Projeto de rede: como ele pode prejudicar você e o cliente, se mal executado

Não seguir o projeto na hora da implantação e contratar profissionais inexperientes podem causar estragos irreversíveis à sua rede

Um projeto de rede, conforme já explicamos aqui, é uma peça chave para conhecer e ter controle do que se espera oferecer aos clientes. Em geral, um bom projeto é executado de acordo com as indicações realizadas. Existem, entretanto, dois motivos para que um projeto de rede seja modificado na hora da implantação: o primeiro é a inviabilidade de passagem de algum cabo de instalação de algum passivo na rede. O segundo é a inexperiência da equipe de instalação.

No primeiro caso, você praticamente não terá escolha da atitude que irá tomar. A ação deve passar por um re-projeto da região para avaliar se não irão ocorrer danos à estrutura da rede. Esse tipo de mudança pode resultar em:

  • Atenuação mais alta do que o permitido
  • Falta de disponibilidade de porta de atendimento em alguma região
  • Falta de estrutura de posteamento na região que deverá passar a rede.

Já no segundo caso, a inexperiência da equipe pode afetar a rede. Se a equipe desconhecer as propriedades do meio utilizado, ela pode não conseguir identificar que algumas pequenas modificações podem acarretar um grande problema posterior. Em alguns casos esses problemas não se manifestam de forma imediata, mas com o decorrer do tempo. Alguns possíveis problemas de instalações erradas em um projeto de rede:

  • Realizar as fusões/emendas de fibras sem seguir o projeto faz com que, na hora de uma nova instalação ou manutenção, não se tenha um mapa correto de todas as fusões
  • Não vedar corretamente os ativos e/ou passivos faz com que ocorra uma rápida depreciação dos equipamentos, pois os dispositivos estarão expostos à umidade do ambiente
  • Mudança de modelo de passivo faz com que as perdas inseridas na rede sejam diferentes das calculadas. Pode ocorrer que um cliente que tivesse sinal adequado para atendimento no projeto não o tenha mais.

Todas essas possíveis perdas durante a execução do projeto deixam claro a importância de o projeto andar lado a lado com a execução. Toda e qualquer alteração na execução deve ser relatada à pessoa responsável para validação. Também deve ser atualizada no projeto para que este seja um projeto de rede as built, ou seja, fiel ao que foi implantado. Dessa forma, quando for necessário utilizar o projeto para realizar a leitura de algum ponto ou qualquer intervenção na rede, esta consiga ser efetuada da melhor forma possível e sem mais problemas.