Série Projetos de Integração: redes PON LAN em condomínios

Já abordamos no blog, e inclusive em um e-book gratuito, o que são e como funcionam as redes PON LAN, que são, resumidamente, redes locais (LAN) que utilizam infraestrutura de fibra óptica. Dando continuidade à série, vamos abordar neste post a vertical de condomínios, que possibilitam agregar uma série de serviços a uma rede PON LAN. Atualmente, existem muitas tecnologias de automatização e segurança, além de possibilidades via internet, e todas necessitam de uma rede robusta para que sejam aplicadas de maneira efetiva. E as redes PON LAN em condomínios são as que mais possibilitam a inserção de serviços de internet, dos mais variados. Conheça alguns deles:

Serviços com redes PON LAN em condomínios

Apartamentos automatizados

Em condomínios de luxo, já se oferecem casas e apartamentos totalmente automatizados. Por meio de uma rede PON LAN em condomínios, os moradores podem abrir e fechar cortinas em momentos pré-definidos, monitorar a temperatura do fogão, geladeira ou mesmo do ambiente em si à distância, abrir e fechar portas do apartamento ou do próprio condomínio, entre outras incontáveis praticidades.

Biometria

Entrar e sair do condomínio ou de áreas exclusivas, inclusive do seu próprio apartamento, são ações que não necessitam mais do uso de chaves, podendo ser realizadas por meio da biometria. Para utilizar um elevador, por exemplo, você precisaria fornecer suas digitais e o equipamento já iria para o seu andar, sem paradas. Outras possibilidades de identificação por meio da biometria incluem a identificação da voz, da íris, da palma das mãos e da retina.

Reconhecimento de placa automotiva

Ao chegar em casa, um equipamento reconhece a placa do seu automóvel e o portão se abre automaticamente. Qualquer outra placa não autorizada será impedida de entrar. Além de proporcionar comodidade, o reconhecimento de placas é uma segurança a mais, viabilizada pela implantação de uma rede PON LAN em condomínios.

Internet banda larga de alta velocidade

Com PON LAN em condomínios, a internet pode atingir altas velocidades. Muito mais facilidade para baixar vídeos, assistir streamings e outras funcionalidades diárias possibilitadas por uma internet muito mais rápida.

Redes sociais

Passar mensagens para outros moradores, para o síndico ou funcionários do condomínio, ou até mesmo realizar as reuniões mensais online são algumas das funções que redes sociais fechadas podem promover em um condomínio.

Monitoramento remoto

O monitoramento eletrônico pode ser realizado de forma muito mais efetiva com uma rede PON LAN em condomínios. É possível, por exemplo, que os condôminos vigiem os porteiros e que tenham também acesso a todas as câmeras do local, seja nos seus aparelhos de TV em casa ou via dispositivos móveis, à distância.

Gestão financeira compartilhada

Existem softwares de gestão financeira que permitem que todas as despesas e investimentos sejam compartilhados com todos os condôminos, permitindo uma gestão clara das finanças. A qualquer hora e qualquer momento, os moradores podem acessar o sistema online e visualizar o andamento das contas do condomínio.

Veja abaixo um exemplo de aplicação de redes PON LAN em condomínios:

Diagrama-Condomínio

As redes PON LAN em condomínios têm sido implantadas com sucesso e estão proporcionando esses e outros serviços, dependendo da demanda de cada local. Entre em contato conosco pelos comentários se restou alguma dúvida sobre o assunto!

CTA_post_pon_lan_condominios