Blog

Equipamentos para ampliar a sua rede de fibra óptica

Se a sua empresa conta com uma estrutura básica de equipamentos para rede de fibra óptica, você já deve conhecer o quanto ela é eficaz, garantindo velocidade e suportando uma grande quantidade de aparelhos simultaneamente.

A transmissão via rede de fibra óptica apresenta ainda vantagens como segurança do sinal, prevenção de falhas e maior durabilidade em relação a outras tecnologias como o fio de cobre.

Portanto, não há dúvidas de que a rede de fibra óptica seja a tecnologia ideal para permitir tráfego rápido e estável para os dados da sua empresa. Mas pode ser que a atual rede já não seja mais suficiente para a sua necessidade, sendo necessário ampliá-la.

Neste artigo, trazemos todos os equipamentos de que você precisa para ampliar a sua rede de fibra óptica. Mas, antes de tudo, é importante que você se atente à qualidade desses equipamentos.

O que observar ao escolher os equipamentos para ampliar a sua rede de fibra óptica?

Ao buscar um fornecedor é muito importante optar por parceiro nacional, que irá garantir a qualidade da sua rede. Há quem opte por importar da China ou até mesmo adquirir equipamentos usados para o seu provedor de internet. No entanto, essas modalidades de aquisição não oferecem suporte ao cliente, ou time de relacionamento e assistência técnica tal como a Cianet.

Quando você compra um produto sem apoio técnico, pode utilizá-lo sem instruções adequadas e acabar reduzindo a vida útil do equipamento. Os produtos comprados usados ou importados da China, Paraguai e etc, por vezes não possuem garantia. Além disso, um equipamento mal configurado pode não entregar o máximo de sua capacidade.

Ao comprar de empresas nacionais e especializadas no atendimento aos provedores regionais, você evita todos esses problemas. Seu provedor de internet pode contar com suporte técnico e soluções avançadas, desde a instalação até a expansão do atendimento. 

De quais equipamentos você precisa para ampliar a sua rede de fibra óptica?

Cabo drop

O cabo drop é o cabo utilizado para o acesso ao assinante. A fibra ideal para se trabalhar nos cabos drop é a do padrão ITU-T G.657A2, que possui um raio de curvatura ideal para utilização em dutos apertados ou congestionados. É importante ressaltar que os cabos de atrito reduzido e LSZH (Low Smoke Zero Halogen), como os da Cianet, são mais seguros e fáceis para a operação.

CTO

CTO é a sigla para Caixa de Terminação Óptica e atende células até 16 assinantes com suporte a adaptadores ópticos. O dispositivo deve ser instalado nos postes e sua comercialização pode ser com ou sem splitters. Caso o provedor opte por comprar sem, deve adquirir separadamente o splitter e adaptador óptico para utilizar junto à CTO.

Splitter

Os splitters são componentes passivos de uma rede óptica que têm como finalidade dividir o sinal óptico, permitindo a topologia P2MP, o que aumenta a ramificação da rede e deixa-a com mais capilaridade.

Conector de rede de fibra óptica

Os conectores ópticos são dispositivos que servem de interface entre a conexão da fibra óptica de um cabo com os dispositivos de uma rede óptica, fazendo a conexão entre os cabos e splitters, PTOs, ONUs, atráves de adaptadores ópticos. Também têm a função de ligar equipamentos passivos e unir dois cabos através do processo de conectorização.

Adaptador de fibra

Os adaptadores de fibra são componentes que têm a função de unir dois conectores, fazendo com que o sinal óptico fique preciso. Eles também são utilizados em elementos da rede como equipamentos, distribuidores internos ópticos, caixas de emenda, pontos de terminações ópticas, elementos passivos de redes (PON), sendo responsáveis pela interligação do cabo óptico instalado nesses dispositivos. Em equipamentos como ONUs o adpatador óptico já vem embutido no próprio equipamento e basta você conectar 

ONT ou ONU

O Optical Network Terminal (ONT) ou Optical Network Unit (ONU) é o aparelho em que os sinais ópticos transformam-se em sinais elétricos para uso nas instalações do cliente. Existem vários modelos de ONT/ONU, desde os mais simples, com apenas uma porta Ethernet, até os com Wi-Fi, Ethernet e voz, por exemplo.

A Cianet possui todos os equipamentos para expansão de redes de fibra óptica, além de oferecer o suporte necessário para auxiliar os provedores regionais na ampliação de suas atividades.

Gostou do artigo? Compartilhe conosco suas dúvidas e impressões sobre o artigo em nossos comentários. Acompanhe nossas publicações aqui e conheça as últimas novidades do mercado de telecomunicações.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()