Blog

Tendência 5G – saiba como a China ZTE vem testando essa tecnologia

Atualmente as empresas de dados móveis utilizam as tecnologias 3G e 4G para que seus usuários possam se conectar à internet pelos seus smartphones. No entanto, a tecnologia sucessora, chamada de 5G, já está em fase de testes em todo o mundo. No Brasil, a previsão é de que ela se popularize a partir de 2020.

O que é 5G?

A próxima geração de conexão móvel sem fio será a 5G, uma rede utilizada para a troca de dados, exatamente como o 3G e o 4G. Essa evolução da terceira e quarta gerações permitirá o alcance de velocidades maiores, como já era de se esperar, mas a grande promessa do 5G é implantar a estrutura necessária para finalmente consolidar a internet das coisas no mundo inteiro.

Enquanto o 4G chega a velocidades de um gigabit por segundo na antena, o 5G promete chegar a 10 Gbps. Outra característica da tecnologia será a menor latência, ou seja, o tempo necessário entre o estímulo e o funcionamento da rede. A rede 4G tem latência de 50 milissegundos e a 5G quer chegar a apenas 1 milissegundo. Uma maior eficiência energética, que pode chegar a 90% de economia em relação às tecnologias atuais, também é um dos benefícios.

O 5G da ZTE

A ZTE, uma das líderes mundiais em redes móveis e fixas, é parceira da Cianet e concluiu, no fim de agosto deste ano, a primeira fase dos testes com a tecnologia 5G. Nessa etapa, com apoio do governo chinês, foram verificadas tecnologias 5G de alta e baixa frequências. Todos os testes foram bem-sucedidos, incluindo comunicações de alta frequência, multi-user shared access (MUSA), novas formas de onda e massive multiple-input multiple-output (MIMO). A ZTE é a empresa mundial mais capaz de conduzir pesquisas e lançar o 5G.

Os testes foram divididos em duas fases: testes de P&D da tecnologia, de 2016 a 2018, e testes de P&D de produto, de 2018 a 2020. Os testes de P&D poderão ser divididos futuramente em três fases: verificação da tecnologia, verificação da solução técnica e verificação do sistema. Todos os testes realizados pela ZTE têm como objetivos compreender, demonstrar e promover uma padronização para soluções competitivas para acelerar o processo de industrialização e lançar a tecnologia em 2020.

Se tiver alguma dúvida sobre a tecnologia que vai substituir o 3G e o 4G, entre em contato conosco!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()