Blog

Por que adquirir um OLT GPON para redes ópticas

Um OLT GPON é um terminal de linha óptica (OLT – Optical Line Terminal, na sigla em inglês), sendo responsável pelo gerenciamento do sistema de uma rede GPON, oferecendo uma interface ao restante da rede. O terminal pode estar localizado na central de serviços por meio de uma interface PON ou de forma descentralizada.

O sinal óptico é transmitido pelo OLT por meio da rede de distribuição óptica (ODN – Optical Distribution Network). O OLT GPON é constituído por uma porta de enlace entre a rede de acesso e a rede metropolitana, controlando e administrando a transmissão das ONUs (Optical Network Units – Unidades de Rede Óptica). Portanto, é preciso controlar os níveis de amplitude do sinal, já que as ONUs estão localizadas em distâncias diferentes do OLT.

Explicando melhor, a função principal de uma ONU é fornecer acesso aos usuários, concentrando o tráfego até que possa transmitir os dados. A ONU pode se localizar em distâncias longas ou curtas do usuário final, como nas configurações FTTCab e FTTC, respectivamente, e na locação do usuário final, como nas configurações FTTH e FTTB. Nestas duas últimas, a ONU GPON é denominada Terminal de Rede Óptica (ONT – Optical Network Terminal).

Quando o OLT envia mensagens em broadcast, as ONUs reconhecem apenas mensagens destinadas a ela, ignorando as outras. Outra funcionalidade importante das Unidades de Redes Ópticas é a conversão do sinal óptico em elétrico para os dispositivos padrões, como telefones, computadores e outros equipamentos de aplicação do usuário final.

Outros equipamentos importantes em redes ópticas são:

  • Splitter: Distribui o sinal óptico de uma fibra para outras, aumentando a ramificação da rede.
  • CTO: A caixa de terminação óptica (CTO) é utilizada para acomodação e proteção necessária para a construção da rede óptica FTTx. Comporta a terminação do cabo backbone para conectar com o cabo drop low friction na rede.
  • CEO: A caixa de emenda óptica (CEO) protege as emendas e realiza a distribuição de cabos ópticos utilizados em redes aéreas e subterrâneas.
  • Cabo backbone: Responsável pelo transporte de dados.
  • Cabo drop low friction outdoor: Consolida a entrega do sinal ao usuário final.

Redes PON

Todos esses equipamentos são essenciais em uma rede de arquitetura FTTx, as chamadas redes PON, que constituem as EPON e as GPON. Falamos mais sobre GPON abaixo:

GPON

Sigla para Gigabit Passive Optical Network, as redes GPON são as mais indicadas para provedores de internet com um alto número de usuários e serviços. Além disso, a tendência de oferta de serviços com o uso intensivo de banda, como vídeos e serviços de streaming, torna a rede GPON mais adequada para a pulverização de serviços, devido à alta performance, velocidade e qualidade nas conexões.

Especificações das redes GPON

Antes de abordarmos mais especificamente o OLT GPON, vamos falar um pouco das peculiaridades das redes GPON, que são onde esses equipamentos são aplicados.  

As redes GPON possuem largura de banda assimétrica, de 2,5 Gbps para downstream e 1,25 Gbps para upstream. Sua plataforma é desenvolvida para operar multisserviços com diferentes protocolos, sendo encapsulados em protocolos GEM (GPON Encapsulation Method) para transporte, o que garante maior confiabilidade de sinal, atingindo até 93% de eficiência na transmissão. Seu alcance físico se mantém igual ao GEPON (20 km) e seu nível de splittagem é o dobro, ou seja, 128 ONTs por porta PON.

Em termos de segurança e proteções, o GPON é mais avançado que o GEPON, oferecendo criptografia AES-128 para os dados que são enviados das ONTs para o OLT, além de proteções do Tipo B, Tipo C e Dual Parented, que, quando implementadas, garantem redundâncias eficientes aos pontos que estão conectados.

As redes GPON são as mais indicadas para provedores de internet com um alto número de usuários e serviços. Além disso, a tendência de oferta de serviços agregados com o uso mais intensivo de banda, como vídeos e serviços de streaming, torna a rede GPON muito mais adequada, por conta de sua alta performance, velocidade e qualidade nas conexões. Além disso, essas redes suportam o backhaul de redes móveis, outra forte tendência.

Por consequência, o custo dessas redes se torna um pouco mais elevado em comparação com as redes GEPON, por exemplo. No entanto, o ISP consegue obter um faturamento muito maior, ofertando mais serviços para mais usuários.

Características técnicas das redes GPON:

  • QoS avançado
  • IPv6 e Dual Stacked IPv6/IPv4
  • Redundância PON
  • Redundância de Uplink
  • Funcionalidades de Segurança
  • Funcionalidades de Camada 3 no OLT
  • FEC
  • Controle contra ataques do tipo Storm
  • Implementação de MVR (Multicast VLAN Registration).

Em que redes utilizar o GPON:

  • ISPs com maior variedade de serviços
  • ISPs que pretendem agregar serviços diferenciados no futuro
  • ISPs que pretendem ampliar o número de usuários no futuro
  • ISPs que possuem assinantes com nível de SLA mais restrito
  • ISPs com exigências de QoS e controle mais avançados.

Como escolher um OLT GPON

A escolha da rede é um fator determinante para os ISPs. É preciso especificar bem os objetivos da rede, quem serão os usuários e quais serviços serão prestados por meio dela para elaborar um projeto de acordo com a necessidade de cada provedor. Uma consultoria neste momento é bastante válida, tanto para a escolha do tipo de rede a ser utilizado quanto dos equipamentos.

Vamos abordar especificamente os OLT utilizados nas redes GPON, em provedores já consolidados e que queiram agregar mais serviços à sua infraestrutura. Escolher o OLT GPON adequado é muito importante para, por exemplo, evitar que se faça um grande investimento em equipamentos que se tornarão obsoletos e dispensáveis em pouco tempo.

OLT GPON Stand Alone

O OLT GPON Stand Alone, ou pizza box, como é conhecido no mercado, é mais adequado para pequenos provedores, já que agrega um número mais reduzido de usuários e pode cobrir a demanda desses ISPs. Outra vantagem é que ele possui um valor bem mais baixo que o OLT modular.         

Outras características dos OLT GPON são as funções de roteamento, acesso e segurança. A atualização remota do software também é possível em alguns casos e pode ser um diferencial no momento de escolher o modelo ideal de OLT GPON.

Se você tiver alguma dúvida tanto sobre a escolha da rede adequada para o seu projeto quanto para a escolha dos equipamentos, como o OLT GPON, entre em contato com a equipe de especialistas da Cianet que ficaremos felizes em ajudá-lo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()