Blog

Internet das coisas: excelente oportunidade para integradores

Um mundo novo está emergindo. Se você acha que estamos suficientemente conectados, ou hiperconectados, como se costuma chamar a geração atual, está muito enganado. A expectativa é sempre e cada vez mais tudo estar conectado a tudo. E essa tendência é chamada de Internet das Coisas, sob a sigla IoT (Internet of Things, em inglês); que, em resumo, quer dizer que tudo estará conectado à internet e a internet conectada a tudo.

Aos poucos, a Internet das Coisas está tomando seu lugar. Casas que abrem com um comando pelo smartphone, veículos conectados à internet para cálculo de rotas e trânsito, etc. E isso irá mais além: seu despertador pode estar conectado à central de tráfego de sua cidade para automaticamente definir o horário ideal para que você acorde e não chegue atrasado – e, quando possível, durma um pouco mais. Chips poderão ser implantados nas pessoas para monitorar sinais vitais, conectados ao seu médico de confiança, entre muitas outras possibilidades. Esse é um novo mundo que se abre e para o qual os integradores devem estar preparados.

Com tanto serviço podendo ser disponibilizado, as infraestruturas desde já precisam estar preparadas para receber essa banda larga de alta velocidade, imprescindível para a oferta da Internet das Coisas. Assim, mesmo que ainda não existam todos esses serviços totalmente conectados em hospitais, condomínios e empresas (embora muita coisa já esteja acontecendo nesse sentido), esses empreendimentos certamente irão disponibilizá-los em um futuro próximo. Para isso, é necessária a implementação de uma rede robusta, que esteja pronta para suportar tanta conexão em breve.

É por isso que os integradores precisam educar os seus clientes, para que eles não se deparem com a possibilidade de oferta dessas inovações sem que estejam preparados para efetivamente disponibilizá-las. Com uma ótima infraestrutura de rede hoje, o futuro, com a Internet das Coisas, estará garantido.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()