Blog

O que um treinamento de gerenciamento em OLT precisa oferecer?

Escolher uma OLT (Optical Line Termination) em uma rede óptica é um ponto crucial. Isso porque o fornecimento de pacotes pelo provedor é determinado por esse componente de uma rede passiva. A OLT é responsável pela distribuição, pelo gerenciamento e pela organização das funcionalidades ofertadas pelo provedor e está localizada dentro dessa empresa, realizando a adaptação do tráfego de entrada para a camada de transporte. Por isso, o gerenciamento em OLT, por meio de um software, é extremamente necessário para os profissionais que atuam com esse equipamento.

 

Funcionalidades de um software de gerenciamento em OLT

Os profissionais que irão atuar com um software de gerenciamento em OLT precisarão deter algumas informações sobre as funções deste sistema, como:

 

Níveis de usuários

Um software de gerenciamento em OLT deve permitir a adição de tipos de usuários: os que podem visualizar as configurações, os que podem adicionar configurações, modificar, etc. Para maior segurança do sistema, nem todos os usuários poderão ter acesso total a todas as suas funcionalidades.

Configuração de VLAN

Uma VLAN – ou Rede Local Virtual – é uma rede que divide o mesmo meio físico (cabo, fibra) com outras redes, mas separada logicamente e comportando-se virtualmente como uma rede independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo computador (switch, OLT, etc), com o benefício de criar domínios de broadcast separados. O usuário precisa saber realizar essas configurações e, para isso, é preciso um treinamento de gerenciamento em OLT.

ONU Authority

Esta funcionalidade permite criar dois tipos de listas para bloquear ou autorizar o funcionamento das ONUs: a white list, que bloqueia todas as ONUs que não estiverem na lista, além das que estiverem na black list, e a black list, que bloqueia as ONUs dessa lista.

Port Mirror

Esta funcionalidade é utilizada para o monitoramento de rede, a qual permite o espelhamento do tráfego de uma ou várias portas para uma porta específica (Destination Port). É preciso um treinamento de gerenciamento em OLT para saber como escolher e configurar essas portas.

Configuração Controle de Banda

É necessário saber como configurar o controle de banda das ONUs, inserindo valores de controle de upstream e downstream.

ONU to ONU

Por default, as ONUs que se encontram conectadas na mesma porta PON não se enxergam. Assim, a funcionalidade “ONU to ONU” permite que esses terminais ópticos possam se comunicar. Um treinamento de gerenciamento em OLT explicará como realizar esse procedimento.

Procedimento de atualização

Os equipamentos, como a placa PON e a placa controladora, precisam ser atualizados e, em muitos casos, remotamente. Esse é outro procedimento que deve ser aprendido.

Sistema de monitoramento

Sabendo utilizar o sistema de monitoramento de tráfego, é possível controlar todo o tráfego Upstream e Downstream que passa pelas portas Uplinks, PON e pelas ONUs.

 

Essas e outras funcionalidades são disponibilizadas por um sistema de gerenciamento em OLT, e precisam ser estudadas pelos usuários do sistema em um bom treinamento.

Sua equipe está pronta para utilizar esse sistema?

 

img_blog_CTA

Compartilhar:

4 comentários sobre "O que um treinamento de gerenciamento em OLT precisa oferecer?"

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()