Como os provedores podem utilizar o marketing digital para identificar o cliente ideal
O blog da Cianet já explicou como o provedor pode alavancar os seus serviços de internet com ajuda do marketing digital e também já publicou cinco motivos para os ISPs investirem em marketing digital para provedores. Uma das vantagens citadas nesses textos é a capacidade de identificar o cliente ideal, entender o que ele deseja e quanto ele pode pagar por isso. Ao encontrá-lo, é possível direcionar os conteúdos para atrair esse cliente para o blog e prepará-lo para finalizar o processo de venda.
Como identificar o cliente ideal, afinal? Como entender as suas dores para oferecer o melhor conteúdo? Como desenhar o público-alvo de forma eficaz? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste post. Continue a leitura e confira!
Como identificar o cliente ideal: entendendo a persona
No marketing digital, o consumidor ideal é também conhecido como persona. A sua produção é uma das etapas mais importantes da estratégia, pois é nela que o provedor conseguirá entender quais são as oportunidades do mercado e quais as necessidades básicas dos clientes.
Ao entender esse público-alvo, a empresa consegue otimizar seus esforços e direcionar suas estratégias da forma correta para o público certo, levando em conta todas as peculiaridades de cada persona. Se você tiver um blog corporativo, consegue personalizar e segmentar todo o conteúdo para atrair clientes, nutrí-los e acionar a prospecção quando ele estiver preparado para firmar o contrato de serviço. Além disso, você ainda conseguirá identificar qual a linguagem ideal para falar com esse público, em que canal de comunicação e qual formato (texto, vídeo, infográficos, etc) é mais indicado para atingir essas pessoas.
Como construir a persona de sua estratégia de marketing digital
O processo de construir a persona e identificar o cliente ideal pode ser feito por meio de observações, entrevistas, web analytics e pesquisas em dados abertos. A metodologia mais utilizada para o desenho são as entrevistas, que podem ser realizadas pessoalmente, e-mail ou via telefone. Você pode convidar, por exemplo, clientes de sua base ou consumidores de serviço de internet.
É importante ressaltar ainda que quanto mais informações você obter dessas pessoas, melhor será o direcionamento do conteúdo e maiores são as chances delas se tornarem prospects. Confira abaixo algumas perguntas que não podem faltar nas entrevistas:
- Qual a idade?
- Qual o sexo?
- Qual a sua profissão?
- Qual o seu cargo?
- Quais os meios de comunicação mais utilizados?
- Quais são seus desafios?
- Quais os maiores problemas enfrentados em sua rotina de trabalho?
- Onde você se informa? Televisão? Jornal? Blogs?
- Qual rede social você mais utiliza?
Passada a fase de entrevistas é hora de catalogar essas informações, analisá-las e desenvolver a sua estratégia. Uma boa prática é inserir as respostas de cada um dos entrevistados em uma planilha, cruzar esses dados e tentar encontrar desafios e aspirações comuns entre elas. E, se você está se perguntando qual o número mínimo de entrevistas para identificar o cliente ideal, vamos desapontá-lo: não há como prever. Cada empresa tem suas particularidades e não podemos assegurar que serão três ou dez pessoas que desenharão a sua persona. Da mesma forma, não existe um máximo. No entanto, quando você começar a identificar um padrão de comportamento é um sinal de que já houve interação suficiente.
O último passo é criar a persona em si. E o importante nesta etapa é humanizá-la o máximo possível: escolha um nome, idade, profissão e abra um espaço para identificar o que ela gosta de fazer e quais são os desafios enfrentados ao longo de um dia. Feito isso, divida as informações entre objetivos pessoais, profissionais, aspirações, entre outros. Na hora de escrever essas informações, não esqueça de pensar na persona como alguém real que vai visitar o seu blog e ler o conteúdo que foi direcionado para ela.
Identificar o cliente ideal para o seu provedor é apenas um dos passos da sua estratégia de marketing, mas se você quer aprender como provedores podem gerar mais vendas com marketing digital, faça o download gratuito do e-book que fizemos em parceria com a Resultado Digitais, empresa referência em marketing digital do país.
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9 comentários sobre "Como os provedores podem utilizar o marketing digital para identificar o cliente ideal"
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