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Ainda há espaço para crescer no mercado de telecom?

Apesar de o mercado de telecom estar extremamente maduro, existem maneiras de expandir e melhorar a oferta de serviços

A maturidade do mercado de telecom no Brasil chegou a um nível fascinante. Hoje, já contamos com players que oferecem serviços diversificados e com qualidade. Diante desse cenário, ainda é possível crescer? Acreditamos que sim. Abaixo, apontamos quatro fatores que podem ajudar um provedor a expandir suas atividades e alcançar novos públicos.

Vale a pena observar os seguintes pontos:

Capilaridade expandida com ajuda da tecnologia

Com a infraestrutura atual, você consegue entregar um certo nível de serviço para seu público. Hoje, existem tecnologias que permitem aumentar a capacidade de banda ou até expandir a área de atuação com a estrutura que você possui, exigindo apenas algumas adaptações. Inclusive, alguns fornecedores brasileiros conseguem entregar soluções adaptadas às realidades regionais e aos sistemas usados na sua empresa.

Tecnologias aplicáveis em locais descobertos

Indo um pouco além do tópico anterior, sua empresa pode encontrar oportunidade de expansão em áreas até hoje não exploradas por outros provedores. Tecnologias como o rádio permitem entregar conexão à internet em regiões dificilmente conectáveis por outros meios. É claro que, nesses casos, é necessário fazer um certo investimento. Por isso, vale a pena analisar essas regiões e a demanda latente por internet.

Diversificação na carteira

Em 2013, vimos as operadoras brasileiras investirem de forma cada vez mais intensa no triple play. Eis um bom exemplo de diversificação de carteira para provedores: além de internet, é possível oferecer TV por assinatura, serviços de voz, entre outros.

Outro meio de diversificar a carteira é investir em novas tecnologias para prover internet. Um exemplo: se você trabalha com conexões via cabo coaxial, talvez valha a pena começar a considerar a fibra óptica como nova possibilidade, que pode se desdobrar até em um serviço diferente.

Upselling de serviços

upselling é uma tendência cada vez mais forte no varejo, que aproveita o bom índice de consumo das famílias brasileiras para oferecer mais produtos e serviços ao cliente. Seu provedor também pode trabalhar com esse modelo: oferecer conexões mais rápidas por preços diferenciados, vender links dedicados, entre outros serviços. Vale a pena analisar sua carteira atual e verificar quais pontos permitem fazer upselling com a infraestrutura que você possui hoje.

Restou alguma dúvida? Poste nos comentários que faremos o possível para ajudá-lo.

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