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Provedor: como diferenciar seu atendimento com tecnologias de IA

Até 2020, a inteligência artificial (IA) será responsável por 85% das interações do serviço de atendimento ao cliente. A previsão é do Gartner, empresa de consultoria americana, trazendo a noção de urgência para organizações que ainda não pensam em adotar tecnologias de IA.

Essa nova realidade é resultado da inegável transformação do comportamento do consumidor. A mudança se deu principalmente pelo massivo uso dos aplicativos de mensagem, que obrigou as empresas a adequarem seus canais de atendimento ao cliente. Os usuários estão acostumados com a agilidade das conversas pessoais e, é claro, esperam essa mesma agilidade quando trocam mensagens com uma empresa.

É por isso que tecnologias de IA ganham cada vez mais destaque entre os provedores, uma vez que possibilitam milhares de atendimentos simultâneos, melhorando a experiência do cliente. Afinal, muitas vezes o usuário precisa de atendimento urgente fora do horário comercial, período em que as operações de atendimento funcionam com menos colaboradores ou até mesmo nem funcionam.

Portanto, contar com tecnologias de IA na sua empresa eliminam esse problema. Afinal, um chatbot está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os dias do ano, inclusive em feriados, pronto para atender o cliente ansioso por uma resposta.

Com o avanço da inteligência artificial, os chatbots já são capazes de interagir em conversas com clientes de forma tão natural que muitas vezes até passa despercebido o fato de serem robôs. Tecnologias de machine learning possibilitam que retenham informações conforme cada atendimento, entregando as melhores respostas aos usuários. Assim, mesmo usando robôs, o relacionamento próximo com o cliente é mantido, com a vantagem de atingir um grande volume de pessoas.

Como tecnologias de IA podem melhorar o seu atendimento ao cliente?

Automatizando as solicitações que mais ocupam a operação

Quanto tempo a sua operação de atendimento economizaria ao automatizar a emissão da segunda via de boleto, por exemplo? Já imaginou o quanto seriam reduzidos os custos com esse atendimento sendo automático e mais rápido?

Se a maioria dos contatos com o SAC da sua empresa são simples, é enorme a chance de ter sucesso com a implantação de um chatbot. Cada vez mais, chamadas simples são direcionadas para os robôs, poupando o tempo do consumidor e o investimento da empresa.

Oferecendo informações relevantes para tomada de decisões

Com a adoção de tecnologias de IA no atendimento ao cliente, é possível obter vantagens até mesmo na área de dados. A empresa que investe em um chatbot passa a ter acesso a métricas de todo o processo, como tempo médio de atendimento, quais são os tópicos, dias e horários mais recorrentes etc.

Além disso, para melhorar a experiência do cliente, é possível cruzar dados dos diversos canais de atendimento oferecidos pela empresa, centralizando-os em um único ambiente.

O acesso a esses dados ainda traz uma análise relevante: identificar padrões de comportamento dos clientes. Dessa forma, é possível definir perfis e desenvolver estratégias com base nessas informações em comum.

Melhorando o relacionamento com o cliente

Praticidade é hoje uma exigência para qualquer tipo de cliente. As pessoas não têm mais paciência nem querem perder tempo para resolver problemas quando entram em contato com um SAC.

Por isso, o chatbot é o grande destaque como ferramenta inovadora de mercado. Os robôs já são capazes de compreender a linguagem humana em vários níveis, além de responderem mais rápido do que os humanos.

Esses aspectos contribuem para que o usuário perceba a organização da empresa, e valorize as ações realizadas para promover a inovação e uma melhor experiência ao público. Ou seja, investir em um chatbot possibilita um melhor relacionamento com os seus clientes.

Auxiliando na retenção e na fidelização de clientes

Quando o cliente se sente bem atendido ao ver sua solicitação ser respondida com precisão e agilidade, é natural que ele queira se manter como cliente e até mesmo compartilhe suas boas experiências com outras pessoas.

Por meio de tecnologias de TI, é simples programar o robô para oferecer novos serviços aos clientes, com base no mapeamento da rede. Isso também contribui para que o cliente se sinta ainda mais satisfeito.

Descubra outras formas de se destacar

Em tempos de transformação digital, é fundamental que seu provedor se adapte às exigências do mercado. Adotar tecnologias de IA, como um chatbot, para o atendimento de demandas mais simples dos clientes é apenas uma das melhorias que o seu provedor pode fazer.

Para ser protagonista nesse cenário, é preciso aproveitar as oportunidades. Para te ajudar nesse processo, criamos um e-book com algumas dicas para você vender melhor os seus serviços, crescer de forma sustentável e se tornar um provedor de sucesso. Leia agora e fique por dentro:

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