Blog

OLT GPON 8 portas ou 16? Saiba como escolher!

A escolha da OLT (Optical Line Terminal) é um momento fundamental para os provedores que planejam expandir suas operações. Para quem procura por uma boa estrutura de rede aliada a um excelente custo-benefício, existem duas opções: a OLT GPON 8 portas e a OLT GPON 16 portas. Ambos são equipamentos com ótimo custo-benefício, recomendados para construção de redes descentralizadas. 

Isso quer dizer que, em vez de adquirir um equipamento de grandes dimensões que suporte toda a sua base de clientes, o provedor pode optar por ter várias OLTs espalhadas pela rede. 

Um dos principais benefícios desse tipo de projeto é que se houver algum problema, a rede não será afetada como um todo. A Cianet agregou ao seu portfólio de produtos uma das OLTs GPON mais modernas do mercado. Neste artigo, vamos detalhar melhor sobre as duas soluções.  

Conheça as características da OLT GPON 8 portas Cianet

Ideal para clientes que desejam expandir os seus negócios, pois não exige um investimento alto, a OLT GPON 8 portas da Cianet permite atender até 128 ONUs (Optical Network Units) por porta, totalizando 1024 usuários finais, uma solução completa aos provedores de internet.

Um de seus principais diferenciais em comparação a outros produtos existentes no mercado é a fonte redundante em AC (corrente alternada) e DC (corrente contínua). 

A corrente AC é a existente nas tomadas convencionais, que permite ligar os aparelhos em um plugue normal. Já para a DC é necessário ter um equipamento para converter o sinal que vem da eletricidade convencional em DC e, assim, enviá-lo para a OLT. Os equipamentos mais sofisticados do mundo operam em DC, pois oferecem mais segurança que os de fonte em AC. Provedores que estão em estágios mais profissionalizados começam a ter uma estrutura mais robusta para suportar suas operações e costumam usar equipamentos que tenham fonte redundante.

Isso porque, de maneira geral, quando os provedores contam com uma estrutura de fonte DC, eles também possuem um banco de bateria para suportá-la. Dessa forma, caso aconteça uma queda de energia, o usuário não terá problemas com a sua conexão, uma vez que a OLT está ligada a um alimentador externo. A rede pode seguir funcionando normalmente por até dois dias seguidos, dependendo do tipo de banco de bateria utilizado.   

Benefícios da OLT GPON 8 portas Cianet para os provedores de internet

Outro ponto de destaque do produto da Cianet é a configuração do Uplink via software. Assim, é possível gerenciar como vai ser a entrada e distribuição de links de serviço e internet na OLT. Elas podem ser por meio de links de 1G divididos em mais portas ou em links mais robustos de 10G em portas específicas. Somado a isso, está a maior capacidade de alimentação do mercado, uma vez que a OLT GPON 8 portas Cianet atinge capacidade máxima de uplink de 24G, atendendo aos mais variados tipos de cenários dos clientes. 

Confira a seguir os principais benefícios desse produto Cianet para o seu provedor de internet:

  • Equipamento de baixo custo;
  • OLT compatível com as principais marcas do mercado;
  • 128 ONUs por porta, totalizando 1024 ONUs;
  • Configuração via CLI ou EMS (software de gerenciamento);
  • Acompanha todos os itens necessários para que o provedor possa instalar e começar a utilizar o produto imediatamente (8 módulos SFP classe C+ SC/APC, SFP Uplink RJ45 de 1000Mbps);
  • Fontes redundantes, sendo uma DC e uma AC;
  • Função exclusiva: a solução permite configurar o modo de operação do Uplink via software. É possível realizar três configurações diferentes: 
    • utilizar as 8 portas Uplink com 1Gbps cada;
    • 2 Portas Uplink com 10Gbps cada; ou
    • 2 portas Uplink com 10Gbps cada + 4 portas Uplink com 1Gbps cada.

Conheça as características da OLT GPON 16 portas Cianet

A OLT GPON 16 portas é um modelo standalone, com fonte redundante de alimentação: AC + DC e faz parte da mesma família que a G8PS X. A principal diferença é o seu número de portas, que permite suportar 2048 ONUs. Além disso, esse modelo conta com 2 portas SFP+ 10Gbps, 4 portas combo 1Gbps e acompanha 16 SFP C+ GPON.

Esse produto é compacto e permite que o provedor escale o seu atendimento com mais agilidade. Por isso, é recomendado para provedores que estão em estágios mais profissionalizados, atendendo um número maior de clientes, podendo ser utilizado em instalações residenciais ou comerciais.

Outra característica da OLT GPON 16 é o alinhamento das portas, que facilita a organização dos cabos,  evitando que enrosquem uns nos outros. Isso agiliza o processo de instalação das redes.

A OLT GPON 16 pode ser gerenciada de forma remota, tornando o processo mais otimizado e reduzindo o custo do provedor com manutenção local.

OLT GPON 8 X 16 portas: qual a ideal para o seu provedor

Os dois equipamentos são investimentos estratégicos para os provedores de internet. O que vai diferenciar um do outro e determinar a escolha eficiente é o momento em que o provedor está.  

Isso porque, a OLT GPON 8 portas atende melhor os provedores menores, que não têm perspectiva de crescimento a longo prazo. Ou seja, aqueles que têm o objetivo de negócio atender um número limitado de clientes, focar no segmento comercial, por exemplo.

Por outro lado, a OLT GPON 16 portas é indicada para os provedores com planos de expansão rápida. Nesses casos, é fundamental para o negócio ter uma infraestrutura que permita uma ampliação ágil, sem a necessidade de um investimento alto. Os provedores com esse perfil têm potencial para atender mais de mil clientes.

Outras vantagens da OLT 16 portas 

Atendimento rápido, econômico e eficiente

O OLT 16 portas proporciona mais agilidade para a operação do provedor, permitindo que ele atenda o dobro de clientes, com qualidade, eficiência e um investimento menor.

Reduz os custos

Esse modelo tem capacidade para atender uma oferta maior de clientes. Assim, é possível reduzir os custos e maximizar a utilização da banda, oferecendo mais serviços para o cliente. 

Solução compacta

Essa solução compacta, não impacta na infraestrutura do provedor e entrega maior capacidade para prover serviços FTTx.

Melhor alternativa à solução modular

Soluções modulares nem sempre são ideais para pequenos provedores, pois exigem investimento alto e podem ser subutilizadas. Para quem busca densidade de portas, economia, eficiência e agilidade, o OLT 16 portas é a opção ideal.

Quer saber mais sobre as tecnologias associadas à fibra óptica? Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das últimas tendências em equipamentos e ferramentas. A Cianet possui produtos e as soluções mais ideais para o mercado de provedores de internet.  Acesse o site e conheça nosso portfólio completo!

Compartilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparar Produtos ()