Blog

ONU Híbrida: características e vantagens para o seu provedor

A ONU Híbrida é uma característica que permite que o equipamento funcione com tecnologia EPON ou GPON, sem necessidade de troca. A principal vantagem dessa tecnologia é tornar a conexão múltipla, evitando que o provedor fique limitado  a apenas um recurso ou outro. Com a ONU Híbrida o provedor pode aproveitar os benefícios de ambas as tecnologias, ampliando suas oportunidades e possibilidades de atuação.

Neste artigo, você vai entender como funciona uma ONU Híbrida e suas principais vantagens. Confira!

Como funciona e quais as vantagens da ONU híbrida?

A ONU (Optical Network Unit) é o equipamento, instalado no usuário final, que é necessário para fazer a conexão com a rede PON e o OLT. O recurso utiliza tecnologia passiva para transferência de dados bidirecional. Isso acontece por uma única fibra óptica, em distâncias de até 20km. Assim, não existem ativos entre a ONU e o OLT. 

O uso da ONU é necessária quando o provedor evolui a sua infraestrutura de rede, saindo de uma EPON e indo para uma GPON. No entanto, ao utilizar uma ONU híbrida o provedor não terá que fazer esse upgrade de equipamento, pois o sistema também se conecta a Rede GPON. Dessa forma, é possível adquirir a ONU híbrida desde o início ou para novos projetos, e utilizá-lo em sua rede EPON; quando a infraestrutura precisar evoluir para a rede GPON, o provedor já estará preparado.

De forma prática, podemos dizer uma ONU híbrida oferece diversas vantagens para os provedores que estão começando no mercado ou que desejam expandir para outras regiões. O processo de crescimento acontece de forma automática, não sendo necessário adquirir novos recursos para suportar a infraestrutura.  

Outro vantagem é que o sistema é compatível com multimarcas, o que elimina a preocupação de buscar ferramentas compatíveis. Muitas vezes esse é um obstáculo para a expansão, pois o provedor investe em equipamentos importados que não são compatíveis com outras soluções.

Além disso, com uma ONU Híbrida o provedor conta diretamente todos os benefícios das tecnologias GPON e EPON. Relembre ou conheça a seguir as principais características e diferenças das redes Pon.

Quais são as características e diferenças entre as redes GPON e EPON?

As redes PON utilizam o sinal óptico (luz) no meio físico, dessa forma, não precisam de energia no meio de transmissão e, por isso, são definidas como passivas. As tecnologias EPON e GPON são as mais conhecidas e utilizadas para o tráfego de dados. 

As duas tecnologias usam a arquitetura FTTx . Nesse caso, o “x” é o ponto de chegada da fibra que pode ser FTTH (Fiber to the home – Fibra até a casa), FTTB (Fiber to the building – Fibra até o prédio) ou outro ponto para onde a fibra deve ser levada.

Existem duas formas de fazer a transmissão do sinal óptico em uma rede PON:

  • OLT (Optical Line Terminal): redireciona o sinal por meio da fibra óptica até os divisores ópticos passivos (splitters);
  • ONU (Optical Network Unit): terminais de usuários que integram os dados de áudio, vídeo, sistema de segurança, sistema de automação, transmitidos em uma única rede óptica passiva.

As tecnologias EPON e GPON são as mais procuradas para o desenvolvimento de uma infraestrutura de rede com velocidade, qualidade e transmissão de dados com alta qualidade. 

No entanto, ambas se diferenciam em alguns pontos. A começar pela velocidade de transferência. A EPON tem uma velocidade simétrica: 1,25 Gbps no downstream e no upstream. A GPON tem velocidade de dados assimétrica: 2,5 Gbps no downstream e 1,25 Gbps no upstream.

Além disso, uma rede GPON é mais indicada para provedores de internet que contam com muitos usuários e serviços. Isso porque a tecnologia permite ganhos de escalabilidade, no médio e longo prazo. 

A rede GPON oferece, também, alta performance, velocidade e melhor qualidade na conexão. Esses diferenciais se destacam no contexto atual, em que o uso de banda tem sido mais intenso, devido ao consumo de vídeos e serviços de streaming.

Para quem está começando a ofertar seus serviços, a rede EPON é a mais indicada. Por ser uma tecnologia anterior à GPON, essa rede apresenta baixa complexidade. O investimento em uma rede como essa é mais acessível, mesmo oferecendo alta qualidade.

Saiba como escolher a tecnologia ideal para a sua rede: EPON ou GPON?

epon vc gpon


De olho no futuro

Outro ponto que vale a pena destacar é que a rede GPON está em crescimento e a tendência é que ela se torne predominante no mercado, substituindo a rede EPON no futuro. Isso porque o novo comportamento do usuário tem aumentado a demanda por internet, exigindo que os provedores invistam em tecnologias que promovam maior velocidade de conexão e  qualidade no tráfego.

Por isso, quem está entrando agora no mercado precisa pensar no curto e longo prazo. Ou seja, pode ser que o tipo de navegação do seu cliente exija um investimento que você não está preparado. Assim, o investimento em uma ONU híbrida, pode ampliar suas oportunidades de crescimento e expansão.

Quer saber mais sobre a ONU híbrida, como esse recurso funciona e como pode ajudar o seu provedor a ganhar escalabilidade? Converse com nossos especialistas

 

Provedores em expansão

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()