Por que seu provedor deve participar de seminários sobre TV por assinatura?

Congressos com a temática TV por assinatura são interessantes para atualização de tendências, troca de experiências e cumprimento à legislação

Com a proximidade de um dos maiores eventos sobre TV por assinatura, a Feira e Congresso ABTA 2014, organizada pela Associação Brasileira de TV por Assinatura, é possível observar inúmeros provedores movimentando-se em direção a São Paulo, sede do congresso, no início de agosto. Mas por que é interessante que as empresas de nossos segmentos participem em larga escala desses tipos de seminários? Abaixo, listamos e discutimos três motivos. Veja:

Atualização das tendências

Eventos que discutem TV por assinatura costumam apontar os rumos do mercado, ditando inovações em serviços de vídeo, principalmente. No entanto, também é possível observar uma série de outras tendências que devem ser de conhecimento de cada operador, a exemplo das tecnologias e soluções de distribuição de conteúdo (vídeo sob demanda, VoD), IPTV, publicidade, plataformas over-the-top (OTT) etc.

Esses conteúdos costumam ser disponibilizados em diferentes formatos – debates, painéis, palestras etc – a fim de captar a atenção desde operadores até presidentes de operadoras. Representantes de empresas do setor e órgãos públicos também costumam marcar presença – o que pode ser extremamente interessante para o networking do seu negócio.

Troca de know-how

O contato entre profissionais é interessante tanto para a abertura de novos negócios, quanto para que os funcionários de uma operadora possam se atualizar. Afinal, nessas ocasiões são apresentados cases e soluções de mercado, pensados para quem precisa estar sempre por dentro das ferramentas e tecnologias do setor. Portanto, escolha um time de colaboradores da sua empresa e convide-os a participar de seminários de TV por assinatura. Em seguida, promova eventos internos para que as experiências possam ser compartilhadas. Esse pode ser um momento de intenso aprendizado para toda a equipe, além de contribuir para a integração entre os colaboradores.

Atenção à legislação

Em congressos de TV por assinatura, é comum que aspectos sobre a regulação brasileira sejam debatidos. A ABTA 2014, por exemplo, prevê um bloco regulatório de discussões, onde serão mencionados temas como a agenda regulatória da Ancine, roubo de sinal e Marco Civil da Internet. Esse é um momento de reflexão interessante: meu provedor está cumprindo todos os aspectos exigidos pela legislação nacional? Se não, como alcançar a legalidade? Essas respostas podem ser extraídas em discussões comuns nesses eventos.

Possui alguma dúvida ou deseja contribuir de alguma forma? Utilize o espaço abaixo dos comentários para isso.

A Cianet estará presente na Feira e Congresso ABTA 2014 no estande ​G4​. No evento, o diretor-presidente fará uma palestra sobre IPTV como estratégia competitiva aos provedores.