Blog

Internet para gamers: como conquistar clientes e oferecer planos personalizados

Não há como negar a forte presença dos games no mercado tecnológico atual. No último ano, o mercado gamer no Brasil cresceu 140%, sendo o país o 3º maior consumidor de jogos eletrônicos do mundo, com cerca de 67 milhões de pessoas. As novas gerações já nascem em um mundo onde os jogos eletrônicos são parte integrante da cultura, e isso afeta diretamente o trabalho do provedor. Mas como lidar com essa realidade quando se trata de oferecer internet para gamers?

Antes de mais nada, é importante saber que o mercado de games não se resume apenas a jogos e entretenimento. Sendo um dos maiores ramos da tecnologia atualmente, os jogos têm um papel cada vez mais importante na educação, em que é usado como ferramenta de aprendizado. Além disso, empresas do mundo todo usam dinâmicas baseadas em jogos eletrônicos como parte integrante do treinamento de seus funcionários, como a gamificação.

O público gamer é exigente e requer infraestrutura de qualidade, bem como atenção focada em certos requisitos, que são especialmente voltados para o público entusiasta de jogos eletrônicos. Por isso, o provedor é indispensável para atender a essas necessidades, oferecendo qualidade na internet para gamers. Caso contrário, as chances de ampliar seu público diminuem.

Neste artigo, você vai ver as principais questões que os provedores regionais enfrentam quando pretendem ampliar seu público, agregando o  público gamer. A questão é bastante comum, pois muitos provedores não são familiarizados com as exigências específicas de uma internet para jogos. No entanto, você verá que nada é tão difícil. Mais do que tudo, é necessário ter atenção focada em seus serviços, para assim prover a melhor conexão possível.

 

Infraestrutura para jogadores exigentes

Com o desenvolvimento de jogos com padrões cada vez mais altos, é necessário que a conexão de rede para jogá-los também acompanhe esse padrão. De fora do nicho, é possível que muitos provedores não considerem essas necessidades, ou mesmo que achem desnecessária qualquer atenção especial. Porém, entre os jogadores, a internet é assunto sério. Uma pequena variação em uma conexão, por exemplo, pode ocasionar a derrota em um jogo com um prêmio em dinheiro.

Por isso, recomendamos que o provedor identifique a conexão de Internet certa para os requisitos dos jogos. Abaixo estão alguns aspectos que você deve considerar enquanto provedor. Dessa maneira, é possível oferecer um serviço de ponta e aumentar a confiabilidade do público gamer, conquistando novos clientes.

 

Internet para gamers: principais pontos para conquistar clientes

 

1. Velocidade

Uma das características mais valorizadas pelo público gamer em conexões de internet, a velocidade é crucial para o bom andamento de partidas, principalmente quando falamos de jogos ao vivo. Afinal, videogames são aparelhos que trabalham com um denso trânsito de dados. Enquanto o jogo acontece, dados são enviados do console ao servidor, e vice-versa. Por isso, a velocidade da internet é determinante para uma experiência sem travas ou interrupções, onde deve haver uma boa velocidade para download e upload. Assim, o provedor deve oferecer uma velocidade entre 80 e 120 Mbps.

 

2. Ping

O Ping (Packet Internet Network Groper) é outro indicador que sempre chama a atenção de gamers que procuram uma boa conexão, e por isso o provedor deve estar atento. O Ping se refere ao tempo que os dados levam no caminho entre um dispositivo (console, computador, smartphone) e o servidor de destino.

Isso tem bastante influência nos jogos on-line, por exemplo. Numa competição, uma latência (Ping) alta não é nada desejável, pois pode alterar todo o resultado de uma partida. Ou seja, se um comando demora milissegundos a mais do que deveria, seu oponente pode ter contra-atacado e você ainda nem viu. Esse pequeno delay deve ser evitado ao máximo.

 

3. Tipo de conexão

Hoje, já sabemos que a conexão por fibra óptica é uma das mais atuais e confiáveis. Apesar de existirem outras opções, como a conexão por satélite ou rádio, as redes em fibra óptica serão as mais indicadas tanto para gamers profissionais quanto amadores. Afinal, as redes sem fio podem apresentar problemas de instabilidade em dias nublados ou chuvosos. A vantagem da fibra óptica é que é uma tecnologia em constante atualização, onde a tendência é ser cada vez mais veloz e confiável.

 

Como se tornar um provedor de destaque para jogadores?

Por isso, os provedores devem estar atentos para oferecer o que esse público precisa, e assim conquistar esse nicho de mercado. Abaixo, veja um resumo dessas exigências:

  • Alta velocidade de internet;
  • Estabilidade de rede;
  • Infraestrutura que impede oscilações e quedas de conexão;
  • Boas velocidades de download e de upload;
  • Suporte especializado para resolver problemas rapidamente e com eficiência.

Observar esses requisitos pode parecer algo simples e alcançável para provedores que já têm clientela e experiência consolidada. No entanto, enfatizamos que não se pode apenas ter uma boa infraestrutura para oferecer. Afinal, o público gamer requer uma atenção especial, e o provedor pode oferecer essa atenção em pacotes comerciais especializados para esse público. Assim, é possível transmitir confiança e mostrar que você, provedor, está preocupado em oferecer o melhor serviço possível para o bom andamento dos jogos.

Também vale ressaltar a importância de um suporte especializado, preparado para atender aos possíveis problemas do cliente gamer. Isto é, os técnicos e atendentes devem estar familiarizados com as necessidades do jogador, conforme apresentamos nesse artigo. Assim,  os pacotes comerciais especializados e o suporte também passam mais confiança para o cliente.

Com um mercado potente e cada vez mais crescente, os jogos eletrônicos merecem a atenção de provedores. Não só o mercado de jogos em si, mas toda a movimentação de seu público ao redor dele. Afinal, o público gamer é exigente e valoriza uma conexão veloz, estável e confiável. Dessa maneira, estando familiarizado com essas exigências, os provedores podem se destacar e ampliar seu público consumidor.

Se você quer saber mais sobre nossos serviços de fibra óptica e conexões de internet, assim como estratégias para provedores, não deixe de conferir outros posts em nosso blog! Nós também temos E-books gratuitos disponíveis sobre assuntos e conteúdos para o mercado de provedores. Deixe suas dúvidas e comentários abaixo!

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()