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Chatbot para Whatsapp: 5 vantagens para provedores regionais

O chat para WhatsApp é um recurso que está se tornando comum entre os provedores de internet. Prestar um atendimento ao cliente por meio desse canal, torna a comunicação mais fácil e rápida. Afinal, hoje em dia, grande parte das pessoas utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação.

Aproveitar essa ferramenta no atendimento da sua empresa vai facilitar o contato com o cliente e tornar esse processo mais fácil para ele. Além disso, sua empresa tem muito a ganhar com relação à organização, produtividade e eficiência. Neste artigo, você vai saber quais são as vantagens que o chat para WhatsApp pode oferecer aos seus clientes. Confira!

 

O que é Chatbot para WhatsApp?

O chatbot para WhatsApp é um sistema automatizado utilizado no atendimento ao cliente. Assim como em um chatbot de site ou e-commerce, essa ferramenta torna a comunicação com o cliente mais ágil, organizada e eficiente.

Com o chatbot ativado no Whatsapp do seu provedor, o seu cliente poderá entrar em contato e fazer a sua solicitação.  As respostas são enviadas automaticamente, pois já estão previamente configuradas. Com isso, quando o cliente entra em contato, o sistema responde automaticamente. Isso ajuda a reduzir as filas e o tempo de espera no atendimento.

Quando a pergunta do cliente é mais complexa do que as que foram configuradas no sistema, o cliente pode registrar a sua solicitação e os atendentes são notificados, podendo entrar em contato para finalizar o atendimento. O mesmo ocorre para situações complexas de suporte. Dessa forma, conseguem responder rapidamente a cada solicitação. 

A principal vantagem do chatbot para WhatsApp é que o aplicativo de mensagens está presente em 99% dos celulares no Brasil, sendo utilizado diariamente. Isso quer dizer que é muito mais fácil para o cliente entrar em contato com a sua empresa por meio desse recurso. O chatbot para WhatsApp também proporciona outras vantagens para os provedores regionais. Veja quais são a seguir!

 

5 vantagens do chatbot para WhatsApp para provedores regionais

1. Facilidade de uso

O WhatsApp é um recurso que a maioria das pessoas têm no celular e utilizam com frequência. É um aplicativo muito democrático, que funciona em praticamente qualquer tipo de smartphone, até nos mais simples. 

A ferramenta é muito fácil de ser utilizada e todas as pessoas conseguem aprender sobre seu funcionamento rapidamente. Além disso, está ao alcance de um toque na tela. Todos esses aspectos tornam o chatbot para WhatsApp um recurso acessível para o cliente utilizar. Enquanto ele conversa com outras pessoas, pode enviar uma mensagem para o suporte de internet, solicitando o atendimento.

Não precisa fazer uma ligação, entrar em um site ou permanecer no chat enquanto o atendimento é conduzido. No WhatsApp, ele envia a mensagem e aguarda o retorno do chatbot. 

 

2. Total disponibilidade 

O atendimento por meio do chatbot para WhatsApp pode ser disponibilizado ao cliente todos os dias da semana e em qualquer horário. Como o sistema depende de uma automação, que responde de acordo com as interações dos usuários, não é necessário manter um profissional disponível para atender o cliente.

Assim que o cliente entra em contato pelo WhatsApp, o chatbot responde automaticamente com as opções que estão disponíveis para atendimento. Para solicitações simples, de atendimento nível 1, por exemplo, o sistema consegue auxiliar o cliente e concluir o atendimento.

 

3. Impactos na produtividade

O chatbot para WhatsApp ajuda a reduzir os gargalos no atendimento, por eliminar as solicitações de nível 1 — tais como aquelas situações em que basta reiniciar o roteador e o sinal volta ao normal. Na prática, o sistema evita que os clientes formem filas no telefone enquanto aguardam ser atendidos pelos profissionais.

Enquanto isso, os atendentes não perdem tempo se dedicando a atendimentos simples e podem se concentrar nas solicitações mais complexas. Dessa forma, a dinâmica de atendimento se torna mais produtiva.

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4. Aproxima a empresa e o cliente

A facilidade de poder fazer um contato rápido e solucionar os problemas apenas com alguns cliques na tela do smartphone fortalece a relação do cliente com a empresa. As horas perdidas no telefone, aguardando o atendimento ou em um chat online são eliminadas. 

Com um chatbot, o cliente interage de forma simultânea com a empresa e não precisa permanecer naquele canal aguardando uma resposta. Conforme o cliente recebe as respostas, vai interagindo com o chatbot.

 

5. Diferentes tipos de atendimento

O Chatbot para WhatsApp pode ser usado no atendimento de vendas, suporte e financeiro. Por meio desse sistema, o provedor consegue analisar a viabilidade no endereço do cliente, apresentar os planos disponíveis para contratação, agendar instalação, fechar uma venda, enviar um boleto para o cliente, fazer cobranças e muito mais.

Uma das principais formas de uso do Chatbot para WhatsApp é a otimização do processo de cobrança, auxiliando o cliente com a emissão de boletos, notificações de pagamento etc. Além do suporte ao cliente, o tipo de atendimento mais utilizado pelas empresas e seus clientes.

 

BÔNUS: Redução de custos

O chatbot para WhatsApp também ajuda na redução de custos para o provedor. A empresa consegue organizar melhor a jornada de trabalho dos colaboradores, evitando que horas extras sejam feitas sem necessidade. 

A tendência é que os clientes comecem a migrar para o atendimento online, diminuindo a necessidade de uso de alguns recursos, como telefones, por exemplo.

Quanto mais moderno, tecnológico e inovador é o atendimento, mais benefícios oferece para os clientes e provedores de internet. Quem trabalha com esse mercado, precisa estar bem informado sobre essas soluções para oferecer o melhor atendimento aos clientes. Isso vai ajudar na fidelização e no fechamento de novos contratos. Saiba como diferenciar o seu atendimento com outras tecnologias.

Case FLIN

 

 

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