Blog

Redes FTTx: Entenda onde utilizar um splitter desbalanceado na sua rede

O splitter desbalanceado é um importante equipamento utilizado em projetos de redes ópticas passivas (PON) com fibras de ponto multi-ponto indicado na instalação em condomínios, prédios, áreas industriais e residenciais. Assim, uma única fibra óptica serve a múltiplos locais. A utilização de splitters é ideal para atender múltiplos pontos utilizando uma única porta PON da OLT, sendo que os dois modelos mais recomendados nesses casos são os splitters balanceados e os desbalanceados.

Saiba quando utilizar os modelos de splitters balanceado e o desbalanceado.

O splitter desbalanceado, também conhecido como FBT (Fused Biconical Taper), possui apenas uma porta de entrada e limita-se a duas de saída. O equipamento é fabricado a partir da fusão de duas fibras independentes: os claddings das fibras são fundidos em uma pequena região para gerar transferência de energia por acoplamento (proximidade). É montado em um vidro ou substrato de quartzo, dentro de um tubo metálico. As características gerais desse material são:

  • Baixa polarização dependente por perda;
  • Alta estabilidade e confiabilidade;
  • Vários modelos de acoplamento.

Um splitter desbalanceado é um equipamento passivo não gerenciável. Esse dispositivo óptico gera uma perda não uniforme na intensidade do sinal que trafega por ele. Veja a ilustração abaixo para entender o papel deste equipamento para aplicações ponto-multiponto:

Splitter Desbalanceado: entenda onde utilizar o dispositivo óptico em Redes FTTx

Ao se trabalhar com splitter desbalanceado, há a oportunidade de atuar com uma topologia de barramento, na qual utiliza-se somente uma única fibra e com o auxílio do modelo desbalanceado se faz a divisão com uma baixa perda na rede. Assim, o restante da rede não é impactado de maneira brusca, sendo a perda mais alta localizada no ponto de derivação, que pode ser desde um único cliente ou um splitter balanceado atendendo mais clientes. Dessa forma, o provedor de internet pode entregar mais planos sem perda significativa.

Em projetos de redes ópticas passivas (PON) planejados de forma adequada, é viável utilizar um splitter desbalanceado para obter menos atenuação no cabo de fibra óptica, evitando efeito cascata nas caixas de emenda.

A vantagem do uso do splitter desbalanceado é a garantia que o dimensionamento seja adequado, podendo chegar próximo à distância máxima, referente à potência óptica do SFP conectado à porta PON da OLT.

Os splitters desbalanceados, dividem a potência de entrada de forma assimétrica nas saídas, sendo que a relação entre entrada e saída é de 1:2 e a divisão de potência entre as portas de saída ocorre em passos de 10% (60/40, 70/30, 80/20, 90/10) ou de 5% (65/35, 75/25, 85/15, 95/5), visando a atender ramos com atenuação diferenciada.

Confira as especificações detalhadas do splitter desbalanceado

O dispositivo ótico é considerado uma excelente opção a provedores que desejam promover a interiorização do acesso à banda larga, ampliando sua carteira de clientes em regiões remotas onde as grande operadoras não atuam. Afinal, trata-se de um equipamento indicado para ser utilizado em zonas rurais, por exemplo, onde a internet muitas vezes é incipiente. Nesse aspecto, é possível observar uma possibilidade real de faturamento das operadoras, com manutenção da qualidade dos sinais.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com nossos especialistas via atendimento digital.

Texto publicado originalmente em 6 de outubro de 2014.

27 comentários sobre "Redes FTTx: Entenda onde utilizar um splitter desbalanceado na sua rede"

  • boa noite !!!

    Poderia me fornecer um catalogo sobre topologia splintter ( ftth ) !?

    obrigado !!!

  • Bom dia,

    Estou estudando sobre FTTH e tenho algumas dúvidas em relação a splitter desbalanceado, porém não estou encontrando material que me ajude a compreensão deste assunto.
    Como definir a razão de acoplamento do splitter desbalanceado no caso de derivação para atendimento a uma CTO (8 e 16 saídas) e no caso de derivação para um outra rua como definir?
    Desde já agradeço o contato.
    Obrigado!

    Att,
    Fernanda R. Gomes

    • Bom dia, Fernanda. Para definir a razão de acoplamento basta ter o esboço da topologia de rede PON e através dos cálculos de perdas​ ​definir qual melhor splitter​ ​desbalanceado se adequará ao trecho em​ específico de​ ​observação da rede. Ficamos à disposição.

  • quero em plantar esse sistema gpom e quero saber deos tem como dizer
    cust

    • Olá Josivan, obrigado por ler o nosso Blog! O custo para implantação de uma rede GPON vai depender do seu projeto e de quantos pontos de acesso (clientes) você pretende atender. Que tal bater um papo com uma de nossas consultoras? Assim poderemos entender melhor quais são suas intenções e lhe ajudar da melhor forma. Fale conosco através do telefone (48) 2106-0131 ou pelo e-mail vendas@cianet.ind.br.

  • Posso utilizar ate quantos pontos (ONT’s) na mesma fibra (núcleo)?

    • Olá Rodrigo! A quantidade máxima de ONT’s por fibra óptica quem vai definir são os splitters e a tecnologia utilizada. Se for com EPON, pode-se utilizar até uma razão de divisão de 64 pontos, se for GPON, pode-se utilizar até uma razão de divisão de 128 pontos. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição. Até mais!

  • Bom dia. Se eu não usar o slplitter desbalanceado, Uma das saídas de um splitter de um para 12, consegue jogar a potência a mais quantos metros. Sabendo que pra chegar nesse ponto a fibra já percorreu 4 quilômetros. Eu consigo colocar mais outros splitters à frente??

    • Olá @disqus_km0SGqqLQE:disqus! Não existe splitter 1×12, você deve estar se referindo ao splitter 1×16, certo? Ele apresenta perda de 13,7 dBs por ramificação. Com esse dado você pode fazer o orçamento de potência e verificar se pode ser instalado outro splitter a frente​. Sem fazer o orçamento de potência, não é possível saber se o sinal vai chegar a ONU. Abraço!

  • Clleytton Melo disse:

    Bom dia. alguém poderia min tirea uma duvida existe splitter desbalanceado de 1×4 1×8 1×16

  • Olá Gostaria de executar varios testes em uns GPON pra isso vou motnar uma OLT e preciso simular atenuações. Qual seria a melhor maneira de executar esses testes? Posso usar qualquer splitter?

    • Olá ​@disqus_fNqd687zSV:disqus! ​Que tipo de testes de atenuação você vai fazer? Você pode usar qualquer splitter para isso, mas se for testes em bancada, é melhor utilizar um splitter que dê uma atenuação de pelo menos 7dBs para não correr risco de queimar a cabeça óptica da ONU. Abraço!

  • cesar alves galdino da silva disse:

    eu posso colcar 12 fibras e uma unica porta pon?

  • boa tarde,Quantos Splitter posso usar em uma fibra, exemplo coloco um splitter 1×8 logo Apos coloco cabo Drop de 2FO sigo adiante colocando mais um splitter 1×8 assim sucessivamente…..

  • Edison Vander Miranda disse:

    amigo ate quantas ramificacoes posso fazer com splitter em rede epon e tambem na rede epon? ( cascatear os splitters )

    • Olá @edisonvandermiranda:disqus! Numa rede EPON pode ser conectadas até 64 ONUs e numa rede GPON pode ser conectadas até 128 ONUs, geralmente são feitos de 2 até 3 níveis de cascateamento, mas você precisa ficar atento ao cálculo de atenuação do projeto.

  • Geovani Dionisio disse:

    bom dia…
    suponha que eu quero cruzar três bairro, quantas caixas (cto) posso ramificar começando com splitter 1/8 usando apenas uma fibra de 1 via com EPON, em cada cto termino com um switch deixando a rede mista.

  • antonio lustosa de queiros fil disse:

    Posso usar um splitter desbalanceado 1*2 2*98% numa caixa de 1*8?Sendo que 2% p/ caixa de 1×8 e 98% seguindo adiante com um dropper pra outra caixa?

    • Olá @a@antoniolustosadequeirosfilho:disqus! A conexão do splitter desbalanceado com o splitter balanceado como você mencionou, pode ser feita sim dependendo do projeto, o que não é recomendado é a utilização do cabo drop para interligar CTOs, o ideal seria a utilização de um cabo AS.

  • Bom dia, estou iniciando uma rede nova de fibra com cabo drop 12FO, porém não sei qual splitter utilizar se balanceado ou desbalanceado, preciso que seja de 1×4?

    • emiliano neto disse:

      Olá meu jovem, olha, se você usar um splitter de 1/2 Desbalanceado, logo na primeira fibra de sinal de cada Gbiqui, fica show, as ONU`s alinham Beleza, e se fizer uma boa acomodação o sinal fica perfeito, nos Primários use splitter reforçados, nos Secundários, pode usar os spitter que são coloridos funcionam bem.

  • Ola, ja fiz 2 redes com spliter desbalanceado, e sempre usei caixas de 1/16, usando 8 caixas. E obtendo sinal no máximo de -20. A minha pergunta é, consigo colocar 16 caixas de 1/8? Duplicando os spliters?

    • Beatriz Cardoso disse:

      Olá Glauber! Sua rede já está com -20dBM de atenuação, então caso você adicione um spliter de 1/8 que atenua em média 10,5dBm a sua rede irá ficar com uma atenuação aproximada de -31 dBM, sendo assim ficará fora do range reconhecido pelas ONU’s que é de -2dBm a -27dBm.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()