Blog

4 ofertas que um integrador de TI pode agregar na área de internet e redes

Uma boa rede, especialmente via fibra óptica, é a base para a entrega de serviços de valor agregado pelo integrador de TI. Tanto em hospitais, condomínios, hotéis, empresas e instituições em geral é possível oferecer muitos serviços baseados nessa infraestrutura, aumentando o retorno do investimento na rede e a qualidade dos atendimentos desses locais.

As empresas que contratam os serviços de um integrador de TI alcançam mais qualidade e têm suas necessidades atendidas. Neste artigo, você vai entender melhor sobre o papel do integrador de TI e quais serviços que o seu provedor pode oferecer. Confira!

Qual o papel do integrador de TI

Além de trabalhar na implementação de novas tecnologias, o integrador de TI também atua de forma consultiva e estratégica. A atuação do integrador tem o objetivo de otimizar o uso da tecnologia e os processos que são adotados por meio dela. Dessa forma, é possível:

  • reduzir os custos operacionais, 
  • aumentar a sinergia entre as áreas, 
  • melhorar a experiência do cliente e 
  • tornar os processos mais eficientes.

O integrador de TI será responsável por ajudar a empresa a replanejar a sua estratégia e desenhar um plano para atualizar e modernizar seus processos. Uma das atividades que fazem parte desse novo planejamento é a combinação das competências de alguns recursos, como ERP, CRM, Data Center, internet das coisas, cloud etc., com as estratégias da empresa.

O foco do integrador nesse processo deve ser sempre o de apoiar as empresas em suas jornadas, oferecendo condições para que atinjam patamares de eficiência mais elevados e consigam até criar novos modelos de negócio. 

O conhecimento e a especialização do integrador sobre o negócio será fundamental para sair dos modelos tradicionais e oferecer uma estratégia integrada para a empresa.

Desafios para integrador de TI 

Embora a pandemia tenha potencializado o uso de tecnologias e impulsionado o avanço da digitalização e inovação nas empresas, a incerteza do cenário foi um desafio enfrentado pelo setor nos últimos meses.

Desenvolver e executar uma estratégia em tempos incertos é um dos maiores desafios que um integrador de TI tem que lidar. Essa área demanda investimento e, quando as empresas não estão lidando com cenários seguros, a tendência é reduzir os investimentos, o que impede a evolução dos projetos.

Encontrar mão de obra qualificada para atuar nesses projetos é um desafio comum diante de qualquer cenário. Em tempos de pandemia isso pode se tornar ainda mais desafiador, a demanda cresce e faltam profissionais capacitados para assumir as responsabilidades que um integrador de TI exige.

Assumir projetos em contextos pouco ou nada inovadores também é um grande desafio. Por mais que a empresa tenha interesse em inovar e tornar seus processos mais tecnológicos, o integrador de TI precisa lidar com uma cultura que não está habituada a trabalhar com tecnologia. 

Dependendo do setor e do perfil das pessoas que formam os times das empresas, o processo pode ser mais demorado e cansativo. É preciso oferecer treinamento, mas principalmente fazer com que todos entendam a importância e a necessidade das mudanças que serão aplicadas.

Serviços que podem ser oferecidos pelo integrador de TI

Telemedicina

Com a pandemia, a telemedicina deixou de ser apenas um debate sobre o futuro e passou a fazer parte da rotina das clínicas e hospitais. O cenário mudou desde que o mundo inteiro foi colocado em isolamento social.

A telemedicina ganhou espaço nos estabelecimentos de saúde, pois permite que os médicos possam atender à distância e trocar diagnósticos entre si, com o sistema implantado em mais de uma instituição. Com a telemedicina, os dados são cruzados por diferentes profissionais e um melhor diagnóstico (inclusive à distância) pode ser fornecido.

Esse modelo torna a comunicação mais ágil e aumenta a segurança para médicos e pacientes mesmo num cenário pós-pandêmico.

Monitoramento eletrônico

Tanto em condomínios quanto empresas, hotéis, hospitais, etc. esse é um serviço agregado bastante procurado. Com o monitoramento eletrônico, por meio de sistemas de CFTV IP (circuito fechado de TV sobre IP), é possível criar uma central de monitoramento dentro do local e até mesmo a possibilidade de visualização das câmeras  pelos condôminos, além de outras funções avançadas de LPR (identificação de placa do veículo) ou ainda reconhecimento facial.

Portaria eletrônica

Em condomínios, principalmente, esse é um serviço bastante útil que pode ser oferecido pelo integrador de TI. Com uma central de monitoramento já instalada (preferencialmente sobre um sistema de monitoramento eletrônico), é possível implantar uma portaria eletrônica, pela qual os moradores ou empregados podem acessar o local por meio de um RFID, uma tecnologia que utiliza ondas de radiofrequência para transmitir dados. O sistema pode elaborar relatórios de quem entrou onde, que horas, etc., o que aumenta ainda mais a segurança.

Internet de banda ultralarga

A internet de banda ultralarga pode ser oferecida nesses locais, inclusive para que os serviços tenham uma qualidade elevada. Em condomínios essa internet também pode ser a base para a oferta de VoD (Video on Demand), TVoD (TV on Demand), jogos, etc. Esta internet ainda poderá ser compartilhada em redes Wi-Fi, por exemplo, não só em condomínios como também hotéis, empresas, escolas e muitos outros.

Não há limites quando se fala em oferta de serviços em cima de uma infraestrutura de fibra óptica. A demanda vem e o integrador de TI oferta! 

Entenda como melhorar o sinal da fibra óptica do seu cliente por meio das ONUs.

onu

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()