Tudo o que você deve saber sobre protocolo IGMP

O protocolo IGMP permite maior aproveitamento de recursos de uma rede IPTV e descarta tráfego excessivo, mas exige que os equipamentos funcionem nesse modelo

O assunto IPTV é recorrente aqui no blog da Cianet – nós já falamos sobre os serviços IPTV e as suas métricas de qualidade, por exemplo. Dando continuidade à temática, hoje vamos abordar o protocolo IGMP (Internet Group Management Protocol). Esse tipo de protocolo assimétrico é utilizado pela TV digital como meio de transporte de seu conteúdo.

O IGMP é utilizado em IPTV pelo seguinte motivo: no sistema, um canal é transmitido somente a um grupo de set-top-boxes que estão ‘assistindo’ àquele canal. Já os que não estão recebem o fluxo daquele canal, o que acaba otimizando a utilização da rede – já que o fluxo de dados do canal é enviado exclusivamente aos sintonizados.

Um protocolo IGMP garante que o set-top-box informe aos equipamentos de rede que ele deseja assistir a determinado conteúdo. No entanto, para funcionar bem, todos os equipamentos devem suportar esse tipo de protocolo – aspecto que os provedores que ofertam TV digital devem estar atentos.

Do contrário, o equipamento de rede (switch, OLT ou ONU), deixa de ser multicast para tornar-se broadcast. Isso resulta em uma transmissão em que todos os canais são enviados para todos e, consequentemente, há uma geração excessiva de tráfego de rede.

Em suma, também há um controle dos membros de um grupo de multicast IP, gerenciando os grupos e monitorando a entrada e a saída dos hosts participantes. Trata-se de um requisito básico de implementações para hosts que desejam enviar e receber pacotes multicast. As mensagens IGMP são encapsuladas em datagramas IP, com um número de protocolo IP igual a 2.

Fonte: Cianet e Notloaded