Que tipo de provedor você é?

O Brasil conta com 12.826 provedores de internet, conforme estima a TIC Provedores 2020, pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Sendo a maioria de pequenas empresas que atendem regiões mais afastadas, que os grandes provedores não alcançam. Além de estarem em regiões menos estratégicas para os provedores maiores, os pequenos provedores têm algumas características em comum.

Entre as principais estão a versatilidade para atender públicos diversos e conseguir lidar com os desafios do setor. É bastante comum que essas empresas tenham menos funcionários e que cada um tenha mais de uma atividade em seu escopo de trabalho. Principalmente no início, a organização e a divisão de tarefas é mais difícil. 

Por esse motivo, os gestores e donos dos provedores costumam atuar de forma mais generalista, atendendo às atividades mais administrativas do negócio e também as tarefas técnicas. Dessa forma, é bastante comum que o gestor vá para a rua com os técnicos dando suporte nas instalações ou apenas supervisionando. Esses gestores costumam ser mais centralizadores, para garantir a qualidade do serviço — o que será fundamental para conquistar os primeiros clientes.

Como consequência, acaba sendo mais difícil olhar de forma estratégica para o provedor e estruturar a expansão do atendimento.

Isso, no entanto, não impede os ISPs de almejar o crescimento do negócio. Pelo contrário, essas empresas estão sempre em busca de atender cada vez mais clientes, oferecer mais produtos e alcançar um público mais diverso. No entanto, alguns grupos são mais audaciosos e outros arriscam menos, preferem caminhar em cenários mais seguros. Por isso, os perfis de provedores são diferentes uns dos outros. 

E o seu provedor? Tem um perfil de “faz tudo” na empresa, se arrisca mais ou mantém os pés no chão? Faça o teste do nosso Quiz e descubra qual é o perfil do seu ISP.