Por que você deve se antecipar ao leilão de 700 MHz

 

Em breve, não haverá mais TV analógica no Brasil. Isso porque a Anatel realizará o leilão de 700 MHz, faixa pela qual deverá atuar a tecnologia 4G das operadoras móveis – já existe uma outra faixa de atuação dessa tecnologia.

A faixa de 700 MHz exige menor quantidade de antenas para a oferta dos serviços e, por consequênia, de investimentos das operadoras. Essa frequência, atualmente, é utilizada por sinais analógicos de TV aberta, que precisam ser desligados para que o 4G não interfira na TV e vice-versa. O prazo inicial para a transferência da TV analógica para a digital era 2015, mas a Anatel está antecipando para este ano.

O que isso tem a ver com os provedores de internet?. É que, para oferecer um serviço de TV, o melhor é que o provedor já tenha uma tecnologia inovadora, que converta sinais HD, sem necessidade de outro conversor, como é o caso de outras tecnologias de TV por assinatura. E é melhor fazê-lo logo antes que a TV analógica saia definitivamente do ar e obrigue todos a possuir conversores.

O sinal de alta definição, ou HD, estará mais valorizado que nunca, já que as redes de televisão precisarão oferecer todos os programas por essa resolução. Isso pode, inclusive, fazer com que a TV passe mais rapidamente para uma tecnologia mais atual e desocupe a faixa dos 700 MHz, o que deverá minimizar os custos das operações 4G e da telefonia móvel como um todo.

Segundo a Anatel, é necessário o período de um ano após a desocupação da faixa pela TV analógica para que as operadoras 4G passem a ocupá-la. Entretanto, muitos especialistas vêm criticando esse prazo, por achar desnecessário tanto tempo de espera.

No dia 23 de setembro a Anatel receberá as propostas das empresas interessadas em participar do leilão, que ocorre somente no dia 30.​