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3 dicas para inspirar sua equipe e aumentar as vendas

O aumento da competitividade no mercado de banda larga, assim como a perspectiva positiva de crescimento do setor exige um posicionamento das empresas. Nesse contexto, repensar o modelo de negócio, criar novos produtos e oferecer mais serviços no portfólio, entre outras ações pontuais, podem ser determinantes para aumentar as vendas.

Antes de passar a ofertar um produto ou serviço, as prestadoras de internet precisam estar atentas às mudanças tecnológicas. Há tendências que devem provocar transformações radicais no mercado e é preciso direcionar corretamente o planejamento estratégico. Os ISPs precisam se inspirar no modelo de negócio das startups para desenvolverem melhores práticas empresariais e inovar em seus processos operacionais.

Durante o evento ISP Next Summit, promovido pela Cianet, Silvia Folster – CEO da empresa, reforçou a importância dos empreendedores do mercado de provedores regionais olharem para o futuro de forma mais estratégica. “Inovação pode estar na forma como você lida com seu cliente. Mude o jogo pensando no usuário. Até 2020, 50% dos investimentos em produtos e serviços serão relacionados à experiência. O provedor tem que entender e melhorar essa experiência e utilizar a tecnologia, não como foco principal, mas como meio de entregar valor”.

Esse tipo de iniciativa irá garantir o sucesso do negócio a longo prazo. Isso porque, para se manter competitivo em um mercado cada vez mais dinâmico e concorrido, é preciso ir além de apenas oferecer um produto para conseguir aumentar as vendas.

Confira no eBook sobre transformação digital, lançado pela Cianet, como o seu provedor pode se preparar para aproveitar as oportunidades de negócio.

Confira dicas para inspirar sua equipe e aumentar as vendas

No livro Receita Previsível, o especialista em vendas Aaron Ross, junto a Mary Lou Tyler, explicam como conseguiram alcançar uma receita extra de mais de cem milhões de dólares para a empresa americana Salesforce. Na visão dos autores, entender o seu público é fundamental para determinar as estratégias mais adequadas para aumentar as vendas.

Afinal, identificar as demandas e saber ouvir os clientes é essencial para superar os desafios de um provedor. Mas não só isso, é importante ouvir os próprios vendedores e funcionários. Muitas vezes, eles podem ter uma percepção e gerar insights interessantes para melhorar um determinado produto ou serviço.

Reunir-se com seu time de vendas periodicamente para uma bate-papo, pode trazer grandes descobertas. Ficar atento às oportunidades de negócios em andamento e monitorar os GANHOS e PERDAS também darão insights para melhoria nas ofertas e entender a visão do cliente.

Saiba quais são as 3 principais dicas que os especialistas no ramo apresentam neste livro, que é considerado a “Bíblia de vendas do Vale do Silício”.

1. Inclua vendedores no planejamento das novas ações e programas

Ao desenvolver um novo modelo de negócio, produto ou serviço, questione sua equipe de vendas para verificar se eles gostariam de ver suas opiniões incluídas nas novas ações e programas da empresa. Descubra qual seria a real opinião deles como gestores do negócio.

Da mesma forma que é importante ouvir os insigths dos clientes nas fases iniciais do desenvolvimento de um produto, você pode evitar uma série de problemas e frustrações se incluir os vendedores logo no início do processo.

A iniciativa deve partir da gestão, de forma que não seja encarada pelos vendedores como uma obrigação. Solicite voluntários que estejam dispostos a participar e contribuir de alguma forma, seja apresentando ideias ou conduzindo o processo. Portanto, incentive a participação de todos da equipe de vendedores, mas não obrigue aqueles que não demonstraram interesse em participar.

2. Teste os novos programas de vendas

Elabore um rascunho do seu programa ou regra, e submeta-o às equipes para obter feedback. Teste-o. Corrija os erros ou faça ajustes necessários rapidamente, antes que o programa seja enviado a todos da equipe de vendas. Isso significa que você precisa se planejar para o próximo ano e adequar os planos de remuneração de acordo com a necessidade da sua equipe de vendas antes do ano terminar.

Outra forma de engajar o time nos programas de vendas é compartilhando os cases de sucesso. Encontros periódicos para que seus vendedores possam compartilhar o que deu certo e quais foram os aprendizados podem fazer a diferença no aperfeiçoamento do programa e engajamento da equipe.

3. Pesquisa de satisfação

Seus vendedores estão satisfeitos com o suporte que recebem e o ambiente de trabalho? Quais ferramentas ou questões relativas ao ambiente são insatisfatórias?

Você pode fazer esse tipo de pesquisa nos corredores da empresa, colocando a questão nas reuniões de vendas ou simplesmente usando um aplicativo. Pode ser algo trabalhoso e que exige um certo grau de criatividade, mas envolver sua equipe de vendas no desenho dos produtos que irão vender eleva a moral, o engajamento e aprimora as ferramentas de vendas. Tudo isso leva a mais resultados.

Tente fazer isso na sua área de vendas e depois implante no restante da empresa.   

Aproveite para conferir mais dicas que a Cianet disponibiliza nos conteúdos do blog para aumentar as vendas: Como provedores podem gerar mais vendas com Marketing Digital.

E você, tem outras dicas para atingir um público maior e aumentar as vendas dos seus serviços de internet? Escreva nos comentários abaixo e venha participar da conversa!

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