Blog

6 Vantagens da fibra óptica para provedores de internet

É fato que a sociedade está cada vez mais conectada. Com diversas atividades de trabalho e o acesso constante às redes sociais, ter uma internet de qualidade é uma prioridade para qualquer pessoa. Mas, quais são as vantagens da fibra óptica para provedores de internet?

Os pontos positivos vão desde a facilidade de instalação até a segurança de acesso para o usuário, além da alta velocidade, potência do sinal e maior estabilidade. Não por acaso, é uma das tecnologias mais buscadas pelos consumidores nos últimos anos.

Afinal, são 134 milhões de usuários conectados à rede, de acordo com dados da TIC Domicílios 2019, Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br). Esses acessos ocorrem diariamente,  seja por conta da rotina profissional ou por afazeres pessoais.

Quer conferir alguns dos pontos positivos? Selecionamos  6 vantagens da fibra óptica que com certeza podem beneficiar o seu  provedor. Confira!

 

6 Vantagens da fibra óptica para provedores de internet

Com a busca por planos de internet,  a expansão desse novo mecanismo de conectividade foi impulsionada pela atualização dos provedores, que viram nesse modelo um mercado em crescimento. Conhecida por ser uma conexão estável e resistente, essa passou a ser a principal escolha dos brasileiros. 

Entretanto, existem outros fatores que colocam essa possibilidade em evidência. Confira:

 

  1. Facilidade na instalação

Quem atua nessa área sabe que a instalação da fibra óptica é mais fácil quando comparada às outras opções. Isso ocorre por conta da diferença que existe entre os materiais que são utilizados nesse tipo de serviço.

O diferencial está no diâmetro, fator que contribui com a flexibilidade. Sendo assim, fica mais fácil instalar a solução, ligando os pontos necessários para oferecer conectividade aos usuários. Esse cenário pode ser diferente quando há a escolha de outros modelos. Com a utilização de cabos mais espessos, os fios podem ficar rígidos, dificultando a instalação.

 

  1. Manutenção reduzida 

Além de ser um ponto positivo na hora da instalação, essa versatilidade também contribui com a manutenção, sendo uma das vantagens da fibra óptica.

Isso acontece porque os cabos são resistentes e menos vulneráveis aos danos, incluindo aqueles que podem ser causados por questões climáticas. Os materiais utilizados na criação dos fios e os itens que são posicionados durante a instalação contribuem com a vida útil do produto.  

 

  1. Segurança para usuários e provedores

Esse é outro ponto positivo capaz de fazer a diferença para o usuário e o provedor: a segurança que o cabeamento de fibra óptica oferece. 

O benefício está na troca da eletricidade pela luz, fator que torna essa conexão mais segura em situações de instabilidade,  interferência e até mesmo na exposição ao sol, ventos ou chuvas, diferentemente das soluções feitas em cobre.

Vale ressaltar que a fibra não superaquece e essa estrutura é capaz de conectar pontos mais distantes, oferecendo estabilidade e velocidade. 

Quando o assunto são os vazamentos de dados, essa solução também apresenta uma resistência superior, já que no caso do cobre é mais fácil ocorrer a interferência de sinais eletromagnéticos. De acordo com levantamento da Psafe, no início do ano foram divulgados dados de mais de 100 milhões de celulares brasileiros. 

Sendo assim, optar por um mecanismo que seja capaz de contribuir com a segurança de dados pode ser um diferencial em relação aos concorrentes, contribuindo com a expansão do seu provedor.

 

  1. Alta capacidade de transmissão

Já foi possível perceber que  a durabilidade e a estabilidade são algumas das vantagens da fibra óptica, não é mesmo? 

O lado positivo é que esses benefícios contribuem com a capacidade de transmissão, fazendo com que o sinal de internet seja melhor. Em comparação com o cobre, a fibra óptica é mais potente, beneficiando quem está conectado à internet. 

 

  1. Melhor escolha em velocidade

É claro que a  durabilidade dos fios e as chances reduzidas de manutenção contribuem com o serviço que está sendo ofertado aos usuários.

Isso acontece porque a velocidade para transmitir as informações é melhor na fibra do que em outros serviços de internet. Nessa opção, a banda larga pode chegar até 80 Gigabits por segundo em um único canal.

 

  1. Potência de sinal 

Por todos esses benefícios, fica fácil perceber que a potência do sinal também será melhor em comparação com as soluções de cobre. 

Como a velocidade e a transmissão são potencializadas, o sinal que o usuário receberá em casa também será mais expressivo, facilitando o dia a dia de todos que precisam da internet para trabalhar ou realizar suas atividades pessoais. 

 

Como a fibra óptica impulsiona o crescimento dos provedores

O mercado da fibra está em ascensão e essa pode ser uma oportunidade de negócio. Com a constante procura e vantagens que essa solução é capaz de oferecer, muitos usuários estão deixando de lado a conexão por cobre e outras tecnologias. 

Além da demanda, a versatilidade, facilidade na instalação e a redução nos casos de  desgaste e manutenção fazem desse material uma opção rentável, com margem de lucro e um futuro de consolidação, contribuindo com o crescimento do seu provedor. 

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer outras vantagens da fibra óptica? Então aproveite para baixar o ebook Verdades e Mitos sobre Fibra Óptica.

verdades e mitos sobre fribra óptica

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()