Fatores que interferem na velocidade da internet
Você conhece alguém que nunca tenha reclamado sobre a velocidade da internet? Se a resposta for positiva, saiba que é um caso raro. Esse, pelo menos, é o ponto de vista da maioria dos usuários. De acordo com uma reportagem do Jornal Nacional, o número de reclamações sobre a baixa velocidade da banda larga cresce assustadoramente. De acordo com a Anatel, entre 2014 e 2015, o número de clientes de banda larga fixa aumentou em cerca de 6%. Porém, há um outro dado de crescimento bastante preocupante: as reclamações se intensificaram em mais de 50%.
Outro ponto evidenciado pela reportagem trata do atendimento ao cliente recebido quando há uma reclamação sobre a velocidade da internet. Neste caso, no exemplo utilizado, um dos reclamantes fez um teste com um especialista de telecomunicações externo, utilizando uma ferramenta do contratado, e constataram que a velocidade da internet realmente não alcançava nem a metade do prometido em contrato. Após a reclamação, receberam uma visita de um técnico. Contudo, na hora, o que foi demonstrado era que a velocidade estava de acordo com o prometido. Entretanto, em outros instantes após a assistência técnica, a qualidade acabou por cair de forma drástica novamente.
Então, como fidelizar o cliente que não está satisfeito com o que está sendo entregue? Em muitas situações, os usuários que reclamam da velocidade da internet não só estão recebendo menos do que realmente contrataram, como também não estão tendo acesso a um suporte técnico de qualidade, ou seja, um atendimento ao cliente que resolva o problema. O que acaba impactando em várias ações e interfere em todo o planejamento estratégico dos provedores de internet.
É mais do que fundamental se perguntar constantemente: estou de fato entregando o que prometo? Qual a opinião dos usuários sobre o que estão recebendo? Sobre qual característica do serviço os usuários têm reclamado com maior frequência? Se, uma dessas respostas tratar sobre a velocidade da internet, confira alguns dos fatores que devem ser observados para evitar a interferência no serviço e a insatisfação dos usuários.
Nós também temos um material para gerar mais engajamento: Como provedores podem gerar mais vendas com Marketing Digital. Usar fatores como estabilidade e entrega da velocidade prometida são apenas o começo. Acesse ao material e saiba mais!
Abaixo, elencamos alguns fatores básicos para tornar mais simples a implementação de melhorias nos seus serviços de internet na entrega da velocidade da internet.
No que prestar atenção para evitar a instabilidade da velocidade da internet?
#1 Interferência de rede por diversos motivos: é sempre o primeiro item a ser citado quando se fala em instabilidade e não é pra menos, há diversos tipos de aparelhos que podem gerar interferência de rede e, consequentemente, diminuir a velocidade da internet, principalmente quando pensamos em cabo coaxial, internet via rádio e outras variações. Para isso, o atendimento ao cliente deve investigar não só os elementos da residência do usuário, mas também o que está na vizinhança. O mais importante é encontrar as causas e oferecer soluções para cada caso, desde equipamentos específicos até novos canais de recepção.
Quando pensamos em tecnologias a cabo (ADSL, cabo coaxial, etc.), uma das formas mais adequadas de solucionar o problema de velocidade da internet e interferências é por meio da rede de fibra óptica. Os cabos coaxiais, por exemplo, ainda sofrem interferências eletromagnéticas, o que não acontece com a fibra óptica. Já o ADSL (transmissão de dados por meio telefônico) e o xDSL, por ainda terem bastante destaque no âmbito nacional, precisam continuamente aumentar medidas de segurança de acesso, identificação e, é claro, estabilidade. Saiba qual a relação dessa tecnologia com a fibra óptica em nosso outro artigo: “Consultoria aponta perspectivas para uso de fibra óptica em provedores”.
Em nosso e-book “Verdades e Mitos sobre fibra óptica”, você pode encontrar argumentos sobre a utilização da tecnologia óptica para aperfeiçoar os seus serviços.
#2 Equipamentos e configurações antigas e desatualizadas: se a velocidade é o ponto principal, uma preocupação que também sempre aparece é sobre segurança. Porém, as configurações de segurança de equipamentos mais antigos dos provedores podem afetar a velocidade da internet. Nesse momento, a solução acaba sendo a mais simples: por mais que seja evidente, é preciso utilizar aparelhos mais modernos, atualizados e que garantam a qualidade da conexão.
Em outras palavras, trabalhar com tecnologias e equipamentos ultrapassados é garantia de falhas, inclusive contribuindo para a queda da velocidade da internet. Por isso, um firmware antigo também é um grande problema, principalmente por ainda contar com erros de sistemas que já foram atualizados e estão preparados para oferecer uma qualidade muito maior. Ou seja, a atualização pode não só aumentar a velocidade da internet, como a qualidade de forma geral. O resultado? Clientes cada vez mais satisfeitos.
#3 Tecnologias e equipamentos inadequados ou sem qualidade: há no mercado uma série de equipamentos que não entregam o que de fato oferecem, isso vai desde roteadores até todas as outras ferramentas necessárias ao provedor. Nisso, ao adquirir um equipamento que não está de acordo com o que o provedor deseja oferecer, é praticamente impossível manter uma boa performance e velocidade da internet.
Nesse cenário, os aspectos a serem observados para obter qualidade estão muito mais nas mãos dos provedores do que dos usuários. Por isso, ao prever uma oferta de serviço, é essencial garantir os equipamentos que possuam as qualificações necessárias. Isso pode ser feito de várias formas. No blog da Cianet, sempre damos dicas de como encontrar o melhor equipamento e quais são os padrões essenciais para cada situação.
Em resumo, há diversos fatores que impedem a qualidade e velocidade da internet. Há os que dependem do usuário e os que são de competência do próprio provedor. O importante, no entanto, é oferecer um atendimento técnico ao cliente que possa conscientizá-lo de todos os impedimentos e como solucioná-los. Além de, é claro, prezar sempre por equipamentos de qualidade e uma equipe capacitada. Embora os fatores sejam bem comuns, a solução pode ser considerada simples. Afinal, atendimento e entrega do prometido são os elementos básicos para atrair, vender, engajar e reter os clientes.
Depois de falarmos sobre a velocidade da internet e como torná-la um entregável mais simples, você também pode estudar sobre a gestão financeira para manter a qualidade de atendimento e dos equipamentos. Para isso, recomendamos o material Como se tornar um provedor de sucesso – dicas para vender melhor com pouco investimento.
8 comentários sobre "Fatores que interferem na velocidade da internet"
[…] a velocidade da internet pode render bastante assunto entre os consumidores, outro tema polêmico são os prazos e […]
[…] No entanto, existe outro custo operacional que deve ser analisado com cautela: a compra de equipamentos. Aqui é imprescindível fazer pesquisa de melhor preço, mas não deixar de lado a qualidade e a confiabilidade do fornecedor. Um produto com preço baixo e qualidade inferior pode acabar custando o dobro e não oferecendo o serviço que o cliente deseja. Para saber mais sobre a relação entre qualidade e desempenho dos equipamentos, você pode conferir os artigos: 3 dicas para evitar a compra de equipamentos de baixa qualidade para seu provedor de internet e Fatores que influenciam na velocidade da internet. […]
Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço
Muito bom, gostei, Parabéns!!!
Muito bom, gostei, Parabéns!!!
Muito bem elaborado seu texto, gostei, Parabéns!!!
Complicado essa questão de equipamentos de qualidade. Para comprar um bom roteador pode sair bem caro e as vezes nao resolve o problema da velocidade de o provedor não mandar a taxa correta.
Gostei do tema de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.
Sds.