Blog

Saiba por que o IPTV oferece mais segurança que as tecnologias concorrentes

Por Anton Gora, desenvolvedor de sistemas da Cianet

 

Segundo dados da Anatel, existem mais de 19 milhões de acessos a TV por assinatura no Brasil, seja por meio de satélite, cabo ou IPTV, entre outras tecnologias. Esse número é muito positivo para o mercado de TVs por assinatura, visto que cada vez mais pessoas procuram o serviço. Porém, muita gente consegue burlar a proteção dos sistemas de TV por assinatura, com o auxílio de hackers, para adquirir pacotes sem estar pagando por eles. Isso é prejudicial tanto para as operadoras quanto para os clientes, que, sem saber, estão distribuindo gratuitamente seu sinal, o que pode prejudicar a qualidade de seu serviço.

Hoje, a maior parte da pirataria vem do compartilhamento das chaves criptográficas dos sistemas via internet. O foco atual dos hackers é, de alguma forma, obter as chaves que permitem acesso ao conteúdo, que são principalmente as chaves de autenticação dos dispositivos na rede e as próprias chaves para desembaralhamento da mídia. Toda a segurança do sistema, em resumo, está concentrada em proteger essas chaves e evitar que elas sejam acessadas e redistribuídas.

O IPTV tem uma grande vantagem nesse quesito, já que possui a comunicação bidirecional entre o STB e os servidores que compõem o headend. Esse caminho bidirecional permite criar uma dinâmica diferente da tradicional relacionada à troca de chaves, além de permitir um controle sobre a autenticação de cada STB na rede e a possibilidade da negação da entrega do conteúdo a um STB não autorizado.

O controle da autenticação do STB na rede é uma facilidade de extrema relevância, uma vez que pode ser definido um tempo de validade para cada autenticação. A necessidade dos STBs se autenticarem periodicamente no sistema permite a identificação e bloqueio eficaz de equipamentos não autorizados. Outra vantagem a ser considerada é o fato do canal de comunicação entre o STB e os servidores ser um canal seguro, também criptografado, que dificulta a análise e o acesso às chaves criptográficas de acesso ao conteúdo. Essas características exclusivas de sistemas de IPTV aumentam drasticamente a segurança do sistema.

Desse modo, além das outras vantagens do IPTV, como alta disponibilidade de sinal, interatividade total, possibilidade de agregar mais serviços internos e externos em médio e longo prazos, mobilidade, entre outras, a tecnologia ainda garante uma segurança exponencialmente maior do que seus concorrentes.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()