Blog

Diferença GPON e EPON: em qual tecnologia investir?

A fibra óptica tem sido cada vez mais utilizada nos projetos de rede, por conta de sua capacidade de transmitir uma grande quantidade de dados. Somente no Brasil, segundo dados da Anatel, são cerca de 7,8 milhões de contratos, número que deve crescer ainda mais nos próximos anos. Mas ainda há muitas dúvidas entre os provedores sobre qual tecnologia adotar. Para começar, é muito importante entender a diferença entre GPON e EPON.

De maneira geral, a velocidade de transferência é o principal ponto que diferencia uma rede da outra. Na EPON ela é simétrica, com 1,25 Gbps tanto no downstream quanto no upstream. Já na GPON a taxa de dados é assimétrica, com 2,5 Gbps no downstream e 1,25 Gbps no upstream.

Mas esse não é o único ponto que os provedores devem se ater no momento de decidir em qual tecnologia investir. Há ainda outras particularidades que devem ser observadas e que falaremos mais detalhadamente ao longo deste post.

O que são as redes PON e qual a diferença entre GPON e EPON

Tanto a GPON quanto a EPON fazem parte das redes PON (Passive Optical Network), que têm como principal característica a utilização do sinal óptico (luz) em seu meio físico. As duas tecnologias são as mais procuradas atualmente quando o objetivo é uma infraestrutura de rede com alta qualidade, velocidade de conexão e altas taxas em transmissão de dados.

Mas quais as diferenças entre GPON e EPON e quando optar por uma ou por outra? Tudo vai depender do modelo de negócio do provedor. Embora elas sejam bastante semelhantes, algumas particularidades devem ser muito bem avaliadas na hora de decidir qual tecnologia adotar. As redes GPON, por exemplo, são as mais indicadas para provedores de internet com um alto número de usuários e serviços.

Essa tecnologia é uma ótima possibilidade para quem pretende ganhar escalabilidade no médio ou longo prazos. Além disso, com a tendência de oferta de serviços que fazem uso intensivo de banda, como vídeos e serviços de streaming, a rede GPON torna-se um importante recurso para os provedores devido à alta performance, velocidade e qualidade nas conexões.

Já as redes EPON são as mais recomendadas para os usuários que estão começando a oferta de serviços. De menor complexidade, ela é uma tecnologia anterior à GPON e, por isso, dispõe de produtos mais acessíveis, mas sem perder a qualidade. Ela também pode ser utilizada por grandes provedores em projetos descentralizados (que utilizam várias OLTs). Uma opção são as instalações em condomínios.

Principais características das redes

O quadro abaixo mostra de forma mais clara as características das redes GPON e EPON.

 

CaracterísticasEPONGPON
Padrão e protocoloIEEE 802.3ah, Ethernet e TDMITU-T G.984, ATM, TDM e Ethernet
Velocidades de transmissãoSimétrica

Downstream – 1,25 Gbps

Upstream – 1,25 Gbps

Assimétrica

Downstream – 2,5 Gbps

Upstream – 1,25 Gbps

Comprimento de ondaDownstream – 1490nm

Upstream – 1310nm

Downstream – 1490nm

Upstream – 1310nm

DistânciasPermite até 20kmPermite até 20km
Capacidade por porta PONAté 64 clientes no EPONAté 128 clientes no GPON
Tamanho dos pacotes1518 bytes

Padrão Ethernet

Variável, de 53 bytes a 1518 bytes

Padrão ATM

 

Como podemos ver, o comprimento de onda e o alcance de ambas as redes são os mesmos, portanto a decisão por qual tecnologia seguir deve levar em conta a realidade do seu provedor e o planejamento para o médio e longo prazos. É importante esclarecer ainda que as duas redes podem coexistir sem qualquer problema. É possível, por exemplo, manter uma parte dos clientes no EPON e ir migrando os usuários pouco a pouco para o GPON.

A Cianet trabalha com os dois tipos de tecnologia e possui soluções que se adaptam a diferentes tipos de negócio.

Se você quer saber mais sobre a diferença entre GPON e EPON? Então, acesse o infográfico que preparamos sobre o tema. O material pode ser baixado gratuitamente e apresenta os dois modelos, além de dados dos principais componentes de uma rede PON, que servem tanto para EPON quanto para GPON.

Continue acompanhando o blog da Cianet e fique por dentro de todas as novidades e tendências do mercado de provedores.


Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()