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Provedores de internet na contramão da crise: 8 estratégias para continuar crescendo

Os provedores regionais vêm puxando o crescimento da banda larga no Brasil. Hoje, o segmento dos provedores de internet já é responsável por levar a fibra óptica para mais de 2 milhões de casas (47% do total), de acordo com dados da Anatel. E a boa notícia é que ainda há muitas oportunidades de negócio para os ISPs expandirem sua atuação no mercado. Isso porque das 30,5 milhões de residências com internet de alta velocidade, apenas 4,4 milhões contam com a tecnologia de fibra óptica.

Mas para se destacarem em um setor cada vez mais concorrido (segundo a Anatel, existem mais de 7,4 mil operadoras com outorga no país), é preciso profissionalizar a gestão, organizar as finanças e investir em inovação. Neste post, selecionamos algumas dicas para os provedores de internet aproveitarem as oportunidades do mercado e crescerem de forma sustentável.

8 dicas para provedores de internet crescerem de forma sustentável

1. Gestão financeira

A primeira coisa que vem à nossa cabeça quando se fala em crise é falta de dinheiro. Mas se o faturamento de uma empresa cai é preciso trabalhar ainda mais na gestão financeira. É por isso que algumas ações são essenciais, principalmente nesse período.

O primeiro passo para manter as finanças saudáveis é montar uma planilha com as receitas e despesas. Classifique esses gastos, crie um gráfico e acompanhe mês a mês. A curva de despesas foi maior que a de receita? É hora de acender a luz vermelha: o que você pode fazer para manter as contas equilibradas? Essas são algumas perguntas que surgem ao fazer um controle assertivo das finanças da empresa.

A classificação alinhada ao acompanhamento frequente dos custos e receitas de uma empresa não apenas contribui como é um ponto essencial para a tomada de decisão nos provedores de internet.

Fluxo de Caixa

Outra prática importante é manter um fluxo de caixa eficaz. Essa ferramenta nada mais é do que um relatório com todas as movimentações financeiras (de entrada e de saída) em um determinado período.

O fluxo de caixa ajuda a identificar, por exemplo, em quais períodos as vendas dos provedores de internet desaceleram. Assim, os gestores podem promover ações para alavancar as negociações nesses períodos. Quem consegue gerenciar essa ferramenta está mais preparado para a expansão da rede e consegue definir estratégias para manter a saúde financeira da empresa.

Se esse ainda não é o caso da sua empresa, baixe um dos vários modelos gratuitos de planilha de orçamento oferecidos na internet ou ainda invista em um software financeiro. Existem várias opções no mercado que disponibilizam o sistema gratuitamente para um período de teste.

Atenção:

É importante ressaltar que faturamento não é lucro. Se entrou uma grande quantidade de dinheiro no seu caixa, é preciso avaliar o porquê desse pico. Os clientes podem ter adquirido o serviço atraídos por uma promoção de marketing, por exemplo e, por três meses, vão pagar um preço abaixo do usual. Depois desse período, há a possibilidade de alguns deles desistirem do contrato, o que acaba sendo prejudicial para o negócio caso você não tenha feito uma boa gestão financeira.

Se você deseja mais informações sobre esse tema, indicamos a leitura do post 5 dicas para otimizar a administração financeira do provedor de internet.

2. Contabilidade para provedores de internet

Manter a documentação contábil em dia é essencial, mas a verdade é que essa pode ser uma tarefa bastante complicada, já que exige conhecimento avançado do complexo sistema tributário brasileiro. É muito comum nos provedores menores que essa função seja absorvida pela equipe interna, especialmente pelas áreas ligadas à administração.

Mas o que seria uma forma de cortar custos pode se tornar uma grande dor de cabeça. Para evitar surpresas desagradáveis como multas ou outras penalidades, pense na possibilidade de investir na contratação de uma empresa de contabilidade. Essa decisão será de grande ajuda, já que o contador será responsável por cuidar de todas as questões legais sobre impostos e outros quesitos de vendas de serviços de internet em concordância com o que diz a lei.

3. Reduza custos

Nós já falamos da necessidade de classificar as receitas e as despesas da empresa. No entanto, reduzir os custos é um passo importante para quem quer crescer de forma sustentável. E a primeira atitude a ser tomada é fazer um bom gerenciamento do funcionamento básico da organização. Confira algumas mudanças que podem ser propostas no dia a dia dos provedores de internet:

  • Fotocópias e impressão – a economia pode vir junto com uma política de conscientização ambiental. Para que isso aconteça, estimule os colaboradores a utilizar ferramentas de compartilhamento de arquivos, crie agenda coletivas com acesso para toda equipe e oriente o pessoal para que, se houver real necessidade de imprimir o arquivo, utilize a opção frente e verso.
  • Energia elétrica – além de atitudes mais corriqueiras como apagar as luzes sempre que sair de um ambiente, pense em formas de aproveitar a luminosidade exterior (colocando as mesas mais próximas da janela, por exemplo). Desligar o ar condicionado quando a temperatura estiver mais amena, o monitor na hora do almoço ou ao final do expediente também são ações que geram uma grande economia na conta do final do mês.
  • Copos de água e de café – troque os descartáveis por copos e canecas duráveis. Além da economia, contribui para a preservação do meio ambiente.
  • Contratação e demissão de funcionários – contratar novos funcionários envolve custos com treinamento, direitos trabalhistas e adaptação. Antes de incluir um novo colaborador na equipe, analise se ele é realmente necessário e fique atento à forma de contratação. Para algumas atividades, a terceirização ou um profissional autônomo pode suprir as necessidades da empresa com menor custo.

Essas são apenas algumas ideias simples de como reduzir seus custos e melhorar os resultados. Você encontra mais informações nos artigos listados abaixo:

Como reduzir custos em provedores de internet

Custos operacionais dos ISPs: quais são e como reduzi-los

Gestão de provedores: como diminuir custos melhorando processos

4. Precificação

Coloque preços em seus serviços corretamente, levando em consideração os custos de fornecimento, custos indiretos, os preços da concorrência e seus diferenciais. A gestão financeira em provedores de internet depende de um preço ideal de venda dos serviços. De outra forma, todas as dicas caem por terra.

É comum pensar no custo dos equipamentos e do corpo técnico, mas não levar em conta quanto se gasta com aluguel, condomínio, energia elétrica e materiais de escritório. Tudo deve entrar na conta, tudo mesmo! Assim, liste não apenas as despesas fixas, mas contabilize também as variáveis. Esses pontos são fundamentais para poder fazer uma precificação correta, que esteja de acordo com o mercado, mas também que seja lucrativa para o seu negócio. 

5. Cobrança

A cobrança é uma das atividades mais sensíveis de qualquer negócio e, por isso, o processo precisa ser muito bem estruturado. Estabeleça procedimentos que definam a partir de quanto tempo de atraso é preciso ligar para cobrar o cliente com mensalidade atrasada.

Outro ponto importantíssimo nessa questão é capacitar o responsável por essa tarefa. Nem sempre a recepção do outro lado da linha será receptiva e o colaborador precisa estar preparado para lidar com essa situação. Além disso, informações referentes a multas contratuais e cancelamento de serviço devem ser muito bem detalhadas no contrato para evitar problemas futuros.

6. Equipe

No tópico “Redução de Custos” já alertamos para o fato de que contratações e demissões devem ser analisadas e planejadas para não comprometer a saúde financeira do provedor de internet. Mas outro ponto essencial para o crescimento e otimização dos resultados na empresa é a retenção dos talentos.

Perder um colaborador que domina os processos pode desestruturar a rotina de toda a equipe. Portanto, a gestão deve criar ações eficazes que mantenham a equipe engajada, atendendo às expectativas dos funcionários e proporcionando benefícios tanto para ascensão da carreira do profissional quanto para o crescimento da companhia. Confira abaixo algumas boas práticas para fidelizar esses talentos:

  • Crie um plano de carreira;
  • Desenvolva uma política de remuneração e benefícios;
  • Invista em treinamento;
  • Proporcione novos desafios;
  • Adquira o hábito de dar feedbacks;
  • Estimule a troca de ideias;
  • Faça pesquisa do clima organizacional.

Para aprofundar o conhecimento neste tema, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

RH Digital: tendências inovadoras na gestão de pessoas

Gestão de equipes: como investir no time e melhorar o atendimento do provedor

Como estipular metas de vendas para a equipe comercial do seu provedor

3 dicas para inspirar sua equipe e aumentar as vendas

Como e por que promover a felicidade no trabalho?

7. Estratégias de marketing

Você conseguiu colocar todas as dicas em prática, mas não investiu em ações de marketing? A luz vermelha acendeu mais uma vez. Aproveitar uma oportunidade de negócio tem a ver com arrumar a casa, reduzir custos, manter uma gestão financeira eficaz, motivar a equipe para vender mais e também investir em marketing. Aqui no blog da Cianet já publicamos várias dicas para provedores sobre esse tema. Confira abaixo alguns desses conteúdos:

Por que investir em marketing digital para provedores de internet?

Experiência do usuário: cases de sucesso para inspirar seu provedor de internet

Internet sem provedor: por que investir na experiência do cliente é importante

Como reduzir o ciclo de vendas no provedor de internet

Para que tudo isso funcione corretamente é preciso haver uma comunicação eficaz entre as equipes de marketing e comercial. Se as estratégias de marketing digital forem executadas com êxito e os resultados forem entregues para a área comercial é criado um canal significativo de captação de clientes. E o que é preciso para que isso seja colocado em prática hoje?

O primeiro passo é deixar claro quais informações o marketing precisa entregar para vendas para aumentar o número de clientes. O contrário também é importante: o que o comercial precisa entregar para o marketing para que as ações tenham maior engajamento? Feito isso, o próximo passo é criar métricas comuns para os dois setores, mensurá-las e, por fim, otimizá-las para que sempre gerem mais resultados.

Se você ficou interessado e quer investir em marketing para aprimorar a estratégia de expansão da sua empresa, baixe nosso eBook Como provedores podem gerar mais vendas com o marketing digital. É grátis!

8. Novas tecnologias e inovação para provedores de internet

Para acompanhar as principais transformações do mercado é de fundamental importância que os provedores de internet adotem novas tecnologias. Especialmente soluções que contribuem para o aumento da receita, otimização da rentabilidade da rede e melhoria na experiência dos usuários.

A inovação é fundamental para que os ISPs mantenham-se competitivos frente à concorrência, assegurando que a expansão da internet continue avançando, assim como a qualidade das conexões e da experiência do usuário. Para contribuir com as empresas provedoras de internet e garantir que elas acompanhem as mudanças influenciadas pela transformação digital, a Cianet está desenvolvendo iniciativas focadas em promover novas tecnologias para o segmento.

Uma das vertentes do seu projeto de inovação lançado recentemente é o Cianet Labs, laboratório em que as soluções são pensadas colaborativamente. O ambiente é aberto para que os provedores compartilhem seus desafios e consigam, em conjunto com os especialistas, encontrar alternativas para crescer de forma sólida e sustentável.

Confira abaixo uma lista de artigos que produzimos no blog da Cianet para ajudá-lo a implementar uma cultura voltada à inovação:

Inovação é aposta para fortalecer o mercado de provedores regionais

Inovação tecnológica como aliada de empresas provedoras de internet

Gestão de provedores: 6 cursos para melhorar a administração do provedor

Quer ficar por dentro das últimas novidades e tendências do mercado de telecomunicações? Então, continue acompanhando o blog da Cianet.

 

gestão de provedoresTexto publicado originalmente em 2017. 

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