Redes GEPON: características, aplicações e o futuro da tecnologia

Já abordamos no blog o comparativo entre as redes ópticas mais utilizadas: GEPON e GPON. Neste post, vamos explicar mais sobre a rede GEPON, para que você saiba mais detalhes sobre ela. Mais adiante, abordaremos as redes GPON detalhadamente.

A rede GEPON, ou Gigabit Ethernet Passive Optical Network, é o nome comercial do padrão Ethernet (EPON), que começou a ser estudado por um grupo criado pela IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) em Janeiro de 2001. O nome desse grupo é EFM (Ethernet in the First Mile, ou Ethernet na primeira milha).

Em 2004 foi lançado o primeiro protocolo comercial do EPON, o IEEE 802.3ah, comumente conhecido e utilizado hoje em dia. Esse protocolo teve massificação entre 2005 e 2009 em toda Ásia e Oceania, e hoje em dia predomina o uso no Brasil em provedores que oferecem o FTTx.

Atualmente, o GEPON consegue entregar velocidades simétricas de 1,25 Gbps e trabalha nativamente com o protocolo Ethernet, suportando transmissões full-duplex, para transmissão e recepção do sinal na mesma fibra. Para operação em modo full-duplex, os sistemas GEPON multiplexam os sinais de transmissão da OLT para as ONUs (downstream), e também das ONU’s para a OLT (upstream) por meio de diferentes comprimentos de onda de luz: 1490nm para os sinais downstream e 1310nm para os sinais upstream.

Equipamentos para redes GEPON: OLT e ONU

Para implantar uma rede GEPON, são necessários dois tipos de equipamentos: OLT (Optical Line Terminal) e ONU (Optical Network Unit). A OLT normalmente fica no central de telecomunicações de uma empresa ou condomínio que utilize o PONLAN, ou nos casos de provedores de internet, fica na central de operações ou em pontos de presença espalhados pela cidade de atendimento. Já a ONU normalmente fica no usuário final, e pode também ficar alocada em postes próximo aos usuários (FTTc) ou em centrais de apartamentos (FTTa). As ONUs convencionais possuem geralmente uma interface WAN tipo 802.3ah e uma ou mais interfaces tipo 802.3 para a conexão com o usuário assinante.

Características técnicas das redes GEPON

  • Velocidade simétrica de 1,25 Gbps;
  • Suporte para serviços de internet, incluindo vídeo;
  • Atende até 64 ONUs para cada OLT;
  • Sistema simples de gerenciamento;
  • O serviço de OAM (Operação, Administração e Gerenciamento) é definido pela Ethernet;
  • Utiliza um cabeçalho fixo para transmitir dados do usuário na forma de um pacote de 1518 bytes;
  • Pacotes transmitidos em padrão Ethernet;
  • Tráfego transportado em protocolo IP.

Aplicações da tecnologia GEPON

Em termos gerais e comparada à tecnologia GPON, a GEPON tem uma menor capacidade de banda e de números de clientes e, portanto, é mais indicada para ISPs que estão iniciando operações em fibra ou possuem uma menor variedade de serviços. O GEPON trabalha nativamente em protocolos Ethernet, o que torna seu uso mais fácil em aplicações usuais de transporte de dados e vídeo.

Além disso, é ideal para aplicações de nicho, como, por exemplo, em condomínios, prédios e centros comerciais. Nestes casos, o GEPON pode substituir a utilização de conversores de mídia, proporcionando mais possibilidades na rede com a agregação de novos serviços, além de maior velocidade e tráfego de dados com menos latência e mais qualidade.

Futuro da tecnologia GEPON

A tecnologia GEPON está em constante evolução e a norma IEEE802.3av já vem sendo escrita e aperfeiçoada desde 2006 para que redes 10G-EPON possam entrar em operação. A proposta é que seja lançado dois modelos de operação simétrico 10Gbps de upstream e downstrem e o assimétrico de 10 Gbps de downstream e 1 Gbps de upstream. A tecnologia também terá operação coexistente com o GEPON, pois trafegam em comprimentos de onda diferentes, facilitando assim a atualização da rede do provedor.

Restou alguma dúvida sobre as redes GEPON? Comente abaixo que responderemos em breve!