Blog

Como usar OTDR EXFO? Características dos equipamentos

Antes de conhecer as especificações dos OTDR EXFO, você se lembra o que é OTDR e para quê ele serve? O OTDR (Optical Time Domain Reflectometer; em português, Reflectômetro Óptico no Domínio do Tempo) é uma importante ferramenta para instalação em rede de fibra óptica. É ele o responsável por certificar e localizar prováveis falhas nas redes ópticas.

Mas o que exatamente o OTDR faz?

O OTDR é um instrumento de medição que faz não apenas a validação de uma rede, mas também identifica um rompimento no cabo óptico ou uma atenuação não prevista no projeto. Sua principal função é testar a rede e determinar a localização de problemas e eventos existentes.

Com uma simples conexão, o OTDR Max 720 C SM1 e SM2, gera um diagrama de blocos, por exemplo, apresentando a atenuação, eventuais pontos de reflexão, refração e o final da fibra. Ou seja, rapidamente, é possível encontrar com precisão onde estão os eventos, defeitos ou rompimento.

Atuando dessa maneira, o OTDR garante uma rede eficiente e confiável, com o mínimo possível de inatividade. Afinal, identificando possíveis anomalias com antecedência, é possível agir rapidamente para resolvê-las.

E os OTDR EXFO? Quais são os seus diferenciais?

Os OTDRs EXFO são inspirados em tablet, com formato prático, leve e resistente o suficiente para qualquer ambiente externo.

Com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, oferece uma experiência de usuário sem precedentes. A GUI (Graphical User Interface; em português, Interface Gráfica do Usuário) intuitiva, semelhante ao Windows, garante uma curva de aprendizado rápida.

Os OTDR EXFO são de alto desempenho, oferecendo qualidade e precisão testadas e comprovadas, juntamente com o melhor desempenho óptico para obter sempre resultados precisos desde o primeiro uso.

Ademais, os modelos da linha OTDR Max 720C comprados na Cianet contam com uma licença perpétua para o software iOLM, aplicação inteligente e dinâmica, baseada em OTDR para o mercado de computadores de mão. Esse software avançado transforma até a análise de rastreamento mais complexa em uma tarefa simples, com apenas um toque. Vale destacar que o iOLM também transforma e facilita a leitura complexa do traço do OTDR em diagramas de blocos.

Quais são os modelos de OTDR EXFO disponibilizados pela Cianet?

Em parceria com o EXFO, a Cianet trouxe três modelos de OTDR para o mercado.

OTDR Max 715B

O OTDR Max 715B é uma ferramenta que agiliza a manutenção das redes de fibra óptica, especialmente em medições de trechos de última milha e P2P (ponto a ponto). Essa ferramenta realiza a validação da rede, manutenção e aferição de perdas de qualidade e sinal entre a casa do cliente e a CTO, ou da CTO até o próximo ponto onde tenha um Splitter Óptico, importante ressaltar que esse OTDR só faz medições de um ponto ao outro sem passar por Splitter.

OTDR Max 720C SM1

O OTDR Max 720C SM1 é uma ferramenta para redes FTTx/PON, que realiza a validação da rede, manutenção e aferição de perdas, desde a OLT até a ONU.

Funciona com a rede PON apagada (rede PON onde a OLT não está conectada ou desligada), enviando sinais multipulsos, que são acompanhados por um software que facilita o uso e análise de resultados, tornando o processo mais objetivo e assertivo e garantindo a qualidade da sua rede.

OTDR Max 720C SM2

O OTDR Max 720C SM2 é uma ferramenta que realiza a validação, manutenção e aferição de perdas das redes FTTx/PON. O grande diferencial do OTDR Max 720C SM2 é que ele opera com a rede PON ativa, sem interferir no funcionamento das ONUs.

Essa ferramenta é acompanhada por um software que transforma o resultado das medições em diagramas de blocos. Isto facilita o uso e análise de resultados e torna o processo mais objetivo e assertivo, garantindo a qualidade da sua rede.

Quais são as diferenças de características entre os modelos OTDR EXFO comercializado pela Cianet?

OTDR Max 715BOTDR Max 720C SM1OTDR Max 720C SM2
Próprio para medições em trechos de rede de última milha e trechos P2P (ponto a ponto)Para redes PONPara redes PON
Não incluso software iOLMIncluso software iOLMIncluso software iOLM
Operação em 1310nm e 1550nmOperação em 1310nm e 1550nmOperação em 1310nm, 1550nm e 1625nm
Range Dinâmico de até 30 dBsRange Dinâmico de até 36 dBsRange Dinâmico de até 36 dBs
Comprimento de pulso de até 20.000 nsComprimento de pulso de até 20.000 nsComprimento de pulso de até 20.000 ns
Alcance de até 160 kmAlcance de até 160 kmAlcance de até 160 km
Aferições em fibra monomodoAferições em fibra monomodoAferições em fibra monomodo
Zona morta de medição de até 1mZona morta PON: 35mZona morta PON: 35m
256.000 pontos de amostragem256.000 pontos de amostragem256.000 pontos de amostragem
Acesso remoto via VNCAcesso remoto via VNCAcesso remoto via VNC
Relatórios exportados em formato PDFRelatórios exportados em formato PDFRelatórios exportados em formato PDF
2GB de memória interna2GB de memória interna2GB de memória interna
12 horas de autonomia de bateria12 horas de autonomia de bateria12 horas de autonomia de bateria
Tela touchscreen de 7 polegadasTela touchscreen de 7 polegadasTela touchscreen de 7 polegadas
Compacto, apesar do design robusto pensado para operações externasCompacto, apesar do design robusto pensado para operações externasCompacto, apesar do design robusto pensado para operações externas
Conector SC/APCConector SC/APCConector SC/APC

Saiba mais sobre as ferramentas essenciais para a manutenção de redes de fibra óptica. Acompanhe também o blog da Cianet e fique por dentro de todas as novidades para os provedores de internet.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()