolher redes estratégicas, você deve pensar no volume de trabalho que terá para alimentar todas com conteúdos exclusivos e direcionados. Esse costuma ser um grande entrave para empresas que contam com times pequenos. 

Comece investindo nas mais estratégicas e importantes para o seu negócio e depois vá aderindo a outros canais.

 

5. Escolha os canais de venda corretos

Antes da internet, existiam basicamente dois tipos de canais de vendas: os diretos e os indiretos. No entanto, com o avanço do e-commerce e o alcance das redes sociais, esses pontos foram expandidos. 

Assim, escolher o melhor canal de vendas para o seu negócio depende do produto e do seu cliente ideal. É com essas informações que as estratégias de marketing poderão ser planejadas para cada lugar onde o produto é exposto. 

Mas como amplificar esses canais e preparar o time de vendedores? 

Alocando uma equipe interna? Investindo na formação de um bom time vendedor ou trabalhando com representantes externos? Talvez a resposta para essas perguntas seja “investir em tecnologia”. E mais, como vender planos de internet utilizando a tecnologia?

O mercado já conta com aplicativos e ferramentas capazes de aumentar o time de vendas do seu provedor sem gastar com novas contratações. É o caso do Mobo, chatbot da Cianet, que automatiza o atendimento dos clientes e alivia as demandas do suporte do seu provedor. A partir dele também é possível agilizar outros processos, como a contratação de serviços, reduzindo o tempo de espera para o cliente e otimizando processos.

Quer saber como usar a tecnologia a favor do seu negócio? Veja quais são as vantagens de adotar o chatbot para atender seus clientes por WhatsApp e como fazer isso.

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