Blog

ONU híbrida Wi-Fi: vantagens e modos de configuração

Antes de entender o que é uma ONU híbrida Wi-Fi, é importante que você recorde o que é uma ONU.
ONU é uma sigla em inglês que correspondente a Optical Network Unit. Em português, Unidade de Rede Óptica. Esse é o equipamento que deve ser instalado no seu cliente, transformando o sinal óptico da fibra em sinal elétrico para oferecer o serviço de internet ao usuário.

Dentre os vários tipos de ONU, existe a ONU híbrida, que leva esse nome porque permite que o equipamento funcione tanto com tecnologia EPON quanto com tecnologia GPON.

Confira também:  “Diferença GPON e EPON: em qual tecnologia investir?”

E, dentro das ONUs híbridas, há duas subdivisões: ONU híbrida bridge e ONU híbrida Wi-Fi. Neste conteúdo, vamos falar sobre esses modelos e o que você precisa observar para escolher o mais adequado para o seu provedor. Confira!

Quais são as diferenças entre os modelos de ONU híbrida?

ONU híbrida bridge (sem Wi-Fi)

O modelo de ONU híbrida bridge não possui Wi-Fi, portanto exige que o provedor instale também um roteador Wi-Fi no cliente para que seja possível o funcionamento. Esse roteador, dependendo do plano do usuário, pode ser com Wi-Fi N ou Wi-Fi AC.

Ou seja, para que o cliente final tenha Wi-Fi usando esse modelo de ONU híbrida bridge, é necessário contar com um roteador doméstico.

Confira também: As vantagens e desvantagens de usar uma ONU e um roteador doméstico

 

ONU híbrida Wi-Fi

Já o modelo de ONU híbrida Wi-Fi tem o Wi-Fi incluso e, portanto, não precisa de roteador para funcionar. Esse modelo também pode ser com Wi-Fi N ou Wi-Fi AC, de acordo com o plano de internet do cliente.

Saiba mais em Como funciona uma ONU Wi-Fi?

Para quais planos cada tipo de Wi-Fi é indicado?

O Wi-Fi N é recomendado para planos de até 80 MB. Se o plano for acima de 100 MB, o ideal seria usar Wi-Fi AC. Isso tanto para ONU híbrida bridge (sem Wi-Fi) quanto para ONU híbrida Wi-Fi.

A diferença é que, para a ONU híbrida bridge, é necessário usar roteador (Wi-Fi N para até 80 MB e Wi-Fi AC para acima de 100 MB).

Enquanto que, para a ONU híbrida Wi-Fi, não é necessário roteador porque o Wi-Fi está embutido.

Resumindo:

ONU híbrida bridge ONU híbrida Wi-Fi 
Para planos de até 80 MBPara planos acima de 100 MBPara planos de até 80 MBPara planos acima de 100 MB
Precisa de roteador Wi-Fi NPrecisa de roteador Wi-Fi ACNão precisa de roteador, mas ONU deve ser Wi-Fi NNão precisa de roteador, mas ONU deve ser Wi-Fi AC

 

Confira também: Wi-Fi N e AC: saiba as diferenças para o seu cliente

 

Por que optar pela ONU híbrida Wi-Fi?

Provedores que estão iniciando geralmente optam por EPON porque os equipamentos de OLT e ONU dessa tecnologia são mais baratos.

Por exemplo, o provedor pode ter uma OLT EPON e ONUs híbridas para atender 1.000 clientes. Depois de um tempo, se esse provedor decidir expandir, basta que ele adquira uma OLT GPON para atender um número maior de clientes. Como as ONUs que estão nos clientes finais são híbridas, não será necessário trocá-las porque funcionam tanto com EPON quanto com GPON.

Por outro lado, se o provedor que está começando opta por ONUs apenas EPON para funcionar com sua OLT EPON, quando ele quiser expandir para GPON, terá que substituir não somente a sua OLT, mas também todas as ONUs nos clientes para GPON, o que poderá significar um investimento bastante alto.

Portanto, a vantagem de usar ONU híbrida Wi-Fi é que, se o provedor mudar de tecnologia, só precisará trocar a OLT, mantendo as ONUs nos clientes sem nenhuma alteração ou necessidade de substituição. Além disso, o modelo com Wi-Fi é mais prático, não precisando de roteador.

 

Então, existe alguma diferença entre ONU EPON ou GPON e ONU híbrida?

Em nível de qualidade, não existe nenhuma diferença. 

O que diferencia uma ONU EPON ou GPON de uma ONU híbrida é apenas a maneira como elas funcionam, mas o resultado é o mesmo.

Entenda melhor:

  • A ONU EPON só funcionará com OLT EPON.
  • A ONU GPON só funcionará com OLT EPON.
  • A ONU híbrida funcionará tanto com OLT EPON quanto com OLT GPON.

 

O que é preciso alterar na ONU híbrida Wi-Fi para mudar de uma tecnologia para outra?

Uma dúvida que é comum entre provedores que estão interessados em usar ONU híbrida é o que é necessário alterar no equipamento ao mudar de tecnologia.

Por exemplo, se o provedor tem ONUs híbridas nos clientes e está migrando de uma OLT EPON para uma OLT GPON, como fazer para que as ONUs identifiquem a mudança de tecnologia?

A resposta é: não é necessário fazer nada. Em alguns casos específicos pode ser necessário reiniciar a ONU, mas tirando isso a ativação é imediata. As ONUs híbridas recebem o sinal e detectam automaticamente a tecnologia que está sendo usada.

Portanto, você não precisa se preocupar em ter que fazer alterações na configuração das ONUs em mais de 1.000 clientes, por exemplo. Porque, assim que você mudar de EPON para GPON, todas as ONUs híbridas já identificarão a mudança.

Gosto do material? Se você ainda tem dúvidas sobre em qual tecnologia investir, sugerimos que confira este conteúdo:

epon vc gpon

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()