O que é triple play e por que sua empresa deve investir nele

Provedores de internet precisam ofertar o triple play – dados, voz, multimídia – para estarem alinhados à concorrência

Cada vez mais, provedores de internet têm caminhado rumo à oferta de serviços de valor agregado (SVA). Isso porque o mercado demanda que o mesmo provedor ofereça internet, TV e telefonia, pelo menos, o chamado triple play. Muitos provedores já têm agregado ainda mais serviços, como videomonitoramento, TV on demand, Video on demand, entre outros, formando o quadruple play ou multiple play – este para mais de quatro serviços.

De qualquer forma, provedores que ainda não oferecem ao menos o triple play podem estar ficando para trás em termos de concorrência e faturamento. Em um futuro próximo, o triple play será um qualificador para a competição efetiva em telecom. Isso porque se um provedor local não conseguir entregar TV e telefonia, perderá assinantes de internet para outro operador que forneça o triple play.

Mas como fornecer triple play? Bom, a primeira ação a ser tomada é o investimento em uma boa rede, de preferência, de fibra óptica, para que os serviços todos possam ser viabilizados por ela. Alguns provedores optam por TV via satélite, ou DTH, o que é desaconselhável devido à inconstância do sinal de acordo com as condições climáticas. Ainda, mesmo que seja esta a opção do provedor, uma boa rede é essencial, já que possibilita não só a oferta de TV, mas outros serviços do multiple play, que, em algum tempo, serão demandados pelos clientes.

Os provedores que já oferecem internet e telefonia já obtiveram a licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). Essa licença, porém, não permite a oferta de TV por assinatura. Para isso, deve-se obter outra licença: a SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), condicionada à contratação remunerada por assinantes e destinada à distribuição de conteúdos audiovisuais, na forma de pacotes de canais de gravação (Resolução n.º 581 de 26/03/2012). Mostramos um pouco deste processo no nosso e-book “10 passos para montar uma operação de TV por assinatura”.

Restou alguma dúvida sobre triple play? O seu provedor já oferta? Qual é a sua opinião sobre isso? Deixe seu comentário.