Blog

3 dicas para evitar comprar equipamentos de baixa qualidade para seu provedor de internet

Onde você adquire os equipamentos para o seu provedor de internet? Costuma importar da China, comprar em sites de ofertas ou viajar para países vizinhos, como o Paraguai? Você está mais preocupado em pagar menos ou procura por um produto confiável e que não vai dar dor de cabeça? Se a sua resposta for a economia, saiba que talvez essa conta esteja errada. E o motivo é muito simples: equipamentos de telecomunicações têm uma boa vida útil, mas é necessário investir em insumos de boa procedência para não gastar dinheiro com manutenção ou substituição no futuro.

É o famoso barato que sai caro. Imagine que você investiu tempo e dinheiro em uma rede para o seu provedor de internet baseada nas especificações de um equipamento que adquiriu sem muita cautela, mas na hora de colocar o projeto para funcionar, o resultado não sai como o programado. Por que isso acontece? Um item  de baixa qualidade não entrega o que é esperado. Além disso, não há suporte para auxiliar em sua utilização ou no reparo, caso ele apresente problema.

Mas como reconhecer um equipamento de baixa qualidade e evitar que ele acabe com o planejamento de rede do seu provedor de internet? Uma boa prática é adquirir dispositivos homologados pela Anatel. Esses produtos costumam garantir mais segurança na entrega do serviço. No entanto, se você prefere testar outras possibilidades, confira as dicas que separamos abaixo.

Como evitar comprar equipamentos de baixa qualidade para seu provedor de internet?

Pesquisa

Como você se comporta como consumidor? Ao comprar uma televisão ou celular novos, por exemplo, qual a sua primeira atitude? Pesquisar na internet ou procurar uma loja física para conversar com um vendedor? Seja qual for a resposta, você provavelmente não adquire bens duráveis e de alto valor agregado sem antes fazer uma pesquisa, não é mesmo? Com os equipamentos para seu provedor de internet também não é diferente. Confira as especificações e se o produto conta com garantia e suporte técnico. E o mais importante de tudo: quando tiver decidido qual equipamento comprar, verifique a aceitação dele no mercado.

Compre equipamentos conhecidos no mercado

Ao longo do texto, falamos sobre como a economia na compra de equipamentos pode colocar em risco um planejamento de rede. Uma forma de evitar isso é adquirir produtos que sejam conhecidos no mercado. Para tanto, converse com parceiros e com os gestores de outros provedores de internet. Quais equipamentos eles usam para oferecer seus serviços de internet? Pergunte sobre o desempenho desses equipamentos e se costumam entregar o que prometem nas especificações.

Prefira equipamentos nacionais

Há quem costume importar da China ou até mesmo adquirir equipamentos usados para o seu provedor de internet.O que essas duas modalidades de aquisição têm em comum além do menor preço? Ambas não oferecem suporte ao cliente. Quando você compra um produto sem apoio técnico, pode utilizá-lo de qualquer forma e acabar reduzindo a vida útil do equipamento. Outro ponto importante para ser destacado é que um equipamento mal configurado pode não entregar o máximo de sua capacidade. Ao comprar de fornecedores nacionais, seu provedor de internet pode contar com suporte técnico tanto na instalação quanto na resolução de problemas. Investir nesse tipo de compra evita que sua empresa tenha custos com manutenção no futuro.

Agora que você já conhece algumas boas práticas para evitar a compra de produtos de baixa qualidade para o seu provedor de internet, conheça os equipamentos para ISPs que evitam problemas futuros.  

Compartilhar:

4 comentários sobre "3 dicas para evitar comprar equipamentos de baixa qualidade para seu provedor de internet"

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()