Blog

Networking: entenda a importância da rede de contatos para sua empresa

Ter uma boa rede de contatos atrai novos clientes, gera vendas e facilita parcerias com fornecedores. Mas para que essa rede seja construída, é preciso investir em networking. Essa palavra em inglês tem um significado importante para os negócios e faz com que boas relações sejam criadas a partir do seu círculo de contatos.

Se você nunca ouviu falar sobre networking ou já ouviu falar mas não sabe o que significa, continue lendo este conteúdo.

Nele, você vai entender melhor sobre o conceito e porque construir uma rede de contatos é uma estratégia importante para se manter bem posicionado no mercado.

Conceito de Networking

Networking vem da  palavra network. “Net” significa rede e “work” significa trabalho. Dessa forma, network é uma rede de relacionamentos ou rede de contatos e networking é uma ação que você faz para construir essa rede. 

Isso quer dizer que você faz networking quando está trabalhando a sua rede de contatos, trocando informações importantes, contribuindo com eles, apresentando pessoas que também podem contribuir e conhecendo outras pessoas.

O networking está baseado na colaboração e ajuda mútua, pois, basicamente, você conhece e apresenta pessoas, frequenta determinados ambientes, com o objetivo de ter benefícios a partir da construção dessas relações. 

Por exemplo, você pode ir em um evento promovido por uma empresa porque sabe que  vai encontrar diretores de outras empresas lá e tem chances de fechar novos contratos. Ou vai a um jantar depois do expediente com um amigo que vai te apresentar um contato importante de outra empresa. 

O networking está sempre relacionado a negócios, estudos e trabalho e é um ambiente de troca. Isso quer dizer que ninguém está tirando vantagem em cima de outra pessoa, a construção dessas relações favorece a todos os envolvidos, seja para fechar contratos, obter conhecimento ou se desenvolver profissionalmente.

A importância da rede de contatos

As pessoas são seres sociais, ou seja, precisam se relacionar com seus semelhantes. Além disso, a vida em sociedade exige que a maior parte das nossas atividades sejam feitas em grupo, como trabalhar, estudar, se divertir etc.

Em todas as áreas da vida, ninguém chega em nenhum lugar sozinho. No trabalho, a colaboração é ainda mais importante. Para que uma empresa tenha sucesso, é preciso trabalhar em equipe e contar com a contribuição dos clientes, dos fornecedores, parceiros e, às vezes, até dos concorrentes.

Ter uma rede de contatos é importante por permitir conexões entre pessoas diferentes. Por meio dessas novas relações, uma empresa consegue encontrar profissionais mais aderentes ao seu perfil, fechar novos contratos, encontrar parceiros que alavanquem o crescimento do negócio. Uma rede de contatos oferece muitos benefícios para todos que estão envolvidos nela.

Retomada de eventos presenciais

Antes da pandemia, as redes de contatos eram construídas, principalmente, em eventos presenciais. No entanto, com a necessidade do isolamento social, as atividades presenciais foram proibidas. 

A alternativa encontrada foi promover os eventos online, mas isso dificulta a construção do networking, pois as pessoas não conseguem interagir e criar conexões como acontece quando se encontram presencialmente.

Com o avanço da vacinação e a diminuição dos casos de covid, os governadores têm começado a planejar o retorno das atividades presenciais. Inicialmente, alguns testes foram realizados, com limitações no número de pessoas, exigência de testagem contra covid ou apresentação do cartão de vacina.

Passados alguns meses, sem aumentos nos casos, mais flexibilizações foram permitidas, eliminando os limites de pessoas nos eventos abertos, por exemplo, entre outras medidas. A perspectiva para os próximos meses, se novos surtos de casos não acontecerem, é que os eventos continuem sendo realizados presencialmente.

Em diversos eventos, têm sido exigidos a comprovação da vacina ou um teste de covid negativo. No entanto, para as pessoas que ainda não se sentem seguras, os eventos online continuam acontecendo, mas agora a modalidade híbrida também está sendo adotada.

Nesse caso, é possível acompanhar o evento à distância, por meio de transmissão online ou presencialmente. Veja quais são as tendências do pós-pandemia, neste material!

Por que participar de eventos presenciais é importante?

Os eventos presenciais permitem que o participante tenha acesso mais facilitado a uma pessoa, grupo ou empresa específica. Diferentemente do que acontece no online, as ferramentas de conexão nem sempre permitem que pessoas que não se conhecem se conectem.

Além disso, no dia a dia, as pessoas estão preocupadas com as suas rotinas de trabalho e rotinas pessoais. Isso torna a interação e a possibilidade de se dedicar a uma conversa no ambiente online mais difícil.

Nos eventos presenciais, as pessoas tiraram horas do seu dia para estar exclusivamente ali, sabem que aquele é o ambiente ideal para fazer networking e a maioria dos participantes está no local com esse objetivo. Ou seja, as pessoas estão mais abertas para conversar e o networking não é visto como uma ação invasiva.

Os eventos permitem que uma primeira conexão real seja feita, facilitando outros encontros e trocas. Quem quer conhecer novas pessoas e ter acesso aos benefícios que uma boa rede de contatos oferece, precisa começar a participar dos eventos presenciais.

Confira o calendário de eventos da Cianet e comece a construir sua rede de contatos!

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()