Blog

Treinamento de redes FTTx de qualidade: o que esperar

Que as redes PON são hoje a melhor solução para provedores de banda larga não é mais novidade. E que, após optar por uma infraestrutura FTTx, é preciso correr atrás de um bom treinamento de redes FTTx também não é preciso falar duas vezes. Mas, nesse tipo de treinamento, o que exatamente é ensinado? Com que métodos? Basta aprender os conceitos teóricos ou é preciso botar a mão na massa também? É sobre isso que vamos abordar hoje: o que esperar de um bom treinamento de redes FTTx, para que, ao final da capacitação, todos os envolvidos no projeto possam executá-lo da melhor forma possível, sem retrabalho futuro.

Conceitos necessários em um treinamento de redes FTTx

A fibra óptica e suas aplicações

Um bom treinamento de redes FTTx começa do princípio, passando por todos os conceitos básicos: conceituando o material fibra óptica, como ele propaga os dados por meio da luz, o que é atenuação, dispersão, etc.

Tipos de fibras ópticas

É necessário saber como é formada a fibra óptica (seu interior, revestimento, etc.), como elas se classificam (monomodo, multimodo), o que são janelas ópticas, o que é multiplexação, as aplicações de cada tipo de fibra e os processos de emenda.

Cabos ópticos

O treinamento de redes FTTx precisa explicar a função dos cabos ópticos, que protegem as fibras, além de indicar sua composição, os modelos disponíveis, sua nomenclatura e a aplicabilidade de cada um.

Conectorizações e polimentos ópticos

Quem vai atuar com redes FTTx precisa saber como conectar a fibra aos dispositivos ativos de uma rede óptica. É preciso conhecer os tipos de conectores, do que eles são constituídos, quais são e como são realizados os polimentos desses conectores, que tipos de perdas podem acontecer, além de padrões e compatibilidades.

Elementos básicos de redes ópticas

Em um treinamento de redes FTTx, é preciso conhecer todos os equipamentos que configuram uma rede óptica, ou pelo menos os mais básicos. Isso inclui adaptadores ópticos, cordão óptico, extensão óptica, distribuidor interno óptico, caixa de emenda óptica, caixa de terminação óptica, bloqueio interno óptico e ponto de terminação óptica.

Arquiteturas de redes ópticas

Saber como funcionam as possíveis arquiteturas de redes ópticas (ponto a ponto e ponto multiponto) e o funcionamento das fontes ópticas é imprescindível em um treinamento de redes FTTx.

Dimensionamento de enlace óptico

Sobre o dimensionamento de enlace óptico, é preciso saber o que é orçamento de potência, e como isso interfere em uma rede óptica.

Redes ópticas em FTTx

Claro que um treinamento de redes FTTx não pode deixar de abordar as diferentes redes FTTx: FTTA (Fiber to the Apartment), FTTB (Fiber to the Building), FTTC (Fiber to the Curb ou Cabinet), FTTD (Fiber to the Desk), FTTH (Fiber to the Home), FTTN (Fiber to the Nobe).

Redes ópticas passivas PON

O que são redes PON, quais são suas arquiteturas, o que é EPON e GPON, upstream, downstream e as principais diferenças entre ambas são conceitos que devem ser bastante explorados em um treinamento de redes FTTx.

Elementos de redes PON

É indispensável o conhecimento dos elementos de redes PON, como os ativos (OLT, ONTs/ONUs, Módulos SFPs Uplink, Módulos XFP, Módulos SFPs xPON) e os passivos (Splitter Óptico, PLC – Planar Lightwave Circuit -, FBT – Fused Biconical Taped -, Filtro WDM, Rack LGX Box).

Componentes de montagem e medição de infraestrutura

Esses componentes incluem máquina de fusão, decapador de fibra, protetor de emenda, roletadores, power meter, OTDR, entre outros.

A prática do treinamento de redes FTTx: instalação de redes ópticas

Todo o processo de instalação de redes ópticas precisa ser demonstrado na prática. É necessário que os participantes coloquem a mão na massa para entender realmente do que se trata, testando todas as boas práticas aprendidas durante o curso. É nesse momento que eles vão saber de outros processos, como dimensionamento de ferragens, o uso de EPIs para a instalação, dimensionamento de enlace óptico, entre outros quesitos.

Para garantir que a sua equipe tenha um treinamento de redes FTTx eficaz, é preciso buscar uma empresa que ofereça um bom custo x benefício, aliando conceitos teóricos com a prática. A formação e experiência do profissional que dará o curso e o material didático também devem ser considerados diferenciais, já que colaboram muito com o aprendizado.

E você? Já pensou em treinar sua equipe ou fazer um treinamento de redes FTTx? Conte pra nós o que você acha essencial aprender.

img_blog_CTA

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()