Blog

O que considerar ao comprar seu modem de fibra óptica

O momento de comprar o modem de fibra óptica é muito delicado pois envolve a análise de um conjunto de informações como a qualidade do equipamento, o melhor custo benefício, a compatibilidade, entre outras coisas. Antes de tomar qualquer decisão, os provedores devem fazer uma ampla pesquisa sobre os fabricantes que existem no mercado e sobre a própria rede para escolher a opção que mais se adequa à sua realidade.

Neste post, vamos apresentar os principais aspectos a serem analisados nessa busca e esclarecer alguns conceitos que geram muita confusão quando se trata de fibra óptica. O primeiro deles é exatamente a nomenclatura “modem de fibra óptica”, usada erroneamente para se referir a uma ONU (Optical Network Unit).

Qual a diferença entre modem de fibra óptica, roteador e ONU 

De maneira bastante simples, o modem é um dispositivo eletrônico que tem como função transformar o sinal analógico em digital e vice-versa. O equipamento recebe as informações da linha telefônica e as envia para o computador ou roteador através de um cabo de rede, sendo também responsável pelo caminho contrário.

Já o roteador distribui a internet para um ou mais dispositivos, seja por um cabo de rede ou pela rede Wi-Fi. É, como o próprio nome sugere, um replicador de sinal que permite conectar equipamentos de uma mesma rede. Existem modems com função de roteador, mas que funcionam sobretudo para usuários domésticos, não sendo indicados para redes mais complexas em que é preciso um longo alcance.

A ONU, conhecida como ONT (Optical Network Termination), é o equipamento que recebe o sinal óptico e o converte em sinal elétrico (nesse caso, os dois sinais são digitais). Ela é um dos principais componentes de uma rede passiva – PON, junto da OLT (Optical Line Terminal) e da ODN (Optical Distribution Network). Embora seja um conversor de sinais, é um aparelho diferente do modem.  

É muito importante que os provedores de internet conheçam bem essas diferenças antes de adquirir os equipamentos necessários para iniciar a oferta de serviços ou expandir a rede. A seguir, vamos mostrar o que você deve levar em conta no momento de decidir qual ONU comprar para o seu provedor.

Critérios que devem ser considerados ao comprar uma ONU

São quatro os aspectos que devem ser observados pelos provedores de internet na busca pela ONU ideal:

  • Interoperabilidade;
  • Homologação do equipamento;
  • Desempenho; e
  • Resiliência.

O primeiro passo é verificar se o equipamento se adequa à rede do seu provedor no que diz respeito, por exemplo, ao uso de serviço e aos padrões. É o que chamamos de interoperabilidade. Afinal, de nada adianta comprar a melhor solução do mercado se ela não é compatível com os aparelhos que você já possui.

É muito importante também adquirir produtos de qualidade e uma forma de garantir isso é optando sempre por produtos homologados. No caso da tecnologia GEPON, os padrões são normatizados pelo ITU-T. Mas atenção: os fabricantes não são obrigados a seguir essas normas, uma vez que elas são apenas sugestões e não leis que precisam ser obedecidas.

O desempenho é outro ponto que o provedor deve ficar atento. É preciso avaliar quanto o dispositivo passa de banda, se a ONU faz a autenticação da forma correta, se redisca, entre outras funções essenciais para o seu bom funcionamento. Por fim, o provedor deve verificar as garantias do equipamento, sua durabilidade, se ele tem ou não facilidade para queimar, características que o fazem mais ou menos resiliente.

É fundamental ainda contar com um fornecedor capacitado e especializado em fibra óptica. A Cianet atua há mais de duas décadas neste setor e possui soluções que se adequam aos diferentes perfis de provedores. Em nossa página de produtos, você confere todos os equipamentos que disponibilizamos ao mercado.

Para mais informações sobre esse e outros assuntos relacionados ao dia a dia dos provedores de internet, continue acompanhando o blog da Cianet. Caso tenha mais dúvidas, nossos especialistas estão à disposição para atendê-lo. Entre em contato conosco.

Ebook verdades e mitos da fibra óptica

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()